Para memória futura ...
Deixo-vos duas pequenas notas, que julgo muito interessantes.
Nota 1. No recente CO nº 105 da FPF, Conclusões dos cursos de aperfeiçoamento e actualização da presente época, é feita uma referência a um assunto ao qual tenho tentado fazer passar uma mensagem de extrema importância. Fico pois satisfeito que a FPF venha ao encontro das minhas ideias.
Refiro-me à questão da GESTÃO DO JOGO em detrimento da aplicação, pura e simples, das leis e regulamentos.
Transcrevo: « 6. Controlo Disciplinar - Gestão dos jogadores. Foi frisada a importância de uma boa Gestão dos jogadores como instrumento fundamental na pro atividade necessária a uma boa arbitragem. A demonstração de uma forte personalidade transmitida através de uma correta forma de comunicação (calma e serena, mas assertiva) constitui sem dúvida um ponto importante na atuação de um árbitro.»
Nota 2. No âmbito de uma sessão técnica organizada pelo NAF Marques Bom, no início desta época, foi colocada a seguinte questão, para a qual ainda não existe uma resposta oficial (leia-se FPF).
«Na zona de meio campo (para facilitar), dois defesas de uma equipa cometem, simultaneamente, uma infração sobre dois adversários diferentes, mas da mesma gravidade (com a bola em jogo) - por exemplo, cada um dá uma bofetada num adversário. O que fazer?»
Como sabem a lei diz que se forem de gravidade diferente, pune-se a mais grave. O problema é que neste caso são da mesma gravidade....
Recentemente coloquei a questão a uns amigos, inseridos no seio da hierarquia desportiva, cuja opinião (que coincide com a minha) agora partilho convosco.
- Quanto á punição disciplinar não há dúvida (deverá ser exibido o respectivo cartão vermelho aos infractores). Quanto à punição técnica, é livre directo. Quanto ao local, o que for mais penalizante para essa equipa.
Em todo o caso, ainda aguardo a resposta oficial (FPF) a esta questão.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário