Por aqui e por ali ...

Por aqui e por ali ...
Presente, num espaço magnífico e num tempo de esperança no futuro!
Mostrar mensagens com a etiqueta FILOSOFIA. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta FILOSOFIA. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

A citação do dia

.

"Como o futebol não é perfeito, não se entende porque se pretende que os árbitros o sejam...."



Pierluigi Collina (13.02.1960 - )

.


quarta-feira, 30 de outubro de 2013

BPM

.

As 6 fases de um projecto:
1. Entusiasmo.
2. Desilusão.
3. Pânico.
4. Caça aos culpados.
5. Castigo dos inocentes.
6. Prémios aos não participantes.


Fonte: Manuel Ribeiro, via facebook.

.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

UMA FÁBULA CURTINHA E ATUALÍSSIMA...

.

Era uma vez um rei que queria pescar.
Ele chamou o seu meteorologista e pediu-lhe a previsão do tempo para as próximas horas.
Este lhe assegurou que não iria chover.
A noiva do monarca vivia perto de onde ele iria e colocou sua roupa mais elegante para acompanhá-lo.

No caminho, ele encontrou um camponês montando seu burro que viu o rei e disse: "Majestade, é melhor o senhor regressar ao palácio porque vai chover muito".
O rei ficou pensativo e respondeu:
"Eu tenho um meteorologista, muito bem pago, que me disse o contrário. Vou seguir em frente".

E assim fez. Choveu torrencialmente.

O rei ficou encharcado e a noiva riu-se dele ao vê-lo naquele estado.
Furioso, o rei voltou para o palácio e despediu o meteorologista.
Em seguida, convocou o camponês e ofereceu-lhe emprego.

O camponês disse: "Senhor, eu não entendo nada disso.
Mas, se as orelhas do meu burro ficam caídas, significa que vai chover".

Então, o rei contratou o burro.

E assim começou o costume de contratar burros para trabalhar junto ao Poder...


Fonte: Recebido via email.

.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

PENSAMENTO

.

SEM COMENTÁRIOS!

























Fonte; Algures no facebook.


.

terça-feira, 28 de maio de 2013

UEFA

.

COMITÉ ARBITRAGEM.

O Comité de Arbitragem é composto por um presidente e um presidente-adjunto (como regra, membros do Comité Executivo da UEFA), bem como pelo número de vice-presidentes e/ou membros ordinários considerados necessários para que o comité funcione adequadamente.
 
O Comité de Arbitragem da UEFA nomeia um Dirigente Máximo de Arbitragem e dois Dirigentes de Arbitragem, que participam em reuniões do Comité de Arbitragem e cujas principais responsabilidades são:
  • nomear árbitros para as competições da UEFA (UEFA Champions League, UEFA Europa League, Campeonato da Europa e Campeonato da Europa de Sub-21);
  • estabelecer tópicos de desenvolvimento para os vários níveis dos cursos de árbitros da UEFA;
  • elaborar propostas para os rankings de árbitros duas vezes por ano nas categorias de árbitros da UEFA;
  • estabelecer directivas para as nomeações e avaliação dos observadores de árbitros;
  • organizar a monitorização dos árbitros de topo da UEFA nos jogos internacionais e domésticos.O Comité de Arbitragem é composto por um presidente e um presidente-adjunto (em regra, membros do Comité Executivo) e do número de vice-presidentes e/ou membros ordinários considerados necessários para o bom funcionamento do comité.
O Comité de Arbitragem:
  • assiste os responsáveis da arbitragem na nomeação de árbitros para as competições da UEFA e na avaliação e ranking dos árbitros e dos observadores de árbitros;
  • conduz um programa de desenvolvimento para instruir e educar os árbitros, árbitros-assistentes, árbitros de futsal, instrutores e observadores de árbitros, de modo a assegurar a aplicação correcta, uniforme e consistente das Leis de Jogo;
  • identifica e apoia árbitros internacionais promissores;
  • representa a UEFA perante as federações membro em assuntos de arbitragem;
  • desenvolve a arbitragem nas federações que compõem a UEFA através da implementação da Convenção da UEFA sobre Educação e Organização de Árbitros (daqui em diante Convenção de Árbitros);
  • estuda propostas do Painel de Convenção de Árbitros;
  • estuda alterações propostas às Leis de Jogo;
  • propõe membros para a lista de instrutores de árbitros, observadores e Painel de Convenção de Árbitros.
Para levar a cabo o seu programa de desenvolvimento, o Comité de Arbitragem é composto pelos quatro sub-comités seguintes:
  • Sub-comité para a Nomeação de Árbitros;
  • Sub-comité para Instrução e Educação (com especialistas para árbitros de futebol masculino, feminino, futsal e árbitros-assistentes);
  • Sub-comité para Mentores de Árbitros e Talentos;
  • Sub-comité para Observadores de Árbitros. 
 O Comité de Arbitragem estabelece um grupo de trabalho composto por especialistas técnicos (treinadores de futebol e/ou antigos jogadores), de modo a aconselhar o Comité de Arbitragem na aplicação das Leis de Jogo.
 
O Comité de Arbitragem é apoiado no seu trabalho pelos Instrutores de Árbitros, os Observadores de Árbitros, o Painel de Convenção de Árbitros e o Painel Consultivo de Árbitros.
 
O atual comité (cujo mandato termina a 30 de Junho de 2013) é composto por:
  • Presidente: Angel María Villar Llona (Spain)
  • Presidente adjunto: Şenes Erzik (Turkey)
  • Chief Refereeing Officer: Pierluigi Collina
  • Refereeing Officers: Marc Batta e Hugh Dallas
  • Members: Yuri Basakov (Russia), David R. Elleray (England), Herbert Fandel (Germany), Bo Karlsson (Sweden), Jozef Marko (Slovakia), Vladimir Sajn (Slovenia), Jaap Uilenberg (Netherlands), Kyros Vassaras (Greece) e Kurt Zuppinger (Switzerland)

Fonte: www.uefa.com

.

terça-feira, 21 de maio de 2013

QUESTÃO TÉCNICA - RESPOSTA OFICIAL

.

RESPOSTA OFICIAL FPF/FIFA.


Relativamente ao meu post de 9/2/2013, recebi hoje do CA FPF (validada pelo IFAB - International Board) a resposta oficial à questão:


QUESTÃO:
“ Na execução de uma grande penalidade, um colega do executante parte de fora da área de grande penalidade e marca ele próprio a grande penalidade, saindo a bola ao lado da baliza. Como agir?”


RESPOSTA OFICIAL:
Partindo do princípio que o árbitro já tinha apitado para a execução da grande penalidade, o árbitro deve advertir o jogador que executou indevidamente o pontapé, por comportamento antidesportivo e recomeçar o jogo com um pontapé-livre indirecto a favor da equipa que defende, no local em que ocorreu a infração, ou seja, no local em que ele pontapeou a bola!


Em tempo: Foi publicado hoje (22/5/2013) o CO FPF 401, sobre este assunto.
























sábado, 18 de maio de 2013

O "velho" e o "novo"

.

NOMEAÇÕES CA AF COIMBRA.

Não posso deixar passar esta oportunidade, em tempo de passagem de funções do "velho" para o "novo" CA AFC, para desejar uma mudança radical nos critérios de nomeação dos árbitros para as finais dos diversos campeonatos distritais da AFC.

Verifico com alguma mágoa que continua reinante a velha teoria (de pelo menos 12 anos) de nomear para os jogos das finais (de festa, de alegria e de epílogo/comemoração de uma época de esforços e sacrifícios, para todos - árbitros e equipas) os árbitros dos quadros da FPF em detrimento de se premiarem os mais regulares, esforçados e melhor classificados a nível Distrital.

Deixo-vos apenas dois pequenos exemplos de um critério de nomeação que, a meu ver, continua errado, se queremos atrair, premiar e reter os jovens (e melhor classificados) para a arbitragem de Coimbra.

Da consulta ao site:
http://servicos.afcoimbra.com/portal/page/portal/PORTAL_FUTEBOL/COIMBRA/COIMBRA_ASSOCIACAO/CONS_ARBITRAGEM/NOMEACOES

NOMEAÇÃO A - Prova: FASE FINAL CAMPEONATO DISTRITAL JUNIORES F11 APURAM. 1º, 2º
18/05/2013 - 17:00 UD TOCHA x ASS.DESP. POIARES
Campo: ESTÁDIO DO COMPLEXO DESPORTIVO TOCHA - Relvado
Árbitro: JOSE PEDRO MORGADO LARANJEIRA

NOMEAÇÃO B - Prova: TAÇA ASSOCIAÇÃO FUTEBOL DE COIMBRA FINAL
19/05/2013 - 17:00 TOURING C.P.M. x UNIÃO C. EIRENSE
Campo: ESTÁDIO MUNICIPAL SÉRGIO CONCEIÇÃO - Relvado
Árbitro: BRUNO MIGUEL AGREIRA VENTURA

Deixo aqui um desafio:
Qual destas nomeações (NOMEAÇÃO A ou NOMEAÇÃO B) vos parece mais condizente com o princípio básico de premiar o mérito dos árbitros distritais?


Após mais de uma década, continuo firmemente convencido que se trata de uma completa desresponsabilização do acto de gerir os árbitros e a sua respectiva carreira na arbitragem, mas reconheço que cada vez mais me parece que sou apenas eu.

Em sintonia com o estado actual do país, julgo que não se pode apenas exigir e que há limites para tudo. Aliás (parafraseando um conhecido político da nossa "praça") a linha vermelha é já alí !!!.
.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

MOMENTO POÉTICO

.

TRIGONOMETRIA AMOROSA


Um Quociente apaixonou-se
Um dia
Doidamente
Por uma Incógnita.

Olhou-a com seu olhar inumerável
E viu-a, do Ápice à Base...
Uma Figura Ímpar;
Olhos rombóides, boca trapezóide,
Corpo ortogonal, seios esferóides.

Fez da sua
Uma vida
Paralela à dela.
Até que se encontraram
No Infinito.

"Quem és tu?" indagou ele
Com ânsia radical.
"Sou a soma do quadrado dos catetos.
Mas pode chamar-me Hipotenusa."

E falando descobriram que eram
O que, em aritmética, corresponde
A alma irmãs
Primos-entre-si.

E assim se amaram
Ao quadrado da velocidade da luz
Numa sexta potenciação
Traçando
Ao sabor do momento
E da paixão
Retas, curvas, círculos e linhas sinusoidais.

Escandalizaram os ortodoxos
das fórmulas euclidianas
E os exegetas do Universo Finito.

Romperam convenções newtonianas
e pitagóricas.
E, enfim, resolveram casar-se.
Constituir um lar.
Mais que um lar,
Uma Perpendicular.

Convidaram para padrinhos
O Poliedro e a Bissetriz.
E fizeram planos, equações e
diagramas para o futuro
Sonhando com uma felicidade
Integral
E diferencial.

E casaram-se e tiveram
uma secante e três cones
Muito engraçadinhos.
E foram felizes
Até aquele dia
Em que tudo, afinal,
se torna monotonia.

Foi então que surgiu
O Máximo Divisor Comum...
Frequentador de Círculos Concêntricos
Viciosos.
Ofereceu, a ela,
Uma Grandeza Absoluta,
E reduziu-a a um Denominador Comum.

Ele, Quociente, percebeu
Que com ela não formava mais Um Todo,
Uma Unidade.
Era o Triângulo,
chamado amoroso.
E desse problema, ela era a fracção
Mais ordinária.

Mas foi então que Einstein descobriu a
Relatividade.
E tudo que era expúrio passou a ser
Moralidade.
Como aliás, em qualquer
Sociedade.

Autor desconhecido, mas admirável.


Fonte: Recebido via email.

.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

REGULAMENTOS

.

REGULAMENTO ARBITRAGEM LPFP

Foi já aprovada (na 1ª instância) e publicada a primeira pedra do novo edíficio jurídico que vai reger a arbitragem portuguesa.

http://www.scribd.com/doc/96285427/Regulamento-de-Arbitragem-LPFP-2012
(REGULAMENTO DE ARBITRAGEM DAS COMPETIÇÕES ORGANIZADAS PELA LIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL PROFISSIONAL - Aprovado na Assembleia Geral Extraordinária de 6 de Junho de 2012).


Aguardemos a sua aprovação na Assembleia Geral da FPF (dia 23/6/2012), bem como a publicação do novo Regulamento de Arbitragem da FPF.

.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Diretamente do Facebook

.


Protagonismo:

«Qualidade do que se destaca em qualquer acontecimento, área ou situação».


Inveja:
«Desgosto pelo bem alheio. Desejo de possuir o que outro tem»


Velho do Restelo:
Personagem criada por Luís de Camões, no canto IV da sua obra Os Lusíadas. O Velho do Restelo simboliza os pessimistas, os conservadores e os reacionários que não acreditam no sucesso e, mais do que isso, sentem inveja pelo protagonismo/sucesso dos outros.

.


segunda-feira, 25 de julho de 2011

Camões (o Poeta)

.

Uma possível interpretação, do seguinte trecho de poema de Camões:

"Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói e não se sente,
é um contentamento descontente,
dor que desatina sem doer".


é a que se segue:

"Ah! Camões, se vivesses hoje em dia,
tomarias uns antipiréticos,
uns quantos analgésicos
e Prozac para a depressão.

Comprarias um computador,
consultarias a Internet
e descobririas que essas dores que sentias,
esses calores que te abrasavam,
essas mudanças de humor repentinas,
esses desatinos sem nexo,
não eram feridas de amor,
mas somente falta de sexo!"



COMENTÁRIO:
Pode ser que, pela primeira vez, depois de mais de 500 anos, alguém tenha entendido completamente qual era a ideia de Luis Vaz de Camões.
Que vos parece?
 

 
Fonte: Recebido por email
.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Leis Universais para Engenheiros Ingénuos

.

Do "Blog do Manel"


Leis Universais para Engenheiros Ingénuos, do Comité de Recomendações Práticas, da Sociedade Internacional de Engenheiros Filósofos.

  1. Em qualquer cálculo, qualquer erro que se possa introduzir, introduzir-se-á.
  2. Qualquer erro em qualquer cálculo irá na direcção do maior dano possível.
  3. Em qualquer fórmula, as constantes (especialmente as que se obtêm nos manuais de engenharia) devem ser tratadas como variáveis.
  4. A dimensão mais vital de qualquer plano ou desenho é a que tem mais probabilidades de ser omitida.
  5. Se apenas uma requisição puder ser assegurada para qualquer projecto, o preço estará para além do razoável.
  6. Se uma instalação de teste funcionar perfeitamente, toda a produção de unidades subsequentes funcionará mal.
  7. Todas as promessas de entrega devem ser multiplicadas por um factor de 2.0.
  8. As maiores alterações ao produto serão sempre requeridas quando o fabrico estiver quase concluído.
  9. As peças que pura e simplesmente não puderem ser montadas pela ordem errada, sê-lo-ão.
  10. As peças intercambiáveis, não o serão.
  11. As especificações de desempenho do fabricante devem ser multiplicadas por um factor de 0.5.
  12. As especificações anunciadas pelos vendedores devem ser multiplicadas por um factor de 0.25.
  13. As instruções de instalação e de operação enviadas com o aparelho serão imediatamente deitadas fora pelo Departamento de Compras.
  14. Qualquer aparelho que exigja reparação ou manutenção será o menos acessível de todos.
  15. As Condições de Assistência Técnica mencionadas nas especificações serão sempre ultrapassadas.
  16. Se mais de uma pessoa for responsável por um erro de cálculo, ninguém terá a culpa.
  17. Unidades idênticas que passaram com os mesmos resultados nos testes não se comportarão de forma idêntica quando em campo.
  18. Se, na prática da engenharia, um factor de segurança for definido por meio da experiência do serviço a um dado valor, um tolo engenhoso calculará imediatamente um método para exceder o factor de segurança mencionado.
  19. As cláusulas de garantia perdem a validade contra o pagamento da factura.


Fonte: Com a devida vénia, retirado do blog do meu amigo Manuel Ribeiro.
  http://blog-do-manel.blogspot.com
.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

EXCELENTE

.


NÃO RESISTO A PUBLICAR!





Fonte: http://bulabula.blogspot.com

.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

A CHINA DO FUTURO

.

Para nossa reflexão.
Nestes tempos conturbados em que vivemos.


Recebi via email o seguinte artigo de opinião (escrito em Portugês do Brasil) de Luciano Pires*.

«Alguns conhecidos voltaram da China impressionados.
Um determinado produto que o Brasil fabrica um milhão de unidades, uma só fábrica chinesa produz quarenta milhões...
A qualidade já é equivalente. E a velocidade de reação é impressionante.

Os chineses colocam qualquer produto no mercado em questão de semanas.. Com preços que são uma fração dos praticados aqui. Uma das fábricas está de mudança para o interior, pois os salários da região onde está instalada estão altos demais: 100 dólares.
Um operário brasileiro equivalente ganha 300 dólares no mínimo. Que acrescidos de impostos e benefícios representam quase 600 dólares. Comparados com os 100 dólares dos chineses, que recebem praticamente zero benefícios...
Hora extra? Na China? Esqueça. O pessoal por lá é tão agradecido por ter um emprego, que trabalha horas extras sabendo que nada vai receber...

Essa é a armadilha chinesa. Que não é uma estratégia comercial, mas de poder.

Os chineses estão tirando proveito da atitude dos marqueteiros ocidentais, que preferem terceirizar a produção e ficar com o que "agrega valor": A marca.

Dificilmente você adquire nas grandes redes dos Estados Unidos um produto feito nos Estados Unidos. É tudo "made in China", com rótulo estadunidense.
Empresas ganham rios de dinheiro comprando dos chineses por centavos e vendendo por centenas de dólares... Mesmo ao custo do fechamento de suas fábricas. É o que chamo de "estratégia preçonhenta".

Enquanto os ocidentais terceirizam as táticas e ganham no curto prazo, a China assimila as táticas para dominar no longo prazo.
As grandes potências mercadológicas que fiquem com as marcas, o design... Os chineses ficarão com a produção, desmantelando aos poucos os parques industriais ocidentais.

Em breve, por exemplo, não haverá mais fábricas de tênis pelo mundo... Só na China. Que então aumentará seus preços, produzindo um "choque da manufatura", como foi o do petróleo.
E o mundo perceberá que reerguer suas fábricas terá custo proibitivo. Perceberá que se tornou refém do dragão que ele mesmo alimentou ( Vale salientar que o mundo Árabe, é como é, graças aos petrodólares ). Dragão que aumentará ainda mais os preços, pois quem manda é ele, que tem fábricas, inventários e empregos... Uma inversão de jogo que terá o Impacto de uma bomba atômica... Chinesa.

Nesse dia, os executivos "preçonhentos", tristemente, olharão para os esqueletos de suas antigas fábricas, para os técnicos aposentados jogando bocha na esquina, para as sucatas de seus parques fabris desmontados. E lembrarão com saudades do tempo em que ganharam dinheiro comprando baratinho dos chineses e vendendo caro a seus conterrâneos...

E então, entristecidos, abrirão suas marmitas e almoçarão suas marcas. »


* Luciano Pires é diretor de marketing da Dana (www.dana.com.br) e profissional de comunicação

.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Muito ... pensado!

.

PENSAMENTO DO SÉCULO ...


O primeiro protector de testículos, na prática do hóquei, foi criado em 1874.
O primeiro capacete para protecção da cabeça foi usado em 1974.

Foi necessário um século para que os homens percebessem que o cérebro também é importante.


Fonte: Recebido via email.

.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Bolas ....

.

Bem vindo a África!!!

Se ela ainda não fez o que tinha a fazer.... garanto-vos que o fará rapidamente!!!






Fonte: Recebido via email.

.

domingo, 6 de setembro de 2009

Leituras

.

Sugestões de Leitura para o fim de semana.


Winning ("Vencer") - Jack Welch

Vencer" é um livro de Jack Welch, escrito em conjunto com a sua mulher, Suzy Welch. Lançado em simultâneo com os EUA, a versão portuguesa conta com o prefácio de Belmiro de Azevedo.
"Vencer" é um livro que transmite novos conhecimentos, pensamentos originais e soluções para algumas questões práticas e, por isso, mudará a forma como encaramos o trabalho.

Escrito de uma forma extremamente simples, por vezes até simples demais o que nos pode levar a pensar que vencer é uma coisa fácil, o autor aborda uma série de competências que considera serem as bases fundamentais da capacidade e competência de liderança. Competências estas que, obviamente, foram as utilizadas pelo próprio e as responsáveis pelo enorme sucesso da GE no panorama global empresarial nos últimos 40 anos. De notar que Welch se dá ao cuidado de, ainda que sempre incentivando e defendendo os seus ideais, prevenir o leitor de que forma estes se podem transformar numa fonte de problemas quando mal interpretados ou mal aplicados.


Leading at a Higher Level ("Um nível superior de liderança") - Ken Blanchard

Neste seu livro, Ken Blanchard e os seus colegas das The Ken Blanchard Companies reuniram os seus conhecimentos e experiências sobre a ciência da Liderança. Este livro é essencial para quem quer ser melhor líder em empresas, organizações e em várias áreas da vida; para quem quer estabelecer os objectivos certos e seguir “uma visão”; para quem quer servir os clientes a um nível superior e delegar poderes para além do seu ego.


Mais vale tarde, do que nunca!

.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Liderança

.


Liderança e Gestão - Cinco lições de ouro.


Lição No.1 - Gestão do Conhecimento
Um homem entra no banho enquanto a sua mulher acaba de sair dele e se enxuga. A campainha da porta toca. Depois de alguns segundos de discussão para ver quem iria atender, a mulher desiste, enrola-se na toalha e desce as escadas. Quando abre a porta, vê o vizinho Bob na soleira. Antes que ela possa dizer qualquer coisa, Bob diz:
- Dou-lhe 800 € se deixar cair essa toalha.
Depois de pensar por alguns segundos, a mulher deixa a toalha cair e fica nua. Bob, então, entrega-lhe os 800 € prometidos e vai-se embora. Confusa, mas excitada com sua sorte, a mulher enrola-se novamente na toalha e volta para o quarto. Quando entra no quarto, o marido grita do chuveiro:
- Quem era?
- Era o Bob, o vizinho da casa ao lado - diz ela.
- Óptimo! Deu-te os 800 € que me estava a dever?

Moral da história:
Se compartilhares informações a tempo podes evitar exposições desnecessárias!!!


Lição No.2 - Chefia e Liderança
Dois funcionários e o gerente de uma empresa saem para almoçar e na rua encontram uma antiga lâmpada a óleo. Esfregam a lâmpada e de dentro dela sai um génio. O génio diz:
- Só posso conceder três desejos, por isso, concederei um a cada um de vós.
- Eu primeiro, eu primeiro - grita um dos funcionários - Queria estar nas Bahamas a pilotar um barco, sem ter nenhuma preocupação na vida!
Puf! E lá se foi.
O outro funcionário apressa-se a fazer o seu pedido:
- Quero estar no Havaí com o amor da minha vida e um provimento interminável de pinas coladas!
Puf e lá se foi.
- Agora você - diz o génio para o gerente.
- Quero que aqueles dois voltem ao escritório logo depois do almoço - diz o gerente.

Moral da História:
Deixe sempre o seu chefe falar primeiro .


Lição Nº 3 - Zona de Conforto
Um corvo está sentado numa árvore o dia inteiro sem fazer nada. Um pequeno coelho vê o corvo e pergunta:
- Posso sentar-me como tu e não fazer nada o dia inteiro?
O corvo responde:
- Claro, por que não?
O coelho senta-se no chão, debaixo da árvore e relaxa. De repente, uma raposa aparece e come o coelho.

Moral da História:
Para ficares sentado sem fazeres nada deves estar sentado bem no alto.



Lição Nº 4 - Motivação
Em África, todas as manhãs, uma gazela ao acordar, sabe que deve conseguir correr mais do que o leão se se quiser manter viva.
Todas as manhãs, o leão acorda e sabe que deverá correr mais do que a gazela se não quiser morrer de fome.

Moral da História:
Pouco importa se és gazela ou leão, quando o sol nascer deves começar a correr.



Lição Nº 5 - Criatividade
Um fazendeiro resolve colher alguns frutos da sua propriedade. Pega num balde vazio e segue para o pomar. No caminho, ao passar por uma lagoa, ouve vozes femininas que provavelmente invadiram as suas terras. Ao aproximar-se lentamente, observa várias raparigas nuas banhando-se na lagoa. Quando elas se apercebem da sua presença, nadam até à parte mais profunda da lagoa e gritam:
- Nós não vamos sair daqui enquanto não se for embora.
O fazendeiro responde:
- Não vim aqui para vos espreitar, só vim dar de comer aos jacarés !

Moral da História:
É a criatividade que faz a diferença na hora de atingirmos os nossos objectivos.



Fonte: Recebido via email.

.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Ad personam

.

Arthur Schopenhauer

Não consigo resistir a partilhar.


No texto "A arte de ter sempre razão", são elencados um conjunto de tópicos ou estratagemas (truques...) que podem (e devem) ser utilizados pelos oponentes de um debate. São 38 no total e o mais importante é mesmo o último.

Neste texto, Schopenhauer faz uma distinção bastante interessante. Uma coisa é argumentar ad hominem, outra é argumentar ad personam.

A primeira consiste em partir das proposições aceites pelo oponente e procurar demonstrar que estão em contradição com outras proposições que ele já concedeu, ou que têm consequências absurdas, ou que são desmentidas por um exemplum in contrarium, ou que simplesmente não são prova do que ele pretende provar.

Isso é diferente de argumentar ad rem, ou seja, de procurar a verdade sobre um dado tema independentemente das concessões do oponente com quem se discute.

Mas argumentar ad personam é ainda outra coisa diferente: neste caso, trata-se de renunciar a todo o tipo de argumentação racional (mesmo que sofística) e atacar simplesmente a pessoa que se pretende levar de vencida. A relação entre o assunto em causa e as características dessa pessoa é obviamente acidental. Pode até tratar-se da pior pessoa do mundo — isso, por si só, nunca implica que não tenha razão. Mas o estratagema de argumentar ad personam consiste precisamente em fazer crer nesse tipo de implicação — em fazer crer que do facto de uma pessoa ter estas ou aquelas características (comprovadas ou não) resulta necessariamente que ela não pode ter razão no assunto que se está a discutir.

A desonestidade intelectual desta forma de argumentar não impede aqueles que a praticam de falar em nome da “ética”.

Infelizmente, estou convencido de que muita gente continua a perfilhar (e a praticar) este último tipo e que aposta tudo na argumentação ad personam.

Quem já abdicou há muito de qualquer tipo de argumentação ad rem, vê-se claramente no facto de basear o seu discurso na absurda ficção de que não há relação entre o que pretende demonstrar/convencer e a realidade que o rodeia, mesmo que (e ainda) consiga reconhecer que errou.


Fontes:
"Roubado" e composto a partir de:
http://simplex.blogs.sapo.pt/139467.html
e também de:
http://cigalhos.blogspot.com/2008/06/arte-de-ter-sempre-razo.html

Outros sites a visitar:
http://plato.stanford.edu/entries/schopenhauer/
http://www.puc-rio.br/pibic/relatorio_resumo2008/resumos/ccs/dir/j_caetano.pdf
http://compare.buscape.com.br/a-arte-de-ter-razao-arthur-schopenhauer-8533621124.html


.