Por aqui e por ali ...

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sexta-feira, 17 de abril de 2015

UM AMIGO, MESTRE!!!

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Paulo Jorge de Figueiredo Marques Soares
(JóJó, para os amigos)

(Disclaimer/Conflito de interesses: O extraordinário ser humano de que vos vou falar a seguir faz o favor de ser meu amigo e portanto tenho o dever de tentar ser o mais imparcial possível. 
Nada fácil, tratando-se de quem é!!).



Tendo nascido em Coimbra 12 dias depois de mim, acabei apenas por o conhecer enquanto colega do curso de engenharia eletrotécnica da universidade de coimbra, no já longínquo ano de 1987 (sendo eu caloiro e ele já mais adiantado na hierarquia da praxe).

Queima das Fitas - 1991















Curso que aliás deixou a meio para se dedicar à música, em geral, e à guitarra de Coimbra (Guitarra Portuguesa), em particular. 

Caricatura por José Maria Oliveira
Fez parte, entre outros, da Tuna Académica da Universidade de Coimbra, da Seção de Fado da UC (e dos respetivos grupos de Fado e Estudantina), do Orfeon Académico de Coimbra, do Coro Misto da Universidade de Coimbra.

Fundou e liderou o grupo Praxis Nova, tendo tocado em inúmeros espetáculos e Serenatas de Queima das Fitas e outras festas académicas (em Coimbra e em outras Academias, em especial no Porto).

Já participou em diversos programas televisivos como solista e como acompanhador, em repertório de Coimbra, Lisboa e composições instrumentais de outrem e de sua autoria e tem andado a dar a volta ao mundo, atuando em países como Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Holanda, Áustria, Finlândia, Marrocos, Hungria, África do Sul, Suíça, Brasil, Estados Unidos da América, etc. Tocou na Assembleia da República Portuguesa na cerimónia comemorativa dos 700 anos da Universidade de Coimbra.

Foi o primeiro professor na história de Portugal a ensinar Guitarra Portuguesa nos Conservatórios Oficiais, abrindo os cursos de Guitarra Portuguesa do Conservatório de Música de Coimbra (1997) e do Conservatório de Música do Porto (2002).

T
Tem tocado com diversos artistas tais como Mariza, Dulce Pontes, Pedro Caldeira Cabral, Artur Caldeira, Juan Carlos Romero (Espanha), Susana Seivane (Galiza), Arrigo Cappelletti (Itália), Jeanni Coscia (Itália), Elios e Boulou Ferré (França), Maria Betânia (Brasil), Pedro Ferreira (USA), etc.

Já participou em diversos Festivais, dos quais se destacam o Festival de Guitarra Portuguesa da EXPO 98, o prestigiado Festival de Guitarra de Santo Tirso, o Festival de Jazz de Montreux (Suiça), Festival L’Eté des Orangers (Marrocos), o Festival da Guitarra de Coimbra, integrado na Coimbra Capital Nacional da Cultura 2003, o de Saltarua (Itália), o Festival de Guitarra de Sernancelhe, os Encontros de Guitarra de Oliveira da Bairro, etc.

Refira-se ainda a propósito do I Festival da Guitarra de Coimbra (2003) atrás referido, que foi não só o seu criador e diretor artístico, como interpretou de forma magistral, conforme críticas unânimes da época, um conjunto alargado de peças do Mestre Octávio Sérgio. Foi um momento único na nossa cultura, especialmente em Coimbra.

Elaborou e editou também dois livros para guitarra portuguesa.

O Método de Guitarra Portuguesa Vol. 1 (1997) – Bases para a Guitarra de Coimbra, que é “apenas” o primeiro livro sobre guitarra de Coimbra alguma vez escrito e que foi aprovado oficialmente pelo Ministério da Educação. Inclui algumas peças (com tablatura) de Carlos Paredes.

Como o próprio autor refere, este livro ocupa-se das bases da Guitarra de Coimbra, entendida como um conjunto especial de técnicas de utilização do instrumento.

É um documento fundamental na consolidação teórico/prática de todos aqueles que o pretendem manusear de forma consolidada e sustentável, sendo mesmo aconselhável a meros curiosos.

Por outro lado, a forma sistematizada e lógica como o incremento gradual do nível de exigência/profundidade de transmissão dos conhecimentos é apresentado, permite também que o aluno possa ajustar às suas necessidades ou disponibilidade de tempo, a respetiva aprendizagem. ISBN – 972-97496-0-4.

