Por aqui e por ali ...

Por aqui e por ali ...
Presente, num espaço magnífico e num tempo de esperança no futuro!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Provas FPF - II

.


TESTE PRÁTICO

Apresenta-se de seguida o teste de Elaboração do Relatório Técnico (versão 2009/2010).
Aceitam-se sugestões de preenchimento ....


JOGO Nº 123456789 - ALGUIDARES DE CIMA / ALGUIDARES DE BAIXO
PROVA: TAÇA DE PORTUGAL
ESTÁDIO: 25 DE ABRIL
LOCALIDADE - ALGUIDARES DE CIMA
DATA: 29 DE FEVEREIRO DE 2009, PELAS 15 HORAS
ÁRBITRO: JOAQUIM DAS FARTURAS (AF ALGUIDARES)

Durante o jogo tomou nota de alguns acontecimentos que ocorreram relativamente à actuação do árbitro. Recorda—se também dos aspectos mais importantes do trabalho realizado pela equipa de arbitragem. É chegado o momento de se concentrar sobre os elementos de que dispõe para reflectir em que alíneas do relatório têm incidência e decidir a sua influência negativa ou positiva na determinação das notações a atribuir. Com esses elementos, que a seguir se descrevem, elabore o seu relatório, respeitando as instruções constantes do Guia do Observador.

APONTAMENTOS:
1. 7 minutos de jogo
Numa falta assinalada pelo AA1, mesmo junto dele, atravessou todo o campo para ir colocar um jogador à distância, quando devia ter deixado ao assistente essa função.
2. 19 e 34 minutos da 1ª parte
Em dois pontapés-livres junto à bandeirola de canto (19 e 34 m da 1ª parte), na sua diagonal, foi colocar-se dentro da área de grande penalidade, em vez de se colocar fora da área, na zona do árbitro.
3. 18 minutos da 2ª parte
Assinalou uma grande penalidade contra a equipa visitante, que estava em vantagem desde a primeira parte, estabelecendo a igualdade no marcador 1-1. Quando apontou a marca da grande penalidade, por mão do jogador nº 10 do Alguidares de Cima, deixou-se rodear por vários jogadores dessa equipa, com relevo para o nº 10 que protestava insistentemente essa decisão, tendo muita dificuldade em se libertar deles. O árbitro assistente desse lado — n° 2 — não o ajudou, tendo ficado imóvel na linha lateral.
4. 47 minutos da 2ª parte
Expulsou com vermelho directo o guarda-redes do Alguidares de Cima porque, ao sofrer uma carga de um avançado do Alguidares de Baixo, que o árbitro não considerou por ter ficado na posse da bola, reclamou de forma exuberante e injuriosa a decisão do árbitro, o que o levou a interromper o jogo. Expulsou também o nº 11 do Alguidares de Cima por segundo amarelo e ainda um elemento do banco, pareceu-me o Delegado, ambos por protestos durante um pequeno periodo de confusão que se gerou após aquela decisão, perto do final, já nos 5 minutos de compensação.
5. 47 minutos da 2ª parte
Após as expulsões, a bola foi colocada no local da infracção para a marcação do respectivo pontapé-livre indirecto. 0 árbitro preparava-se para formar a barreira, começando a contar os passos, sem que a equipa do Alguidares de Cima tivesse guarda-redes, pois o suplente aguardava a meio campo a substituição por um colega de equipa, sendo o assistente nº 1 que o alertou para a falta de guarda-redes. Finalmente o livre foi cobrado e dai sem outras consequências.
6. Entre as advertências que fez, todas no decorrer da 2ª parte e quase todas por protestos infundados, contam-se as seguintes:
Alguidares de Baixo - nº 9 aos 10 m
Alguidares de Cima - nºs 11, 4 e 21 aos 15, 48 e 49 minutos, respectivamente.

IDEIAS GERAIS SOBRE A ACTUAÇÃO DO ÁRBITRO:
7. O jogo decorreu num dia de sol, com um clima agradável, que permitiu um terreno em condições satisfatórias para se jogar. O público, em reduzido numero, não levantou problemas. O resultado final foi a vitória tangencial da equipa da casa por dois golos a um.
8. O árbitro possui uma imagem agradável e simples que irradia simpatia. Fisicamente apresentou uma boa condição física, acompanhando o jogo até final, com boas acelerações, mudanças de velocidade e direcção e recuperações atempadas, sem se notarem quebras de relevo, desenvolvendo uma diagonal dentro dos parâmetros normais de exigência.
9. Tecnicamente, o jogo não foi difícil, sendo jogado a uma velocidade moderada e verificando-se um numero de faltas dentro do normal. No entanto, tem de evoluir, intervindo menos vezes, pois apita a tudo, parando o jogo demasiadas vezes, não querendo dizer que tenha errado, pois não detectei falhas que justificassem referência. Cumpriu as regras para as substituições e assistência a jogadores lesionados, bem como as normas regulamentares.
10. Disciplinarmente, durante a 1ª parte o jogo decorreu com normalidade, mas ao longo da 2ª parte tornou-se dificil pois os jogadores, sobretudo os visitantes, dificultaram a tarefa do árbitro, contestando algumas decisões, com especial relevo para a grande penalidade e para os minutos finais, muito complicados.


CORREÇÃO:
Alínea / Cotação
===== =======
Cabeçalho / 4
1
/ 9
2 / 9
3 / 9
4 / 9
5 / 10
6 / 9
7 / 15
8 / 10
9 / 10
10 / 6
TOTAL = 100 pontos

.

Sem comentários: