Por aqui e por ali ...

Por aqui e por ali ...
Presente, num espaço magnífico e num tempo de esperança no futuro!

domingo, 2 de março de 2014

LEIS DO JOGO

.

128ª REUNIÃO IFAB.


O International Football Association Board (IFAB) reuniu-se neste sábado na sede da FIFA, em Zurique, para a sua Assembleia Geral Anual.













Tratou-se da 128ª assembleia realizada desde a criação do IFAB, em 1886, e a primeira desde a histórica reunião do dia 13 de janeiro de 2014, a qual marcou o início de uma nova era para o órgão encarregado de atuar como guardião das Regras do Jogo, que passou a ser reconhecido como uma associação independente nos termos do Código Civil Suíço.

 











Blatter abriu os trabalhos destacando a importância da nova estrutura do IFAB, com dois painéis consultivos — um técnico e outro dedicado ao futebol — que garantirão uma abordagem mais proativa e ampliarão o processo de consulta junto a integrantes de diversas áreas do mundo do futebol a fim de auxiliar a entidade antes da aprovação das decisões.

Com relação às Leis do jogo, o IFAB aprovou a modificação da interpretação da Lei 4 ("Equipamentos dos Jogadores"), especificando as normas pelas quais atletas de ambos os sexos agoram podem usar adereços na cabeça.

A Lei 4 também foi modificada a fim de esclarecer que tanto o equipamento obrigatório quanto as roupas de baixo não podem conter nenhum tipo de slogan, declaração ou imagem. Anteriormente havia diferenças entre o que podia ser exibido nos itens do equipamento básico e nas roupas de baixo. Portanto, o IFAB aprovou o esclarecimento a fim de implementar uma abordagem mais consistente e fácil de regulamentar.

Já quanto à proposta da UEFA de adotar a suspensão temporária durante o jogo no futebol amador (a exemplo do que acontece em esportes como hóquei no gelo, rúgbi e handebol), o IFAB concordou que as experiências devem continuar, sob controle seu, e que os painéis consultivos debaterão a questão.

A UEFA também apresentou uma proposta retirando o cartão vermelho aplicado por faltas que impeçam uma oportunidade clara de golo adversário dentro da área. O IFAB reconheceu que a chamada "tripla punição" vem sendo intensamente discutida, inclusive levando em conta a preocupação de que o cancelamento das expulsões acarretaria atitudes desleais — conforme acontecia sob a antiga redação da Lei 12 ("Faltas e Conduta Antidesportiva") com relação às faltas passíveis de expulsão. Foi decidido que os painéis consultivos deverão estudar o assunto e analisar maneiras de tornar a Lei 12 mais clara.

O IFAB também instruirá os dois painéis consultivos a discutir a Lei 12 no que diz respeito ao toque de mão na bola, mediante proposta inicial da Federação Galesa de Futebol, e emitir parecer quanto à eventual necessidade de mudança. 

Após um debate sobre o possível uso de replays para auxiliar a arbitragem, o IFAB manteve a posição de que a tecnologia deve ser permitida somente para incidentes relacionados à linha do golo, já que se trata de uma decisão envolvendo um simples sim ou não. Existem preocupações de que a adoção dos replays retarde o andamento das partidas ou aumente o número de interrupções.

Por fim, foi aprovada uma proposta do Subcomitê Técnico pela qual o IFAB nomeará um grupo para revisitar a estrutura e o formato das Regras do Jogo, incluindo mudanças como a incorporação de um glossário, o qual ajudará a esclarecer a formulação das regras. Por exemplo, desde que a Lei 8 ("Início e einício do jogo: bola ao solo") foi modificada na 126ª Assembleia Geral Anual do IFAB, em março de 2012, ainda existe discussão quanto à interpretação da palavra "direto". Na sessão de hoje, o IFAB apontou que o novo glossário auxiliará a melhor definir a redação neste e noutros casos.

As alterações das Regras do Jogo aprovadas na assembleia de hoje entrarão em vigor no dia 1º de junho de 2014, levando em consideração a Copa do Mundo da FIFA 2014.

A 129ª Assembleia Geral Anual do IFAB será realizada em Belfast, na Irlanda do Norte, entre os dias 27 de fevereiro e 1 de março de 2015.

Fonte: www.fifa.com

Conferência de imprensa em:  http://pt.fifa.com/aboutfifa/organisation/video/video=2284575/index.html

.

Sem comentários: