Por aqui e por ali ...

Por aqui e por ali ...
Presente, num espaço magnífico e num tempo de esperança no futuro!

segunda-feira, 24 de junho de 2013

COIMBRA É DA HUMANIDADE

.

COIMBRA É NOSSA, MAS TAMBÉM DO MUNDO...

Desde sábado que a Universidade de Coimbra, a Alta e a rua da Sofia passaram a ser, oficialmente,
Património da Humanidade. 















Adicionar legenda















Já se sabia que foram os portugueses a levar as espingardas e a pólvora para o Japão. Anteontem, em Phnom Penh, histórica capital do Camboja, ficou a saber-se que foi a expansão lusitana que fez entrar a malagueta na gastronomia tailandesa.

Todavia, a inscrição do conjunto patrimonial na lista de bens classificados pela UNESCO vai muito para além das pedras e, até, da vida que as vive. O que, no Camboja, acabou votado de forma unânime por representantes de 31 países foi, acima de tudo, o reconhecimento da Universidade de Coimbra como símbolo inequívoco da cultura portuguesa e da sua difusão e capacidade de influenciar o mundo.

Com esta distinção, a Universidade de Coimbra tornou-se no 16.º local em Portugal classificado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade. 

Integram a lista os centros históricos de Angra do Heroísmo, Évora, Porto e Guimarães, o Mosteiro da Batalha, o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, bem como o Convento de Cristo, em Tomar.

Portugal conta igualmente com a Paisagem Natural de Sintra, os sítios pré-históricos de Arte Rupestre do
Vale do Rio Côa e de Siega Verde, a Floresta Laurissilva da Madeira, o Alto Douro Vinhateiro, a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico e a maior fortificação abaluartada do mundo, em Elvas, como património mundial da UNESCO.


Fonte: Jornal "as Beiras", edição de 24/6/2013.
.

Sem comentários: