Por aqui e por ali ...

Por aqui e por ali ...
Presente, num espaço magnífico e num tempo de esperança no futuro!
Mostrar mensagens com a etiqueta CASOS. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta CASOS. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 24 de junho de 2013

COIMBRA É DA HUMANIDADE

.

COIMBRA É NOSSA, MAS TAMBÉM DO MUNDO...

Desde sábado que a Universidade de Coimbra, a Alta e a rua da Sofia passaram a ser, oficialmente,
Património da Humanidade. 















Adicionar legenda















Já se sabia que foram os portugueses a levar as espingardas e a pólvora para o Japão. Anteontem, em Phnom Penh, histórica capital do Camboja, ficou a saber-se que foi a expansão lusitana que fez entrar a malagueta na gastronomia tailandesa.

Todavia, a inscrição do conjunto patrimonial na lista de bens classificados pela UNESCO vai muito para além das pedras e, até, da vida que as vive. O que, no Camboja, acabou votado de forma unânime por representantes de 31 países foi, acima de tudo, o reconhecimento da Universidade de Coimbra como símbolo inequívoco da cultura portuguesa e da sua difusão e capacidade de influenciar o mundo.

Com esta distinção, a Universidade de Coimbra tornou-se no 16.º local em Portugal classificado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade. 

Integram a lista os centros históricos de Angra do Heroísmo, Évora, Porto e Guimarães, o Mosteiro da Batalha, o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, bem como o Convento de Cristo, em Tomar.

Portugal conta igualmente com a Paisagem Natural de Sintra, os sítios pré-históricos de Arte Rupestre do
Vale do Rio Côa e de Siega Verde, a Floresta Laurissilva da Madeira, o Alto Douro Vinhateiro, a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico e a maior fortificação abaluartada do mundo, em Elvas, como património mundial da UNESCO.


Fonte: Jornal "as Beiras", edição de 24/6/2013.
.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A CRISE

.

Isto sim, isto é que é...CRISE!!!

Dizia hoje um amigo meu:

- "Estou numa situação financeira tão má, tão má, que se a minha mulher decidir ir-se embora com outro, terei de ir com eles...!!!"

.

quinta-feira, 15 de março de 2012

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

ARGANIL

.

OBRAS NO SALGUEIRAL.

Finalmente as obras de melhoramento das estradas do Salgueiral viram a luz do dia e a inauguração pelo Presidente da Câmara de Arganil (e da Junta de Freguesia de Pombeiro da Beira).

Jornal "As Beiras", 14DEZ2011























Ficou por melhorar, entre outras, a Rua do Cabeço que, por mero acaso, é a rua onde os meus pais possuem uma casa (que era dos meus avós maternos).

A promessa ficou feita. No final do 1º Trimestre de 2012, cá estarei para a sua avaliação.

.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Curiosidade

.

CIENTÍFICA!

Mas, não é que existe mesmo.
É em Covão do Lobo, Vagos, Aveiro - PORTUGAL ... !!!

















Fonte: Recebido via email.

.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Estante criativa

.

TREINO.


A propósito de treinos físicos, psíquicos e espirituais ....




Foto gentilmente "cedida" por: http://opiolhodasolum.blogspot.com

.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

JUSTIÇA????

.
Assumindo a veracidade da informação veículada (e não possuo nenhuma informação, nem desmentido, em contrário), não posso deixar passar em claro isto (clicar com o rato em cima da pergunta/link seguinte):


JUSTIÇA NO FUTEBOL?????



Apetece perguntar: Será por aqui o caminho?? Chegámos ao "fim da linha"??

.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

CASO - 01

Vamos iniciar neste post a apresentação de um conjunto de situações de jogo, bem como as nossas propostas de soluções, para o seu correcto preenchimento no relatório técnico do Árbitro (F11).
__________________________________________________

Descrição:
- Aos 25 minutos do 2.º tempo, o jogador n.º 69 da Equipa B, quando se aproximava da área da grande penalidade adversária, descaído para o lado direito, conduzindo um ataque prometedor, foi rasteirado, de forma imprudente, pelo jogador n.º 27 da Equipa A, ficando sem a bola. O árbitro nada assinalou.
Nota: O jogador nº 27 Equipa A já tinha um cartão amarelo (15´/1P)

No Relatório Técnico do Árbitro:
- Cap. 7 - Registo dos Cartões exibidos...: 7.1 - Aos 25´/2P , o jogador n.º 69 Equipa B, quando se aproximava da área da grande penalidade adversária, descaído para o lado direito, conduzindo um ataque prometedor, foi rasteirado, de forma imprudente, pelo jogador n.º 27 da Equipa A, ficando sem a bola. O árbitro não agiu disciplinarmente, pelo que seria expulso com a exibição do 2º cartão amarelo, seguido do cartão vermelho (já tinha sido advertido aos 15´/1P). (falha grave).
__________________________________________________

- 1ª Solução Proposta:
Cap. 8 - Controlo disciplinar ....: O Árbitro fez neste jogo uma razoável gestão disciplinar, aplicando de um modo geral os seus poderes nesta matéria, gerindo convenientemente e de forma natural, o comportamento disciplinar dos intervenientes, de forma a ser aceite por todos, no entanto não agiu convenientemente na situação mencionada em 7.1;

- 2ª Solução Proposta:
Cap. 9 - Personalidade: O Árbitro mostrou claramente falta de autoridade ao não ter a coragem necessária para expulsar o jogador nº 27 da Equipa A, conforme devidamente fundamentado em 7.1;
__________________________________________________

Qual vos parece a mais correcta? Será de aceitar qualquer uma delas?

Cá vos aguardo ....
1 ab