Por aqui e por ali ...

Por aqui e por ali ...
Presente, num espaço magnífico e num tempo de esperança no futuro!

domingo, 22 de fevereiro de 2009

CALORIAS

.
Ingestão e consumo de calorias*

Artigo para árbitros, mas não só....

«A maioria das pessoas não sabe realmente quantas calorias tem aquilo que come diariamente. Ou como é difícil ver-se livre dessa energia extra. Por isso, faça de 2009 um ano de decisões e não deixe o excesso de peso acumular-se.
Pela sua Saúde!


COMO USAR O GRÁFICO:
O azul escuro refere-se aos homens e o azul claro às mulheres. Relaciona o tempo gasta a queimar calorias com o tipo de exercício fisico praticado.



Uma alimentação saudável passa essencialmente por uma dieta variada. Mas também é um facto que há alimentos que podemos abusar mais do que outros. A beterraba, por exemplo, é doce, pobre em calorias e desintoxicante. Rica em betacaroteno, ácido fólico, ferro e potássio, fica particularmente bem em saladas.
Já as batatas doces, além do sabor agradável, fornecem muita energia e têm menos açucares rápidos que as outras.
Outro alimento aconselhável para quem faz dieta é o pepino, um bom purificador devido ao seu elevado teor de água: facilita a digestão e é um diurético por excelência.
Mas como se pode ver pelo gráfico acima, uma simples e popular piza custa pouco a ingerir mas muito a consumir, tal como um hambúrguer com batatas fritas.»


* Fonte: Jornal "Metro", edição de 20/2/2009
.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

FPF - Alteração Estatutos (1ª Proposta)

.
Conforme já aqui tinha referido, a FPF (e julgo que as Associações Distritais) deve adequar os seus estatutos, num prazo de 6 meses, às imposições da nova legislação que entretanto entrou em vigor.

Nesse sentido, transcrevo uma noticia de hoje (julgo que a primeira sobre o assunto).

_______________________________________

«O novo projecto de estatutos da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) dará plenos poderes à Direcção do organismo liderado por Gilberto Madail na definição dos quadros competitivos, ao contrário do que acontece actualmente, com as alterações a serem discutidas e votadas em assembleia geral (ainda que o projecto ressalve que as decisões da Direcção possam sofrer modificações em AG). De entre as medidas, destaque-se a alteração no sistema de voto da AG, agora de um voto por cada delegado. A AG, segundo o documento, passa a ser composta por 80 delegados. As associações distritais passam a ter 22 votos, num total de 80. A Direcção propõe ainda a atribuição de oito votos aos clubes não profissionais e seis aos distritais. O futebol profissional dispõe de 20 votos, e as associações de classe terão direito a um voto cada, ao passo que os árbitros terão cinco. Serão criadas três secções para o Conselho de Arbitragem: profissional, não profissional e classificações, com um total de 13 membros, contra os sete actuais. Já o Conselho de Justiça será dividido em profissional e não profissional e passa a contar com nove elementos, em vez de sete. A proposta foi imposta pela FIFA em Dezembro de 2007 e poderá sofrer alterações em reunião magna, devendo os estatutos ser aprovados até Junho.


Alterações-chave:

- AG composta por 80 delegados (26 por inerência e 54 eleitos)

- Conselho de Arbitragem com 3 secções (Profissional, Não profissional e Classificações) e 13 membros

- Conselho de Justiça com duas secções (Profissional e Não profissional) e 9 membros


Sistema de voto:

- Associações distritais 22 votos

- Clubes profissionais 20

- Clubes não profissionais 8 votos

- Clubes distritais e regionais 6 votos

- Jogadores profissionais e não profissionais 11 votos

- Treinadores profissionais e não profissionais 5 votos

- Associações de classe (SJPF, ANTF, APAF) 1 voto

- Árbitros 5 votos
»
_______________________________________

Como será feita esta "repartição" entre os "árbitros" e a sua Associação de Classe, neste momento apenas a APAF???

A acompanhar pois a evolução das propostas ....


Fonte: http://www.ojogo.pt/24-363/artigo780964.asp
.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

TESTE AFC

.
Enunciado de um teste teórico de preenchimento do Relatório Técnico do Observador de Árbitros da AFC (Futebol 11).

Aceitam-se sugestões para a sua resolução.




.

Dia dos Namorados

.
Post (pós) Dia dos Namorados.

Essa data eminentemente comercial, ou consumista, como lhe queiram chamar.

Espero que vejam nesta foto não a carga sexual que lhe está objectivamente subjacente, mas sim a manifestação de rara beleza do corpo humano (neste caso feminino).

E portanto, esta foto deve ser vista e entendida como um tributo, às NAMORADAS!




Fonte: Foto gentilmente "cedida" pela WWW.
.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

INOCÊNCIA

.
A Inocência é tão boa conselheira, nos tempos que correm ....





Fonte: Picture retirada "algures" na net.

.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Iliteracia em Portugal???

