Por aqui e por ali ...

Por aqui e por ali ...
Presente, num espaço magnífico e num tempo de esperança no futuro!
Mostrar mensagens com a etiqueta MUNDIAL. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta MUNDIAL. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 28 de março de 2017

Football Talks

.




A FPF organizou pela terceira vez no Estoril.um dos maiores eventos mundiais sobre futebol, com um naipe de oradores de luxo e com um indesmentível sucesso.

Parabéns à FPF!!!

Temas e conceitos mais abordados, reforçando a visão integradora do futebol:
- inclusividade
- identidade
- o conflito entre tradição e inovação, entre história e modernidade
- globalização
- inovação (na organização, científica, tecnológica, felicidade)
- mudança
- responsabilidade social 
- crescimento e desenvolvimento
- Media, tecnologia e emoção



«A mudança mais significativa na história do futebol»

A tão aguardada intervenção de David Elleray, director técnico do International Board, que fez o ponto de situação sobre o recurso às novas tecnologias no auxílio às equipas de arbitragem.

A apresentação de Elleray vincou uma ideia forte: “Interferência mínima para benefício máximo”.



Arbitragem: como melhorar o fator humano?

Pierluigi Collina, presidente do comité de árbitros da FIFA, fez a defesa da componente humana da arbitragem, em complemento à intervenção de David Elleray, sobre o recurso ao vídeo-árbitro.

Considerando que devem ser deixados para recursos tecnológicos aqueles lances onde a margem de apreciação sobre a posição da bola ou o local da falta são de um ou dois centímetros, Collina centrou o fator humano da arbitragem em três pilares de intervenção: condição física, conhecimento das leis e conhecimento do jogo.




















A CONSULTAR:

Day 1: Inclusividade, identidade e inovação
http://www.fpf.pt/pt/News/Todas-as-not%C3%ADcias/Not%C3%ADcia/news/11701

Day 2:  Receitas, tecnologia e visões do futuro
http://www.fpf.pt/pt/News/Todas-as-not%C3%ADcias/Not%C3%ADcia/news/11716

Day 3: O novo Mundial e a defesa de um futebol mais credível
http://www.fpf.pt/pt/News/Todas-as-not%C3%ADcias/Not%C3%ADcia/news/11728

AS MELHORES IMAGENS DO CONGRESSO
http://www.fpf.pt/pt/Galeria/gallery/233



fonte: FPF
http://footballtalks.org/football-talks-2017---pt.html

.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

COIMBRA NA ARBITRAGEM ATUAL

.

ALGUNS DOS NOSSOS ILUSTRES REPRESENTANTES...























PARABÉNS A TODOS.

.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

UEFA Referee Categories 2014

.

International Referees and Assistant Referees 2014 (UEFA)

Segundo o site  http://footballrefereeing.blogspot.pt  a UEFA acaba de publicar os seus quadros de árbitros, árbitras e árbitros assistentes para 2014. 









Aparentemente a UEFA acabou com a categoria Elite Development Group, sendo re-alocados os árbitros que se encontravam nessa categoria.

Da listagem fazem parte os nossos compatriotas:


ÁRBITROS:

ELITE GROUP
  • Pedro Proença e Olegário Benquerença. Eduardo Coelho. Nenhuma árbitra. 
FIRST GROUP
  •  Duarte Gomes e Jorge Sousa. Nuno BogalhoSandra Bastos.
SECOND GROUP
  •  Artur Soares Dias, Carlos Xistra e Hugo Miguel. Nenhuma árbitra.
THIRD GROUP
  •  João Capela e Marco Ferreira. Miguel Castilho e Ruben Guerreiro. Sílvia Domingos. 

ÁRBITRO(A)S ASSISTENTES:

  • Alvaro Mesquita, Antonio Godinho, Bertino Miranda, Cristóvão Moniz, Nuno Pereira, Paulo Soares, Pedro Garcia, Ricardo Santos, Rui Licino e Tiago Trigo.
  • Maria Freire e Olga Almeida.

Não foram publicados dados relativos ao futebol de praia.

Apenas duas notas:
  1. Uma, para expressar a satisfação pela promoção a AA Internacional do conimbricense Paulo Soares. Parabéns.
  2. Outra, para dizer que no Elite Group, dos 24 árbitros: 3 são ingleses, 3 são espanhóis, 3 são italianos, 2 são escoceses, 2 são alemães e 2 são portugueses. 
.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

UMA EXPLICAÇÃO

.

Recebi um email amigo que me deu conta do que o António Costa, no programa "quadratura do círculo" terá dito.

E aqui está textualmente o que ele disse (transcrito manualmente):


“A situação a que chegámos não foi uma situação do acaso. 

A União Europeia financiou durante muitos anos Portugal para Portugal deixar de produzir; não foi só nas pescas, não foi só na agricultura, foi também na indústria, por ex. no têxtil. 
Nós fomos financiados para desmantelar o têxtil porque a Alemanha queria (a Alemanha e os outros países como a Alemanha) queriam que abríssemos os nossos mercados ao têxtil chinês basicamente porque ao abrir os mercados ao têxtil chinês eles exportavam os teares que produziam, para os chineses produzirem o têxtil que nós deixávamos de produzir. E portanto, esta ideia de que em Portugal houve aqui um conjunto de pessoas que resolveram viver dos subsídios e de não trabalhar e que viveram acima das suas possibilidades é uma mentira inaceitável. 
Nós orientámos os nossos investimentos públicos e privados em função das opções da União Europeia: em função dos fundos comunitários, em função dos subsídios que foram dados e em função do crédito que foi proporcionado. E portanto, houve um comportamento racional dos agentes económicos em função de uma política induzida pela União Europeia. Portanto não é aceitável agora dizer… podemos todos concluir e acho que devemos concluir que errámos, agora eu não aceito que esse erro seja um erro unilateral dos portugueses. 
Não, esse foi um erro do conjunto da União Europeia e a União Europeia fez essa opção porque a União Europeia entendeu que era altura de acabar com a sua própria indústria e ser simplesmente uma praça financeira. E é isso que estamos a pagar!

A ideia de que os portugueses são responsáveis pela crise, porque andaram a viver acima das suas possibilidades, é um enorme embuste. 

Esta mentira só é ultrapassada por uma outra. A de que não há alternativa à austeridade, apresentada como um castigo justo, face a hábitos de consumo exagerados. Colossais fraudes. Nem os portugueses merecem castigo, nem a austeridade é inevitável.

Quem viveu muito acima das suas possibilidades nas últimas décadas foi a classe política e os muitos que se alimentaram da enorme manjedoura que é o orçamento do estado. A administração central e local enxameou-se de milhares de "boys", criaram-se institutos inúteis, fundações fraudulentas e empresas municipais fantasma. A este regabofe juntou-se uma epidemia fatal que é a corrupção. Os exemplos sucederam-se. 
A Expo 98 transformou uma zona degradada numa nova cidade, gerou mais-valias urbanísticas milionárias, mas no final deu prejuízo. Foi ainda o Euro 2004, e a compra dos submarinos, com pagamento de luvas e corrupção provada, mas só na Alemanha. E foram as vigarices de Isaltino Morais, que nunca mais é preso. A que se juntam os casos de Duarte Lima, do BPN e do BPP, as parcerias público-privadas 16 e mais um rol interminável de crimes que depauperaram o erário público. Todos estes negócios e privilégios concedidos a um polvo que, com os seus tentáculos, se alimenta do dinheiro do povo têm responsáveis conhecidos. E têm como consequência os sacrifícios por que hoje passamos.

Enquanto isto, os portugueses têm vivido muito abaixo do nível médio do europeu, não acima das suas possibilidades. Não devemos pois, enquanto povo, ter remorsos pelo estado das contas públicas. Devemos antes exigir a eliminação dos privilégios que nos arruínam. Há que renegociar as parcerias público-privadas, rever os juros da dívida pública, extinguir organismos... 
Restaure-se um mínimo de seriedade e poupar-se-ão milhões. Sem penalizar os cidadãos.
Não é, assim, culpando e castigando o povo pelos erros da sua classe política que se resolve a crise. Resolve-se combatendo as suas causas, o regabofe e a corrupção. Esta sim, é a única alternativa séria à austeridade a que nos querem condenar e ao assalto fiscal que se anuncia."

CADA UM AGORA QUE TIRE AS CONCLUSÔES QUE ACHAR BEM ...

.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

COIMBRA

.
A propósito ...



segunda-feira, 24 de junho de 2013

COIMBRA É DA HUMANIDADE

.

COIMBRA É NOSSA, MAS TAMBÉM DO MUNDO...

Desde sábado que a Universidade de Coimbra, a Alta e a rua da Sofia passaram a ser, oficialmente,
Património da Humanidade. 















Adicionar legenda















Já se sabia que foram os portugueses a levar as espingardas e a pólvora para o Japão. Anteontem, em Phnom Penh, histórica capital do Camboja, ficou a saber-se que foi a expansão lusitana que fez entrar a malagueta na gastronomia tailandesa.

Todavia, a inscrição do conjunto patrimonial na lista de bens classificados pela UNESCO vai muito para além das pedras e, até, da vida que as vive. O que, no Camboja, acabou votado de forma unânime por representantes de 31 países foi, acima de tudo, o reconhecimento da Universidade de Coimbra como símbolo inequívoco da cultura portuguesa e da sua difusão e capacidade de influenciar o mundo.

Com esta distinção, a Universidade de Coimbra tornou-se no 16.º local em Portugal classificado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade. 

Integram a lista os centros históricos de Angra do Heroísmo, Évora, Porto e Guimarães, o Mosteiro da Batalha, o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, bem como o Convento de Cristo, em Tomar.

Portugal conta igualmente com a Paisagem Natural de Sintra, os sítios pré-históricos de Arte Rupestre do
Vale do Rio Côa e de Siega Verde, a Floresta Laurissilva da Madeira, o Alto Douro Vinhateiro, a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico e a maior fortificação abaluartada do mundo, em Elvas, como património mundial da UNESCO.


Fonte: Jornal "as Beiras", edição de 24/6/2013.
.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

QUEIMA DAS FITAS

.

COIMBRA, 3 a 10 de maio de 2013.


Cartaz Queima Fitas - Coimbra 2013



















Realiza-se em Coimbra a mais antiga semana académica, conhecida como Queima das Fitas.

Este ano, a segunda semana de maio está reservada aos alunos de forma a participar nesta tradição coimbrã. Segundo o calendário escolar, e como já tem sido hábito, a Universidade de Coimbra faz uma pausa letiva para esta tradição ser celebrada por todos os estudantes.

Os conimbricenses também fazem parte da Queima das Fitas, visto que a Queima não se traduz apenas às noites no Parque da Canção.

A queima é mais que isso; a queima está repleta de atividades diferentes, assim como a Serenata Monumental, o cortejo dos grelados, a Récita das Faculdades, a venda da pasta, a verbena, a garraiada, a benção das pastas, entre muitas outras…


Fonte: www.facebook.com/queimadasfitascoimbra

.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Arbitragem

.

Centro de Excelência em Nyon.


O vice-presidente do Conselho de Arbitragem, Nuno Castro, é um dos instrutores da 18ª edição do CORE da UEFA, em Nyon.

O responsável português foi convidado pelo organismo que tutela o futebol europeu para participar como Instrutor de árbitros na 18ª edição do CORE (Centro de Excelência em Arbitragem), que decorre entre 16 e 25 de Abril em Nyon, Suiça.

Este projeto que tem como principal objetivo, a preparação de jovens árbitros com elevado potencial, tem tido um enorme sucesso contando já com 120 árbitros indicados aos quadros da FIFA.

Cada curso consiste numa formação inicial de dez dias onde cada árbitro, além das aulas teóricas e práticas, tem oportunidade de arbitrar um jogo do campeonato Francês ou Suíço e um segundo curso de oito dias onde serão demonstrados os conhecimentos consolidados. Nos cerca de seis meses que medeiam entre os referidos cursos, os árbitros são acompanhados pelos Instrutores do Curso, que vão seguindo a sua evolução nos seus países de origem.

O responsável máximo pelo Programa CORE é o ex-árbitro Inglês e atual membro do Comité da UEFA, David Elleray, que recentemente elogiou a iniciativa do CA da FPF pela sua Academia de Arbitragem.













Foto: FPF (Nuno Castro, ao centro, ladeado pelos membros do Comité de Arbitragem da UEFA e responsáveis pelo programa CORE, David Elleray (à esquerda) e Jaap Uilenberg).    


Fonte: http://www.fpf.pt/detalhenoticia/tabid/128/ArticleId/2128/language/pt-PT/Centro-de-Excelencia-em-Nyon.aspx   .

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

BOA NOTÍCIA

.
COIMBRA NA EXCELÊNCIA.

Mais uma vez o Prof. João Dias, na elite mundial da Arbitragem.



















domingo, 19 de agosto de 2012

Um HINO á ALEGRIA

.

ESPETACULAR!


Basta um click para ver algo, de todos e para todos!


... Passe a publicidade, claro.

.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Sobre SEXO

.

Mais cedo ou mais tarde, neste Blog, também teríamos que discutir este assunto.

Hoje é o dia Europeu da Saúde Sexual. A noticia agora publicada, resulta de um estudo internacional sobre comportamentos e preferências sexuais.

  




















E os Portugueses nesta matéria, em média, são os melhores..... Ou seja, na cama, não há quem nos pare!!!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Atualidade

.

Impostos nos Países Baixos.

Estamos saturados de manhosos, desconfiados de moralistas, estamos sem ídolos, sem heróis, estamos encandeados pelos faróis dos que saltam para o lado do bem para escapar à turba contra o mal. Quando apanhamos, abocanhamos. Estraçalhamos. Somos uma multidão furiosa. Às vezes, erramos. A família Soares dos Santos não está a fugir aos impostos. Mesmo se vai fugir ao País.

Só há um antídoto contra a especulação: a informação. É assustador ver tanta opinião instantânea sobre o que se desconhece. A sede de vingança tomou o lugar da fome de justiça. O problema não está na rua, nas redes sociais, nas esquinas dos desempregados. Está em quem tem a obrigação de saber do que fala. Do Parlamento, de Ana Gomes, de António Capucho, dos que pedem boicotes ao Pingo Doce (para comprar onde, já agora? No Continente da Sonae que tem praças na Holanda? No Lidl, que as tem na Alemanha?).

A decisão da família Soares dos Santos pode ser criticada mas não pelas razões que ontem se ouviu. A Jerónimo Martins não vai pagar menos impostos. E a família que a controla também não - até porque já pagava poucos.

Uma empresa tem lucro e paga IRC; depois distribui lucro pelos accionistas, que pagam IRC (se forem empresas) ou IRS (se forem particulares). Neste caso, a Jerónimo continua a pagar o mesmo IRC em Portugal (e na Polónia); o seu accionista de controlo, a "holding" da família Soares dos Santos, transferiu-se para a Holanda. Por ter mais de 10% da Jerónimo, essa "holding" não pagava cá imposto sobre os dividendos e continuará a não pagar lá. Já quando essa "holding" paga aos membros da família, cada um pagaria 25% de IRS cá - e pagará 25% lá. Com uma diferença: 10% são para a Holanda, 15% para Portugal.

Porque tomou a família uma decisão que, sendo neutra para si, prejudica o Estado português? Pela estabilidade e eficácia fiscal de lá, que bate a portuguesa. Pelo acesso a financiamento, impossível cá. E porque a família tem planos de crescimento que não incluem Portugal.

Aqueles que se escandalizaram ontem deviam ter-se comovido também quando, há um par de meses (como aqui foi escrito), a Jerónimo anunciou como iria investir 800 milhões de euros em 2012: 400 milhões da Colômbia, 300 na Polónia... e 100 milhões em Portugal. Isto sim, é sair de Portugal. E quando a Jerónimo investir na Colômbia, provavelmente vai fazê-lo também através da Holanda, onde se paga menos. Estes são problemas diferentes dos que ontem foram enunciados: a falta de atracção de investimento de Portugal; e a instabilidade fiscal, que muda leis como quem muda de camisa, afastando o capital.

A família Espírito Santo tem sede no Luxemburgo. Belmiro lançou a OPA à PT a partir do Holanda. O investimento estrangeiro é feito de fora. Isabel dos Santos investe na Zon a partir de Malta. Queiroz Pereira tem os activos estrangeiros separados de Portugal. António Mota desabafa há dias que pode ter de criar uma sede fora de Portugal só para que a banca lhe empreste dinheiro. E a família Soares dos Santos tem um plano que não nos contou mas que ainda nos vai surpreender - feito com bancos estrangeiros e a partir da Holanda, que é uma plataforma fiscal mais favorável à internacionalização para fora do espaço europeu, uma vez que não há dupla tributação da Holanda para e do resto do mundo.

O que custa a engolir não é que Soares dos Santos tenha cortado o passado com Portugal, esse mantém-no e continua a pagar impostos. É que tenha cortado o futuro. É que tenha decidido investir fora daqui porque aqui não tem por onde crescer, para procurar lucros fora de Portugal, criar postos de trabalho fora de Portugal e, então sim, pagar impostos desse futuro fora de Portugal. Pensando bem, esse é um grande problema e é um problema nosso. Mas investir fora do País não é traição. É apenas desistir dele. E a Jerónimo já partiu para a Polónia há muitos, muitos anos - ou ninguém reparou?

================

Editorial do Jornal de Negócios, de 3/1/2012, da autoria do seu Diretor, Pedro Santos Guerreiro.
.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

A CHINA DO FUTURO

.

Para nossa reflexão.
Nestes tempos conturbados em que vivemos.


Recebi via email o seguinte artigo de opinião (escrito em Portugês do Brasil) de Luciano Pires*.

«Alguns conhecidos voltaram da China impressionados.
Um determinado produto que o Brasil fabrica um milhão de unidades, uma só fábrica chinesa produz quarenta milhões...
A qualidade já é equivalente. E a velocidade de reação é impressionante.

Os chineses colocam qualquer produto no mercado em questão de semanas.. Com preços que são uma fração dos praticados aqui. Uma das fábricas está de mudança para o interior, pois os salários da região onde está instalada estão altos demais: 100 dólares.
Um operário brasileiro equivalente ganha 300 dólares no mínimo. Que acrescidos de impostos e benefícios representam quase 600 dólares. Comparados com os 100 dólares dos chineses, que recebem praticamente zero benefícios...
Hora extra? Na China? Esqueça. O pessoal por lá é tão agradecido por ter um emprego, que trabalha horas extras sabendo que nada vai receber...

Essa é a armadilha chinesa. Que não é uma estratégia comercial, mas de poder.

Os chineses estão tirando proveito da atitude dos marqueteiros ocidentais, que preferem terceirizar a produção e ficar com o que "agrega valor": A marca.

Dificilmente você adquire nas grandes redes dos Estados Unidos um produto feito nos Estados Unidos. É tudo "made in China", com rótulo estadunidense.
Empresas ganham rios de dinheiro comprando dos chineses por centavos e vendendo por centenas de dólares... Mesmo ao custo do fechamento de suas fábricas. É o que chamo de "estratégia preçonhenta".

Enquanto os ocidentais terceirizam as táticas e ganham no curto prazo, a China assimila as táticas para dominar no longo prazo.
As grandes potências mercadológicas que fiquem com as marcas, o design... Os chineses ficarão com a produção, desmantelando aos poucos os parques industriais ocidentais.

Em breve, por exemplo, não haverá mais fábricas de tênis pelo mundo... Só na China. Que então aumentará seus preços, produzindo um "choque da manufatura", como foi o do petróleo.
E o mundo perceberá que reerguer suas fábricas terá custo proibitivo. Perceberá que se tornou refém do dragão que ele mesmo alimentou ( Vale salientar que o mundo Árabe, é como é, graças aos petrodólares ). Dragão que aumentará ainda mais os preços, pois quem manda é ele, que tem fábricas, inventários e empregos... Uma inversão de jogo que terá o Impacto de uma bomba atômica... Chinesa.

Nesse dia, os executivos "preçonhentos", tristemente, olharão para os esqueletos de suas antigas fábricas, para os técnicos aposentados jogando bocha na esquina, para as sucatas de seus parques fabris desmontados. E lembrarão com saudades do tempo em que ganharam dinheiro comprando baratinho dos chineses e vendendo caro a seus conterrâneos...

E então, entristecidos, abrirão suas marmitas e almoçarão suas marcas. »


* Luciano Pires é diretor de marketing da Dana (www.dana.com.br) e profissional de comunicação

.

sábado, 10 de abril de 2010

No caminho certo!

.

É O FUTURO! À nossa espreita...


E nós não podemos ficar atrás. Aliás, neste caso, estamos muito à frente.




http://www.inovcity.pt/pt/

.

terça-feira, 9 de março de 2010

Sempre a abrir

.

CORRER MUNDO ....

E não só ao "serviço" da Arbitragem.

Excelente acompanhante, este site. Recomendo vivamente.

http://www.viamichelin.pt/





.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Amizade

.

MARKUS KLEIN

Este meu amigo dos tempos da Universidade - ambos a terminar as nossas Licenciatura em Engenharia Electrotécnica, eu aqui em Coimbra e ele, através do Programa ERASMUS - continua a ser uma pessoa simples e extraordinária.

Após uma longa ausência, recebi esta semana noticias dele via email. Agora está em Shangai. Reparo que a família está bem, os filhos a crescer e a vida profissional a prosperar.
Óptimo. Fico feliz.

Foi ele que me "intrometeu" nas festas alemãs, onde no natal a mãe lhe enviava um bolo típico da Alemanha (parecido com as nossas filhós) e se bebia vinho tinto aquecido. Nas festas italianas, nas espanholas, enfim, na mescla que era (e julgo continua a ser) a malta do ERASMUS.

Algumas belas amizades ficaram desses tempos. Com Alemães, com Espanhóis, Italianos, Escandinavos, Franceses e da Europa de Leste (na altura, inícios dos anos 90 - 1992/1993).

Foi também por "culpa" dele que tive o meu primeiro jogo "Internacional" como árbitro.
Tinha acabado de tirar o curso de árbitro, ainda estava a dar os primeiros passos na Arbitragem e fui logo convidado para arbitrar um jogo entre Portugal * Resto do Mundo (ainda me recordo do campo - um olival que, julgo, ainda existe por detrás da Igreja de Celas). Não me recordo já foi do resultado final, mas também pouco interessa.

Recordo, isso sim, é das tardes no Cartola (acabado de abrir), ao sol, a beber cerveja e a discutir política internacional.
Ainda veio a Portugal (e a minha casa, depois disso - numa Queima das Fitas, julgo que a de 1996 ou 1997) solteiro, tendo regressado depois já casado e com a Esposa, julgo que em 1999/2000.
Bons tempos.

Um dia destes espero retornar os nossos contactos mais directos. Cá te espero Markus.

===================================


Markus Klein, Deputy Manager of subsidiary MR China Ltd. (Maschinenfabrik Reinhausen).





Shanghai is "China for beginners." An international city. Foreigners don't stand out here. Even a family like ours doesn't attract attention. My wife Vyina comes from Malaysia. I was born and brought up in Stuttgart. Our daughters Nikita (6) and Allegra (2) were born in São Paulo, Brazil. I was based there from 1999 to 2007 before we left for China.

At home we speak English and Portuguese, a little German, sometimes a few words of Mandarin. My mother asked me once which language she should learn so that she could communicate with her granddaughters.


Fonte: http://www.reinhausen.com/en/desktopdefault.aspx/tabid-11/

.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

MUNDIAL 2010

.

PARABÉNS OLEGÁRIO BENQUERENÇA!
E também para o José Cardinal e o Bertino Miranda.

Pela sua presença no Campeonato do Mundo da África do Sul - 2010.

Eis a lista completa dos 30 Trios de Arbitragem nomeados para o referido campeonato (fonte: www.FIFA.com).


30 referees from 28 countries appointed for 2010 FIFA World Cup™
(FIFA.com) Friday 5 February 2010

The FIFA Referees Committee, meeting in Zurich today (5 February 2010) under the chairmanship of Ángel María Villar Llona (Spain) has appointed 30 referees representing 28 different countries for the 2010 FIFA World Cup South Africa™.

FIFA has implemented a comprehensive programme to ensure that the referees for its flagship competition are in peak condition come 11 June.

The road to the 2010 FIFA World Cup, as it did for the 32 participating teams, began for an initial group of 54 trios of referees from all over the world in 2007 when the FIFA Executive Committee took the important decision of creating a Refereeing Assistance Programme (RAP). One of the key objectives was to prepare this group of prospective referees for the 2010 FIFA World Cup™.

As in previous years, the FIFA Refereeing Department - headed by Spanish former international referee José Maria García-Aranda who refereed at both the 1998 FIFA World Cup and the 2000 UEFA European Championship - was responsible for coordinating and organising all of the activities involving the candidate referees.

The RAP working group, a team of international experts in the fields of refereeing technique, fitness and psychology was set up by FIFA to monitor and analyse all of the information on the candidate referees, involving those responsible for refereeing in each confederation. The FIFA Medical Assessment and Research Centre (F-MARC) were another key group in this process.

The latest technology has been implemented in the preparation of the referees both within practical training, and interactive sessions, whilst performances at respective FIFA competitions were also analysed and evaluated.

Theoretical tests undertaken exclusively in English - which has been the lingua franca for FIFA’s referees for many years – to ensure appropriate knowledge of the Laws of the Game, the regulations for FIFA competitions and the directives of the International Football Association Board (IFAB) were also a regular feature during the last three years.

The group of 30 trios of referees selected will participate in a training seminar next month.

In May, a final assessment will be conducted and a decision made regarding the acting and support referees prior to the first match appointments being made for the 2010 FIFA World Cup South Africa™


Fonte: http://www.fifa.com/worldcup/organisation/media/newsid=1166692.html#referees+from+countries+appointed+2010+fifa+world+cup


.