O Método de Guitarra Portuguesa Vol. 2 (2007) – O Domínio dos Acordes, onde é apresentado um conjunto completíssimo, incluindo a devida fundamentação teórica, com escalas completam e mapas exaustivos dos acordes da guitarra de coimbra.

Leitura imprescindível para quem pretende (não só, mas também) acompanhar as canções de coimbra e outras trovas.

Todos os diagramas são a cores, em grafismo claro e autoexplicativo, próprio de um profundo conhecedor das técnicas de formação e aprendizagem.

Se desejam aprender a tocar o instrumento de forma sólida e correta, em que os avanços na aprendizagem são verificáveis, usem e abusem deste método de guitarra portuguesa.

Mesmo para os preguiçosos e com pouco “ouvido” como eu. ISBN – 978-972-97496-1-2.

Ambos os livros podem ser adquiridos/encontrados junto do autor (paulosoaresjojo@gmail.com), nos locais habituais (bibliotecas, livrarias, etc), ou na internet.

Editou também, em 2009, um CD/Livro multilingue onde é relatado o fenómeno da Guitarra Portuguesa e da sua ligação cultural à Universidade de Coimbra como um dos motores da preservação e desenvolvimento do instrumento. Obra importante, pois este fenómeno não se encontrava documentado.

O Livro inclui um CD áudio, com várias e diversificadas composições, abarcando vários compositores, ao longo de cerca de 100 anos de arte.

É uma antologia de peças da Guitarra de Coimbra, verdadeira historiografia de temas emblemáticos, acrescida de alguns interessantíssimos originais do genial guitarrista.

Convido todos vós a escutar as soberbas interpretações constantes do CD, especialmente as de sua autoria, plenas de capacidade técnica e abundantes de expressões e emoções tão características da nossa música e, mormente, deste património musical. Algumas delas são composições ainda do tempo de estudante universitário, geniais e frescas como só a juventude nos sabe providenciar.

Além de tudo o resto, tem desenvolvido ao longo dos anos uma ação de pedagogo e mestre da nossa Guitarra de Coimbra, quer enquanto professor de guitarra, quer enquanto dinamizador de toda a temática a ela ligada, contando inclusive já com ex-alunos seus como professores e executantes, nos mais variados grupos e géneros musicais espalhados pelo pais e no estrangeiro. 
Este vasto curriculum como músico e como pedagogo da nossa Guitarra de Coimbra, transforma-o num artista que todos nos habituámos a respeitar como um dos melhores e mais vibrantes guitarristas da atualidade, um grande Mestre na nobre arte da guitarra portuguesa. 

A escola de Paulo Soares está por todo o lado e certo é que, por onde passa, não deixa ninguém indiferente e a sua obra é (e será, também para as gerações vindouras) de inegável valor.

Se a Guitarra de Coimbra é de todos nós, o JóJó passou a sê-lo também!


Esta é pois uma pequeníssima referência, para o tamanho enorme de quem é Paulo Soares – aqui e além-fronteiras. Mais do que uma pequena e singela homenagem, este texto é um muito obrigado pelo magnífico trabalho que tem vindo a desenvolver e as amizades que vai cultivando.















Eu por mim vou tentando chateá-lo o máximo que posso, pois cada interação é sempre uma experiência maravilhosa.
Obrigado JóJó.


Fernando Paulo D. Ferreira
Coimbra, abril de 2015


Algumas das fontes consultadas:
www.paulosoares.com
http://guitarradecoimbra.blogspot.pt
http://blog.cantosevariacoes.pt/2010/06/paulo-soares-jojo.html
http://amusicaportuguesa.blogspot.pt/2011/03/paulo-soares.html
https://www.youtube.com/watch?v=8cYXtB_5xOk
https://www.youtube.com/watch?v=Bp3RjW2k-_4
https://www.youtube.com/watch?v=uJndNSp9g3A
https://www.youtube.com/watch?v=EZzi7c9GucQ
https://www.youtube.com/watch?v=wocZYggmplQ
https://www.youtube.com/watch?v=6gYwkNny5kE
https://www.youtube.com/watch?v=wjJizEEsh4k
https://www.youtube.com/watch?v=jjIcfFvHI8A
http://www.portaldofado.net/content/view/2141/329/
http://lazer.publico.pt/festivais/76201_i-festival-da-guitarra-de-coimbra#
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