Por aqui e por ali ...

Por aqui e por ali ...
Presente, num espaço magnífico e num tempo de esperança no futuro!

terça-feira, 30 de outubro de 2012

UEFA

.

CONCLUSÕES DOS CURSOS DA UEFA
30.JAN a 2.FEV.2012



No seguimento de um post anterior sobre este assunto (apesar de ainda não poder ser aplicada em Portugal), julgo de toda a importância divulgar esta valiosa informação para a arbitragem.
 Deixo por isso aqui algumas notas, retiradas das conclusões, que considero mais importantes:


REUNIÃO - ORGANIZAÇÃO:
Só o 4º Árbitro e o Observador do Árbitro estarão presentes na reunião de organização antes do jogo. O árbitro deve ficar contactável para poder responder a alguma questão que surja. As decisões tomadas nesta reunião serão finais.

CUIDADOS:
Foi lembrada aos árbitros a necessidade de manter extremos cuidados no uso das redes sociais (Facebook, Twitter, etc).

CORTE DE CLARA OPORTUNIDADE DE GOLO:
Quando o guarda-redes comete uma falta contra o atacante numa situação de "um para um" a sanção mais apropriada, na maior parte dos casos, é o cartão vermelho (apenas em situações excepcionais, quando o atacante se move claramente para uma posição de onde não tem muitas hipóteses de marcar, poderá ser exibido um cartão amarelo).

FALTA POR MÃO NA BOLA:
Quando um jogador é penalizado por "mão" quando a bola se dirige para a baliza, em jogo aberto ou na sequência de um livre (pontapé para a baliza), o jogador deve ser advertido. Quando um jogador é penalizado devido a "mão" quando a bola é cruzada para a área de grande penalidade, normalmente não é necessária uma sanção disciplinar, a não ser que o dito jogador evite que a bola chegue ao adversário ou a falta anule um ataque prometedor.

CONFRONTOS/RODEAR O ÁRBITRO:
Jogadores que assediam o árbitro com protestos ou tentativas de o influenciar, rodeando-o (para, por exemplo, advertir ou expulsar um jogador da outra equipa), pelo menos um jogador deve ser advertido (normalmente o mais ativo ou agressivo).
Se um jogador corre de muito longe para um dos árbitros para protestar, também deve ser advertido.

E no final do documento:
UEFA’s Referee Committee would like to ask all referee observers to take notice of this information and to pay particular attention to ensure the above instructions and guidelines are uniformly and consistently applied.

.

Sem comentários: