Por aqui e por ali ...

Por aqui e por ali ...
Presente, num espaço magnífico e num tempo de esperança no futuro!
Mostrar mensagens com a etiqueta CANÇÕES. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta CANÇÕES. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

A NOVA MENINA

.

UMA NOVA MENINA CÁ EM CASA...


Desde o dia 09 de dezembro de 2016 que tenho uma nova menina cá em casa, para cuidar, admirar e fazer muitas festinhas ... ;-)




















Guitarra portuguesa. modelo de Coimbra, construída pelo meu querido amigo Manuel Ribeiro durante os anos de 2015 e 2016 na sua casa no Escoural - Cantanhede.

O construtor no momento da entrega




















Pormenores da construção em: 
https://www.facebook.com/manuel.ribeiro.100/media_set?set=a.10207569191368888.1263252027&type=3






























Para quem gosta destas coisas:
  • tampo em espruce
  • fundo/ilhargas em pau santo
  • braço em cedro das honduras
  • escala em ébano
  • leque FANAN
  • cavalete em osso de vaca

Não posso deixar de fazer referência à minha outra menina, que está cá em casa à alguns anos...
Tenho agora duas meninas, a juntar às outras duas, para amar.

Guitarra da direita construída por Fernando Meireles, 1989













Agora, só para que fiquem com água na boca.... deixo-vos com uma pequena pérola.
O Mestre e amigo Paulo Soares, a quem não posso deixar de agradecer mais uma vez pela sua eterna paciência para me aturar ...



Nota: A fraca qualidade da gravação, que não da execução, apenas a mim se fica a dever. Desde já o meu pedido de desculpas ao executante e ao construtor.

.


segunda-feira, 29 de junho de 2015

Serenata Monumental - Coimbra

.

Sábado | Meia Noite | Sé Velha | Coimbra!!!






















A não faltar, evidentemente ....


Links:
https://www.facebook.com/SerentaMonumentalDosAntigosEstudantesDeCoimbra?ref=hl
http://www.fadoaocentro.com/pt

.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

COMEMORAR O 25 DE ABRIL

.

Associação de apoio social e desenvolvimento das Casas Novas - Coimbra.

O Grupo Canto a Coimbra (Canções de Coimbra), a comemorar o 25 de abril, no jantar de beneficiência do Cultural - Associação de apoio social e desenvolvimento das Casas Novas, em Coimbra. 

Canto a Coimbra - Canções de Coimbra
Da esq. para a direita: Alfredo Mimoso, Fernando Ramos, 
Fernando Paulo e Henrique Simões.















A nossa modesta contribuição para uma nobre causa, que muito nos honra e orgulha,


A associação Cultural, das Casas Novas, é uma Organização sem fins lucrativos.

Aspecto geral da sala de convívio:













A Associação tem sede na Rua da Fonte dos Carvalhos, Casas Novas/ Casal Bemposta, na Freguesia São Martinho do Bispo - Coimbra.

Podem consultar mais informações em:
https://www.facebook.com/pages/Cultural-Casas-Novas/138100562872999?sk=timeline


Contacto do grupo Canto a Coimbra (Canções de Coimbra):
cantoacbr@gmail.com

.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

UM AMIGO, MESTRE!!!

.

Paulo Jorge de Figueiredo Marques Soares
(JóJó, para os amigos)

(Disclaimer/Conflito de interesses: O extraordinário ser humano de que vos vou falar a seguir faz o favor de ser meu amigo e portanto tenho o dever de tentar ser o mais imparcial possível. 
Nada fácil, tratando-se de quem é!!).



Tendo nascido em Coimbra 12 dias depois de mim, acabei apenas por o conhecer enquanto colega do curso de engenharia eletrotécnica da universidade de coimbra, no já longínquo ano de 1987 (sendo eu caloiro e ele já mais adiantado na hierarquia da praxe).

Queima das Fitas - 1991















Curso que aliás deixou a meio para se dedicar à música, em geral, e à guitarra de Coimbra (Guitarra Portuguesa), em particular. 

Caricatura por José Maria Oliveira
Fez parte, entre outros, da Tuna Académica da Universidade de Coimbra, da Seção de Fado da UC (e dos respetivos grupos de Fado e Estudantina), do Orfeon Académico de Coimbra, do Coro Misto da Universidade de Coimbra.

Fundou e liderou o grupo Praxis Nova, tendo tocado em inúmeros espetáculos e Serenatas de Queima das Fitas e outras festas académicas (em Coimbra e em outras Academias, em especial no Porto).

Já participou em diversos programas televisivos como solista e como acompanhador, em repertório de Coimbra, Lisboa e composições instrumentais de outrem e de sua autoria e tem andado a dar a volta ao mundo, atuando em países como Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Holanda, Áustria, Finlândia, Marrocos, Hungria, África do Sul, Suíça, Brasil, Estados Unidos da América, etc. Tocou na Assembleia da República Portuguesa na cerimónia comemorativa dos 700 anos da Universidade de Coimbra.

Foi o primeiro professor na história de Portugal a ensinar Guitarra Portuguesa nos Conservatórios Oficiais, abrindo os cursos de Guitarra Portuguesa do Conservatório de Música de Coimbra (1997) e do Conservatório de Música do Porto (2002).

T
Tem tocado com diversos artistas tais como Mariza, Dulce Pontes, Pedro Caldeira Cabral, Artur Caldeira, Juan Carlos Romero (Espanha), Susana Seivane (Galiza), Arrigo Cappelletti (Itália), Jeanni Coscia (Itália), Elios e Boulou Ferré (França), Maria Betânia (Brasil), Pedro Ferreira (USA), etc.

Já participou em diversos Festivais, dos quais se destacam o Festival de Guitarra Portuguesa da EXPO 98, o prestigiado Festival de Guitarra de Santo Tirso, o Festival de Jazz de Montreux (Suiça), Festival L’Eté des Orangers (Marrocos), o Festival da Guitarra de Coimbra, integrado na Coimbra Capital Nacional da Cultura 2003, o de Saltarua (Itália), o Festival de Guitarra de Sernancelhe, os Encontros de Guitarra de Oliveira da Bairro, etc.

Refira-se ainda a propósito do I Festival da Guitarra de Coimbra (2003) atrás referido, que foi não só o seu criador e diretor artístico, como interpretou de forma magistral, conforme críticas unânimes da época, um conjunto alargado de peças do Mestre Octávio Sérgio. Foi um momento único na nossa cultura, especialmente em Coimbra.

Elaborou e editou também dois livros para guitarra portuguesa.

O Método de Guitarra Portuguesa Vol. 1 (1997) – Bases para a Guitarra de Coimbra, que é “apenas” o primeiro livro sobre guitarra de Coimbra alguma vez escrito e que foi aprovado oficialmente pelo Ministério da Educação. Inclui algumas peças (com tablatura) de Carlos Paredes.

Como o próprio autor refere, este livro ocupa-se das bases da Guitarra de Coimbra, entendida como um conjunto especial de técnicas de utilização do instrumento.

É um documento fundamental na consolidação teórico/prática de todos aqueles que o pretendem manusear de forma consolidada e sustentável, sendo mesmo aconselhável a meros curiosos.

Por outro lado, a forma sistematizada e lógica como o incremento gradual do nível de exigência/profundidade de transmissão dos conhecimentos é apresentado, permite também que o aluno possa ajustar às suas necessidades ou disponibilidade de tempo, a respetiva aprendizagem. ISBN – 972-97496-0-4.

O Método de Guitarra Portuguesa Vol. 2 (2007) – O Domínio dos Acordes, onde é apresentado um conjunto completíssimo, incluindo a devida fundamentação teórica, com escalas completam e mapas exaustivos dos acordes da guitarra de coimbra.

Leitura imprescindível para quem pretende (não só, mas também) acompanhar as canções de coimbra e outras trovas.

Todos os diagramas são a cores, em grafismo claro e autoexplicativo, próprio de um profundo conhecedor das técnicas de formação e aprendizagem.

Se desejam aprender a tocar o instrumento de forma sólida e correta, em que os avanços na aprendizagem são verificáveis, usem e abusem deste método de guitarra portuguesa.

Mesmo para os preguiçosos e com pouco “ouvido” como eu. ISBN – 978-972-97496-1-2.

Ambos os livros podem ser adquiridos/encontrados junto do autor (paulosoaresjojo@gmail.com), nos locais habituais (bibliotecas, livrarias, etc), ou na internet.

Editou também, em 2009, um CD/Livro multilingue onde é relatado o fenómeno da Guitarra Portuguesa e da sua ligação cultural à Universidade de Coimbra como um dos motores da preservação e desenvolvimento do instrumento. Obra importante, pois este fenómeno não se encontrava documentado.

O Livro inclui um CD áudio, com várias e diversificadas composições, abarcando vários compositores, ao longo de cerca de 100 anos de arte.

É uma antologia de peças da Guitarra de Coimbra, verdadeira historiografia de temas emblemáticos, acrescida de alguns interessantíssimos originais do genial guitarrista.

Convido todos vós a escutar as soberbas interpretações constantes do CD, especialmente as de sua autoria, plenas de capacidade técnica e abundantes de expressões e emoções tão características da nossa música e, mormente, deste património musical. Algumas delas são composições ainda do tempo de estudante universitário, geniais e frescas como só a juventude nos sabe providenciar.

Além de tudo o resto, tem desenvolvido ao longo dos anos uma ação de pedagogo e mestre da nossa Guitarra de Coimbra, quer enquanto professor de guitarra, quer enquanto dinamizador de toda a temática a ela ligada, contando inclusive já com ex-alunos seus como professores e executantes, nos mais variados grupos e géneros musicais espalhados pelo pais e no estrangeiro. 
Este vasto curriculum como músico e como pedagogo da nossa Guitarra de Coimbra, transforma-o num artista que todos nos habituámos a respeitar como um dos melhores e mais vibrantes guitarristas da atualidade, um grande Mestre na nobre arte da guitarra portuguesa. 

A escola de Paulo Soares está por todo o lado e certo é que, por onde passa, não deixa ninguém indiferente e a sua obra é (e será, também para as gerações vindouras) de inegável valor.

Se a Guitarra de Coimbra é de todos nós, o JóJó passou a sê-lo também!


Esta é pois uma pequeníssima referência, para o tamanho enorme de quem é Paulo Soares – aqui e além-fronteiras. Mais do que uma pequena e singela homenagem, este texto é um muito obrigado pelo magnífico trabalho que tem vindo a desenvolver e as amizades que vai cultivando.















Eu por mim vou tentando chateá-lo o máximo que posso, pois cada interação é sempre uma experiência maravilhosa.
Obrigado JóJó.


Fernando Paulo D. Ferreira
Coimbra, abril de 2015


Algumas das fontes consultadas:
www.paulosoares.com
http://guitarradecoimbra.blogspot.pt
http://blog.cantosevariacoes.pt/2010/06/paulo-soares-jojo.html
http://amusicaportuguesa.blogspot.pt/2011/03/paulo-soares.html
https://www.youtube.com/watch?v=8cYXtB_5xOk
https://www.youtube.com/watch?v=Bp3RjW2k-_4
https://www.youtube.com/watch?v=uJndNSp9g3A
https://www.youtube.com/watch?v=EZzi7c9GucQ
https://www.youtube.com/watch?v=wocZYggmplQ
https://www.youtube.com/watch?v=6gYwkNny5kE
https://www.youtube.com/watch?v=wjJizEEsh4k
https://www.youtube.com/watch?v=jjIcfFvHI8A
http://www.portaldofado.net/content/view/2141/329/
http://lazer.publico.pt/festivais/76201_i-festival-da-guitarra-de-coimbra#
.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Serenata Monumental dos Antigos Estudantes

.

A III Serenata Monumental dos Antigos Estudantes acontece a 12 de julho, sábado, no Largo da Sé Velha, em Coimbra.











Todos já experimentaram a magia de uma serenata monumental do alto das escadas da Sé Velha. Agora estão de volta para fazerem regressar essa magia, não em maio, mas em julho.

A III Serenata Monumental dos Antigos Estudantes acontece a 12 de julho, no Largo da Sé Velha, para repetir o êxito das duas primeiras edições e superar as quatro mil pessoas que, em 2013, quiseram fazer parte de uma tradição que se constrói em cada ano, num encontro sempre renovado de gerações de antigos estudantes de Coimbra.










Integrada no programa das Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel, a Serenata Monumental dos Antigos Estudantes volta a ter a organização do Fado ao Centro®. E a participar estarão apenas grupos de fado compostos por antigos estudantes de Coimbra, que irão recriar alguns momentos inesquecíveis das muitas Serenatas Monumentais da Queima das Fitas que já viveram e que foram marcando décadas e gerações de estudantes.

Nesta III Serenata Monumental dos Antigos Estudantes participam os grupos Praxis Nova (anos 80), Alma Mater (anos 90), Capas Negras (anos 90), o Grupo de Fado da Tuna Académica da Universidade de Coimbra (anos 90) e ainda o Grupo de Fado da Escola de Música do Fado ao Centro (a representar o que hoje se faz de novo no fado de Coimbra).

Oportunidade única de reencontro para muitos dos que passaram por Coimbra e nunca esqueceram o que é ser estudante numa cidade que marca como poucas, a Serenata Monumental dos Antigos Estudantes vai-se afirmando enquanto referência no calendário cultural da cidade, ajudando a construir um património agora reconhecido da Humanidade também por ser muito mais do que a riqueza dos seus monumentos.


No ano passado foi assim a Serenata dos ANTIGOS ESTUDANTES de COIMBRA:

https://www.youtube.com/watch?v=OcHozAW71mk


A serenata será transmitida em direto no Coimbra Canal e no MEO Kanal.

A visitar:
- http://kanal.pt
- http://www.coimbracanal.com
- http://www.fadoaocentro.com


Fonte:
www.facebook.com/SerentaMonumentalDosAntigosEstudantesDeCoimbra?fref=nf
.

quinta-feira, 27 de março de 2014

QUEIMA DAS FITAS

.

"Capa negra usei, por Coimbra me apaixonei"
























Cartaz oficial e lema da Queima das Fitas de Coimbra 2014.
O cartaz representa a irreverência dos estudantes de Coimbra e a construção da Universidade.

 .

quinta-feira, 4 de julho de 2013

COIMBRA

.
A propósito ...



sexta-feira, 21 de junho de 2013

SERENATA EM COIMBRA

.

SERENATA MONUMENTAL DOS ANTIGOS ESTUDANTES DE COIMBRA - SÉ VELHA.

É já no próximo dia 06.JULHO.2013, às 24h que se realiza a Serenata mais esperada do ano, a "SERENATA MONUMENTAL DOS ANTIGOS ESTUDANTES DE COIMBRA" na Sé Velha, um evento criado pelo Fado ao Centro®.


Depois do sucesso da primeira edição em 2012, foram muitos os músicos que confirmaram desde cedo a sua presença nesta edição de 2013. OBRIGADO!
























Fonte:  https://www.facebook.com/pages/Fado-ao-Centro/146236168743730?hc_location=stream

.

domingo, 7 de abril de 2013

MUSICA POPULAR

.

MENINA ESTÁS À JANELA.

Uma introdução à musica popular, com arranjo de António Portugal.














.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

ADEUS

.

Luiz Goes (1933 - 2012)

De seu nome completo, Luiz Fernando de Sousa Pires de Goes, nasceu em Coimbra a 5 de Janeiro de 1933. Faleceu ontem!
Foi hoje a enterrar no Cemitério da Conchada em Coimbra.



Deixo aqui um relato emocionado da cerimónia do enterro:

«« Olha, Luiz, foi muito digno o funeral.
Santa Cruz cheia. As portas abertas de par e par.
Doutores e futricas, povo simples e autoridades, malta das canções e da bola. O Octávio, o Pato, o Moura, os Campos, o Belo e o Marques. Amigos conhecidos, gente anónima. O Edmundo.
No final, o Polybio deu-te um abraço em nome dos colegas de curso, o Carlos conseguiu declamar por entre as lágrimas aquele poema que costumavam cantar juntos.
A Academia esteve representada ao mais alto nível e foram eles que te colocaram por cima a bandeira da Associação.
Cumpriu-se também o teu outro desejo: ouviu-se o «Ó Coimbra do Mondego / E dos amores que eu lá tive...». (Olha, desculpa, disseste que não querias choraminguices, mas eu chorei como uma Maria Madalena, de pé, que o momento era sagrado).
Estava muito calor e várias dezenas de pessoas ao sol no Largo de Sansão. A malta despediu-se de ti à porta da igreja com um F-R-A. E quando o carro fúnebre começou a andar, mesmo atrás de mim, ali para o lado da Carmina, uma jovem já entradota na idade enviou-te um sonoro «Adeus, querido!». E o companheiro dela, não sei de circunstância se da vida, acrescentou de imediato «Faz boa viagem, pá!». Era a Coimbra futrica a saudar-te, coração aberto, alma ao léu.
Foste chorado por muitos daqueles que te admiravam; ou melhor, que te amavam. Porque tu eras, és, a nossa voz. O Alcoforado não tirou os óculos escuros na hora e meia dentro da igreja. E à saída muitos eram os olhos moídos pelas lágrimas. Mas olha, Luiz, acho que quem chorou mais foi o Carlos, esse, esse mesmo, o teu "irmão" das últimas duas décadas.
E pronto. Como bem sabes, partiu o meu ídolo de criança, que só conheci pessoalmente já bem adulto. Mas ficou o Amigo com quem depois tive o privilégio de conviver por aqui e por ali.
Um dia destes reencontramo-nos, Luiz, está bem?  »»

Texto de Mário Martins, publicado hoje no facebook.

========================================

Para mim uma das maiores vozes de Coimbra de sempre.

E a mais bela composição:

http://www.youtube.com/watch?v=EXaiJm6W3i0

http://www.youtube.com/watch?v=5oDkmwTlrR0&feature=related


E uma SINGELA, mas SENTIDA HOMENAGEM em:

http://www.rtp.pt/noticias/?article=588191&layout=122&visual=61&tm=4

.

domingo, 19 de agosto de 2012

Um HINO á ALEGRIA

.

ESPETACULAR!


Basta um click para ver algo, de todos e para todos!


... Passe a publicidade, claro.

.

domingo, 22 de julho de 2012

IMAGENS

.

Da minha cidade.


Coimbra, por Francisco Pedro


















Com um estuário tão lindo e umas margens tão mal aproveitadas .....

.







terça-feira, 20 de março de 2012

QUEIMA DAS FITAS - COIMBRA 2012

.

SEJAM BEM-VINDOS A COIMBRA!







Especialmente, mas não só.

Consultem:  http://www.queimadasfitas.org/

.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Encontros Internacionais da Guitarra Portuguesa

.

Orquestra Clássica do Centro


De 7 a 15 de Outubro irão decorrer os V Encontros Internacionais da Guitarra Portuguesa. 
«Assumimos a importância em atribuir um novo protagonismo à guitarra, nomeadamente a guitarra de Coimbra, como factor identitário e transversal a várias gerações. 
A guitarra é assim apresentada nas suas várias facetas, procurando mais uma vez demonstrar a sua versatilidade, o seu potencial, num programa que inclui, entre outros momentos, as homenagens a Octávio Sérgio, a participação dos guitarristas Bruno Costa e Paulo Figueiredo, o espectáculo “A guitarra e o canto”, com a participação de Virgílio Caseiro e o Grupo Cancioneiro de Coimbra, a participação da Tuna Académica de Medicina da Universidade de Coimbra, a participação de Doc Rossi ou de António Eustáquio no Guitolão.»
  Fonte: http://www.facebook.com/pages/Orquestra-Cl%C3%A1ssica-do-Centro/176278047024

sábado, 21 de maio de 2011

Guitarra Portuguesa

.

E não só!!!

Mais uma excelente actuação do Jójó, desta vez em "casa".
Está como o vinho do Porto, quanto mais velho .....


        
Programa do evento

 







É sempre extraordinário ver e ouvir alguém tocar um instrumento, quando isso também lhe dá um enorme e visível prazer.

Aproveitem e passem por lá, não só virtualmente na web em  http://casadaescrita.cm-coimbra.pt/   mas também, e principalmente, fisicamente.
Vão ter uma pequena surpresa...

.

domingo, 25 de abril de 2010

Canção de Coimbra

.


UMA DEFINIÇÃO.


Jorge Cravo, cultor da Canção de Coimbra, em mais uma crónica relacionada com a problemática da Guitarra e do Canto de Coimbra.



Fonte: Jornal "Diário de Coimbra" de 12 de Abril de 2010.

.