Por aqui e por ali ...

Por aqui e por ali ...
Presente, num espaço magnífico e num tempo de esperança no futuro!

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

CASO - 01

Vamos iniciar neste post a apresentação de um conjunto de situações de jogo, bem como as nossas propostas de soluções, para o seu correcto preenchimento no relatório técnico do Árbitro (F11).
__________________________________________________

Descrição:
- Aos 25 minutos do 2.º tempo, o jogador n.º 69 da Equipa B, quando se aproximava da área da grande penalidade adversária, descaído para o lado direito, conduzindo um ataque prometedor, foi rasteirado, de forma imprudente, pelo jogador n.º 27 da Equipa A, ficando sem a bola. O árbitro nada assinalou.
Nota: O jogador nº 27 Equipa A já tinha um cartão amarelo (15´/1P)

No Relatório Técnico do Árbitro:
- Cap. 7 - Registo dos Cartões exibidos...: 7.1 - Aos 25´/2P , o jogador n.º 69 Equipa B, quando se aproximava da área da grande penalidade adversária, descaído para o lado direito, conduzindo um ataque prometedor, foi rasteirado, de forma imprudente, pelo jogador n.º 27 da Equipa A, ficando sem a bola. O árbitro não agiu disciplinarmente, pelo que seria expulso com a exibição do 2º cartão amarelo, seguido do cartão vermelho (já tinha sido advertido aos 15´/1P). (falha grave).
__________________________________________________

- 1ª Solução Proposta:
Cap. 8 - Controlo disciplinar ....: O Árbitro fez neste jogo uma razoável gestão disciplinar, aplicando de um modo geral os seus poderes nesta matéria, gerindo convenientemente e de forma natural, o comportamento disciplinar dos intervenientes, de forma a ser aceite por todos, no entanto não agiu convenientemente na situação mencionada em 7.1;

- 2ª Solução Proposta:
Cap. 9 - Personalidade: O Árbitro mostrou claramente falta de autoridade ao não ter a coragem necessária para expulsar o jogador nº 27 da Equipa A, conforme devidamente fundamentado em 7.1;
__________________________________________________

Qual vos parece a mais correcta? Será de aceitar qualquer uma delas?

Cá vos aguardo ....
1 ab

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa terde
Começo por dar os parabéns por ter criado este espaço.
Sobre a proposta, na minha opinião qualquer uma delas estaria correcta, pois deriva da apreciação do observador em considerar se a falha se deveu a uma má análise do lance, ou realmente falta de coragem, uma rasteira feita de forma imprudente pode ser mais análise deficiente do que falta de coragem ou autoridade, normalmente a falta de coragem está relacionada com a não exibição de cartão vermelho em lance evidente para o fazer.

Luis Aguiar (laguiar60@gmail.com)