Por aqui e por ali ...

Por aqui e por ali ...
Presente, num espaço magnífico e num tempo de esperança no futuro!
Mostrar mensagens com a etiqueta AAC. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta AAC. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Serenata Monumental dos Antigos Estudantes

.

A III Serenata Monumental dos Antigos Estudantes acontece a 12 de julho, sábado, no Largo da Sé Velha, em Coimbra.











Todos já experimentaram a magia de uma serenata monumental do alto das escadas da Sé Velha. Agora estão de volta para fazerem regressar essa magia, não em maio, mas em julho.

A III Serenata Monumental dos Antigos Estudantes acontece a 12 de julho, no Largo da Sé Velha, para repetir o êxito das duas primeiras edições e superar as quatro mil pessoas que, em 2013, quiseram fazer parte de uma tradição que se constrói em cada ano, num encontro sempre renovado de gerações de antigos estudantes de Coimbra.










Integrada no programa das Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel, a Serenata Monumental dos Antigos Estudantes volta a ter a organização do Fado ao Centro®. E a participar estarão apenas grupos de fado compostos por antigos estudantes de Coimbra, que irão recriar alguns momentos inesquecíveis das muitas Serenatas Monumentais da Queima das Fitas que já viveram e que foram marcando décadas e gerações de estudantes.

Nesta III Serenata Monumental dos Antigos Estudantes participam os grupos Praxis Nova (anos 80), Alma Mater (anos 90), Capas Negras (anos 90), o Grupo de Fado da Tuna Académica da Universidade de Coimbra (anos 90) e ainda o Grupo de Fado da Escola de Música do Fado ao Centro (a representar o que hoje se faz de novo no fado de Coimbra).

Oportunidade única de reencontro para muitos dos que passaram por Coimbra e nunca esqueceram o que é ser estudante numa cidade que marca como poucas, a Serenata Monumental dos Antigos Estudantes vai-se afirmando enquanto referência no calendário cultural da cidade, ajudando a construir um património agora reconhecido da Humanidade também por ser muito mais do que a riqueza dos seus monumentos.


No ano passado foi assim a Serenata dos ANTIGOS ESTUDANTES de COIMBRA:

https://www.youtube.com/watch?v=OcHozAW71mk


A serenata será transmitida em direto no Coimbra Canal e no MEO Kanal.

A visitar:
- http://kanal.pt
- http://www.coimbracanal.com
- http://www.fadoaocentro.com


Fonte:
www.facebook.com/SerentaMonumentalDosAntigosEstudantesDeCoimbra?fref=nf
.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

COIMBRA - MAIO 2014

.

APROXIMA-SE .....













https://www.facebook.com/queimadasfitascoimbra

.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

COIMBRA É DA HUMANIDADE

.

COIMBRA É NOSSA, MAS TAMBÉM DO MUNDO...

Desde sábado que a Universidade de Coimbra, a Alta e a rua da Sofia passaram a ser, oficialmente,
Património da Humanidade. 















Adicionar legenda















Já se sabia que foram os portugueses a levar as espingardas e a pólvora para o Japão. Anteontem, em Phnom Penh, histórica capital do Camboja, ficou a saber-se que foi a expansão lusitana que fez entrar a malagueta na gastronomia tailandesa.

Todavia, a inscrição do conjunto patrimonial na lista de bens classificados pela UNESCO vai muito para além das pedras e, até, da vida que as vive. O que, no Camboja, acabou votado de forma unânime por representantes de 31 países foi, acima de tudo, o reconhecimento da Universidade de Coimbra como símbolo inequívoco da cultura portuguesa e da sua difusão e capacidade de influenciar o mundo.

Com esta distinção, a Universidade de Coimbra tornou-se no 16.º local em Portugal classificado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade. 

Integram a lista os centros históricos de Angra do Heroísmo, Évora, Porto e Guimarães, o Mosteiro da Batalha, o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, bem como o Convento de Cristo, em Tomar.

Portugal conta igualmente com a Paisagem Natural de Sintra, os sítios pré-históricos de Arte Rupestre do
Vale do Rio Côa e de Siega Verde, a Floresta Laurissilva da Madeira, o Alto Douro Vinhateiro, a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico e a maior fortificação abaluartada do mundo, em Elvas, como património mundial da UNESCO.


Fonte: Jornal "as Beiras", edição de 24/6/2013.
.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

SERENATA EM COIMBRA

.

SERENATA MONUMENTAL DOS ANTIGOS ESTUDANTES DE COIMBRA - SÉ VELHA.

É já no próximo dia 06.JULHO.2013, às 24h que se realiza a Serenata mais esperada do ano, a "SERENATA MONUMENTAL DOS ANTIGOS ESTUDANTES DE COIMBRA" na Sé Velha, um evento criado pelo Fado ao Centro®.


Depois do sucesso da primeira edição em 2012, foram muitos os músicos que confirmaram desde cedo a sua presença nesta edição de 2013. OBRIGADO!
























Fonte:  https://www.facebook.com/pages/Fado-ao-Centro/146236168743730?hc_location=stream

.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

QUEIMA DAS FITAS

.

COIMBRA, 3 a 10 de maio de 2013.


Cartaz Queima Fitas - Coimbra 2013



















Realiza-se em Coimbra a mais antiga semana académica, conhecida como Queima das Fitas.

Este ano, a segunda semana de maio está reservada aos alunos de forma a participar nesta tradição coimbrã. Segundo o calendário escolar, e como já tem sido hábito, a Universidade de Coimbra faz uma pausa letiva para esta tradição ser celebrada por todos os estudantes.

Os conimbricenses também fazem parte da Queima das Fitas, visto que a Queima não se traduz apenas às noites no Parque da Canção.

A queima é mais que isso; a queima está repleta de atividades diferentes, assim como a Serenata Monumental, o cortejo dos grelados, a Récita das Faculdades, a venda da pasta, a verbena, a garraiada, a benção das pastas, entre muitas outras…


Fonte: www.facebook.com/queimadasfitascoimbra

.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

PARABÉNS!!!

.

NÃO SOMOS MELHORES NEM PIORES… SOMOS DIFERENTES!




















Jamor, 20/5/2012.

Eu também estive lá.

.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Encontros Internacionais da Guitarra Portuguesa

.

Orquestra Clássica do Centro


De 7 a 15 de Outubro irão decorrer os V Encontros Internacionais da Guitarra Portuguesa. 
«Assumimos a importância em atribuir um novo protagonismo à guitarra, nomeadamente a guitarra de Coimbra, como factor identitário e transversal a várias gerações. 
A guitarra é assim apresentada nas suas várias facetas, procurando mais uma vez demonstrar a sua versatilidade, o seu potencial, num programa que inclui, entre outros momentos, as homenagens a Octávio Sérgio, a participação dos guitarristas Bruno Costa e Paulo Figueiredo, o espectáculo “A guitarra e o canto”, com a participação de Virgílio Caseiro e o Grupo Cancioneiro de Coimbra, a participação da Tuna Académica de Medicina da Universidade de Coimbra, a participação de Doc Rossi ou de António Eustáquio no Guitolão.»
  Fonte: http://www.facebook.com/pages/Orquestra-Cl%C3%A1ssica-do-Centro/176278047024

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Engenharia Electrotécnica

.


XIX Convívio Anual

Mais um convívio da malta do curso de Engenharia Electrotécnica 1987/1992, da FCTUC.
Julgo que um dos últimos (senão mesmo o último) cursos a ter o seu início e fim nas instalações do DEE-FCTUC do Pólo I - alta da cidade de Coimbra.

O que tem de extraordinário é que, de ano para ano, vamos ganhando novos aderentes que, ou nunca tinham vindo, ou raramente aparecem.
Este ano "recuperámos" a Carmen Duque ... Todos nos fazem falta ...

Malta, para o ano há aniversário do nosso cortejo ... e da nossa latada de caloiros.
Vai haver surpresas!!!!

OS Magníficos ... resistentes!!!!


















Como diz a canção ,,,,
"Há sempre alguém que resiste ...."

.

sábado, 7 de maio de 2011

COIMBRA - Queima das Fitas 2011

.

No inicio ...



Coimbra - Queima das Fitas 2011
Balada da Distância, de Luiz Goes, interpretada pelo Grupo Rapsódia.


BALADA DA DISTÂNCIA
(LUIS GOES)

Partir, partir …
Partir para onde, de longa distância,
Recorde o teu corpo,
Poema de infância

Partir … partir
Como partem as naus do passado,
Sem velas, sem mastros,
O leme quebrado

Partir … partir
Como a espuma que deixa na areia
Poemas de sal
Que o vento semeia

Partir, partir …
Partir para onde, de longa distância,
Recorde o teu corpo,
Poema de infância


.

domingo, 10 de abril de 2011

QUEIMA 2011

.

MENINA(O)S, AI ESTÁ ELA!!!


E, pelo menos, dia 7 lá estaremos ...




























O cartaz - “A Travessia”, da autoria de Manuel Morgado, apresenta os estudantes dentro de uma guitarra de Coimbra transformada em barco, atravessando um agitado Mondego rumo à Queima.


http://www.queimadasfitas.org

.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Amizade

.

MARKUS KLEIN

Este meu amigo dos tempos da Universidade - ambos a terminar as nossas Licenciatura em Engenharia Electrotécnica, eu aqui em Coimbra e ele, através do Programa ERASMUS - continua a ser uma pessoa simples e extraordinária.

Após uma longa ausência, recebi esta semana noticias dele via email. Agora está em Shangai. Reparo que a família está bem, os filhos a crescer e a vida profissional a prosperar.
Óptimo. Fico feliz.

Foi ele que me "intrometeu" nas festas alemãs, onde no natal a mãe lhe enviava um bolo típico da Alemanha (parecido com as nossas filhós) e se bebia vinho tinto aquecido. Nas festas italianas, nas espanholas, enfim, na mescla que era (e julgo continua a ser) a malta do ERASMUS.

Algumas belas amizades ficaram desses tempos. Com Alemães, com Espanhóis, Italianos, Escandinavos, Franceses e da Europa de Leste (na altura, inícios dos anos 90 - 1992/1993).

Foi também por "culpa" dele que tive o meu primeiro jogo "Internacional" como árbitro.
Tinha acabado de tirar o curso de árbitro, ainda estava a dar os primeiros passos na Arbitragem e fui logo convidado para arbitrar um jogo entre Portugal * Resto do Mundo (ainda me recordo do campo - um olival que, julgo, ainda existe por detrás da Igreja de Celas). Não me recordo já foi do resultado final, mas também pouco interessa.

Recordo, isso sim, é das tardes no Cartola (acabado de abrir), ao sol, a beber cerveja e a discutir política internacional.
Ainda veio a Portugal (e a minha casa, depois disso - numa Queima das Fitas, julgo que a de 1996 ou 1997) solteiro, tendo regressado depois já casado e com a Esposa, julgo que em 1999/2000.
Bons tempos.

Um dia destes espero retornar os nossos contactos mais directos. Cá te espero Markus.

===================================


Markus Klein, Deputy Manager of subsidiary MR China Ltd. (Maschinenfabrik Reinhausen).





Shanghai is "China for beginners." An international city. Foreigners don't stand out here. Even a family like ours doesn't attract attention. My wife Vyina comes from Malaysia. I was born and brought up in Stuttgart. Our daughters Nikita (6) and Allegra (2) were born in São Paulo, Brazil. I was based there from 1999 to 2007 before we left for China.

At home we speak English and Portuguese, a little German, sometimes a few words of Mandarin. My mother asked me once which language she should learn so that she could communicate with her granddaughters.


Fonte: http://www.reinhausen.com/en/desktopdefault.aspx/tabid-11/

.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Lembram-se?

.

COIMBRA - PRAÇA DA REPÚBLICA


Alguém consegue identificar o ano (ou a década) desta fotografia?



Reparem que onde está hoje o Teatro Gil Vicente e o edifício da AAC existiam jardins e piscinas!
Se costumam navegar nos blogues e sites em que existem fotos antigas de Coimbra, já repararam concerteza que a arquitectura (e o bom gosto) dos nossos antepassados (muito recentes) era bem melhor do que a nossa da actualidade (falo por mim).

.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Coimbra

.

GUITARRA!


Há em todas as mãos uma guitarra e em cada garganta uma canção, e são apenas alguns que tocam e cantam. Isto não quer dizer que o fado não esteja dentro de todos aqueles que um dia viveram e amaram Coimbra".



Manuel Alegre


.

domingo, 2 de agosto de 2009

Antologia do Fado de Coimbra

.

No PORTO!
Para ser mais exacto, na Casa da Música.

«O Fado (ou Canção) de Coimbra é tanto mais de Coimbra quanto mais de toda a parte, tanto mais nosso quanto mais de todos.»

Manuel Alegre




“Há sem duvida um estilo próprio na forma e na interpretação deste tipo musical, no trinar das cordas, nos compassos, nas aportações do canto, na diversidade de interpretação, nos ritmos e nas métricas - “o Fado de Coimbra”.”

“Há sem dúvida momentos definidos e identificativos que marcaram a diferença e que levaram características próprias do fado e muito particularmente deste tipo de fado – por exemplo, a geração de 60 e 70.”

“A canção que vem do mais popular e do mais erudito e que conjuga em si o maior numero de variantes e sub-estilos sem por isso ter deixado a sua identidade própria.”

Nuno Oliveira


"Nessa amálgama de costumes inclui-se a música de matriz coimbrã, (expressão usada pelo Dr. Luiz Goes), que se deu a conhecer ao mundo como Fado de Coimbra.

Essa música que transpõe as origens dos diversos estudantes para um local, cujo sentimento-mor é a saudade, vai sobreviver ao longo dos tempos numa penumbra marginal ao resto da sociedade, passando a ser um estilo musical quase específico do micro cosmos universitário.”

Victor Serralva


O projecto preconiza uma viagem pelo Fado enquanto estilo de canção, pelas suas origens até a novas tendências de o cantar e ver eternizado, passando pelos vários momentos e gerações, pelas tendências e pela presença de individualidades musicais que o marcaram e o identificaram.

O projecto “antologia do fado”, que não se resume apenas a um espectáculo, mas sim á mobilização de toda a massa estudantil da academia do Porto, tem ganho contornos e dimensão que, para alem de ultrapassar as nossas expectativas iniciais, torna-se numa responsabilidade acrescida perante as pessoas e entidades envolvidas, bem como por consequência nos merece um acrescido empenho.


Fonte:
http://antologiadofado.blogspot.com
http://www.portaldofado.net/index.php?option=com_content&task=view&id=1294&Itemid=67
http://www.canalup.tv/?menu=vp&id_video=1666#default

.

domingo, 12 de julho de 2009

Há sempre alguém que resiste ...

.

Poema de Manuel Alegre.
Música de António Portugal.





Pergunto ao vento que passa
notícias do meu país
e o vento cala a desgraça
o vento nada me diz.

Pergunto aos rios que levam
tanto sonho à flor das águas
e os rios não me sossegam
levam sonhos deixam mágoas.

Levam sonhos deixam mágoas
ai rios do meu país
minha pátria à flor das águas
para onde vais? Ninguém diz.

Se o verde trevo desfolhas
pede notícias e diz
ao trevo de quatro folhas
que morro por meu país.

Pergunto à gente que passa
por que vai de olhos no chão.
Silêncio -- é tudo o que tem
quem vive na servidão.

Vi florir os verdes ramos
direitos e ao céu voltados.
E a quem gosta de ter amos
vi sempre os ombros curvados.

E o vento não me diz nada
ninguém diz nada de novo.
Vi minha pátria pregada
nos braços em cruz do povo.

Vi minha pátria na margem
dos rios que vão pró mar
como quem ama a viagem
mas tem sempre de ficar.

Vi navios a partir
(minha pátria à flor das águas)
vi minha pátria florir
(verdes folhas verdes mágoas).

Há quem te queira ignorada
e fale pátria em teu nome.
Eu vi-te crucificada
nos braços negros da fome.


E o vento não me diz nada
só o silêncio persiste.
Vi minha pátria parada
à beira de um rio triste.

Ninguém diz nada de novo
se notícias vou pedindo
nas mãos vazias do povo
vi minha pátria florindo.


E a noite cresce por dentro
dos homens do meu país.
Peço notícias ao vento
e o vento nada me diz.


Mas há sempre uma candeia
dentro da própria desgraça
há sempre alguém que semeia
canções no vento que passa.

Mesmo na noite mais triste
em tempo de servidão
há sempre alguém que resiste
há sempre alguém que diz não.








Consultar (entre muitos outros): http://cvc.instituto-camoes.pt/poemasemana/05/01.html

.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

AI QUE SAUDADES ...

.

Do tempo em que estes "Senhores" da vida Coimbrã, ainda se encontravam entre nós.




O "Taxeira" ...




O "Tato" ....



E os manos ...


Eram tempos extraordinários ... e estudantis.
Boa e rica vida...

.