.
Promoção para as estatísticas, ou uma boa ideia??




Queres comentar?


Fonte: Enviado por email, de remetente desconhecido.
.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

ARTIGO OPINIÃO

.
Sem ter pedido autorização ao jornal em questão, mas não querendo deixar de partilhar a opinião de uma "famosa" jornalista da nossa praça, leia-se RTP1, sobre a Arbitragem em Portugal, façam o favor de "clicar" sobre a imagem anexa e depois digam qualquer coisa ....




.

Entrevista com Carlos Esteves

.

Numa entrevista concedida à Lusa, o presidente do Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) diz que se tem assistido a «erros grosseiros» dos árbitros, atribuindo-os a falta de concentração, mas também à pressão exercida sobre os juízes.

«São muitos erros. Alguns não são admissíveis. O que mais me choca muitas vezes são os foras-de-jogo», afirma Carlos Esteves em entrevista à Lusa. «A comunicação social e os clubes fazem muita pressão sobre os árbitros, o que pode fazer com que entrem para os jogos nervosos», prossegue, falando também em «falta de concentração dos árbitros».

Carlos Esteves não concorda de resto com algumas das opções que tem feito a actual Comissão de Arbitragem da Liga, nomeadamente a não nomeação dos árbitros após uma jornada em que tiveram exibições menos conseguidas. «Se um árbitro fez uma má arbitragem temos de lhe dar confiança dizendo: «Nós apostamos em ti». Se eu o paro, o homem desmoraliza. Devia ser-lhe dado um jogo logo a seguir, para ele não se sentir desmotivado», defende.

Mas defende o trabalho de Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem. «Tem feito um bom trabalho, sério e honesto», considera: «Não acompanho o dia-a-dia, mas aquilo que sei é que tem estado a fazer um trabalho sério e honesto. Não quero dizer que esteja bem a 100 por cento, vemos alguns erros. Às vezes custa compreender erros, mas a arbitragem não está tão mal como se diz.»
O dirigente reconhece de resto que «as coisas não pioraram com a delegação de competências da arbitragem na Liga, e até melhoraram em certos aspectos», mas considera positiva a existência de um órgão único que dirija a arbitragem, prevista na nova Lei de Bases do Desporto.

«Vai ser bom haver um conselho único, a situação de dois conselhos não é salutar para a arbitragem. A arbitragem deve estar toda concentrada no seio da FPF, que é a casa mãe do futebol. A Liga é um sócio ordinário da federação, não se justifica que a tenha», afirma.
Por outro lado, Carlos Esteves afirma-se totalmente contra a introdução de novas tecnologias na arbitragem: «No dia em que as novas tecnologias aparecerem deixam de existir erros do árbitro, a comunicação social deixou de ter importância, o futebol deixou de ter importância.»
Também qualifica como «uma loucura» a ideia de ter árbitros estrangeiros a dirigirem jogos nacionais. «Estou de acordo, desde que seja a UEFA a nomear, mas com um intercâmbio de árbitros de vários países», afirma, acrescentando que «os árbitros portugueses são tão bons como são os jogadores e os treinadores».

Carlos Esteves elege de resto a falta de árbitros como um dos grandes problemas do sector, lembrando que há cada vez menos jovens a seguir a arbitragem, sobretudo devido a «questões fiscais, que obrigam os jovens árbitros a declarar prémios»: «Já temos problemas a nível distrital, já há muitos conselhos em que muitos jogos não têm árbitros oficiais. É um problema complicado. Já houve conversas com o Governo para que autorize que a nível distrital esses prémios não sejam declarados.»


Antigos árbitros defendem mudanças na CA.

A Lusa falou por outro lado com os antigos árbitros internacionais Jorge Coroado e José Leirós, para quem a arbitragem portuguesa sofre um problema estrutural, que só poderá ser resolvido com mudanças na Comissão de Arbitragem (CA) da Liga.
«Não está bem definido o papel das pessoas, não há ligação entre presidente e árbitros. Há um afastamento, há uma atitude de altivez perante os árbitros», afirma Leirós, enquanto Jorge Coroado considera que «não é admissível que quem tem a acção disciplinar sobre os outros agentes desportivos tenha igualmente sobre os árbitros».
«Obviamente que o Vítor Pereira tem que sair e ser encontrada outra pessoa. Porque ele falhou», afirma Leirós, enquanto Coroado não fala em nomes, mas acha que a actual estrutura dirigente do sector «não defende os interesses da arbitragem», mas antes os «interesses pessoais de quem lá está».


Fonte: http://diario.iol.pt/desporto/arbitragem-arbitros-carlos-esteves-vitor-pereira/1041515-4062.html
10-02-2009

.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

HUMOR

.
Porque também é necessário.

Solução, a curto prazo, para injectar credibilidade à arbitragem em portugal...





Que me dizem???


Fonte: http://henricartoon.blogs.sapo.pt/tag/desporto
.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

SEDE AFC

.
Boas noticias!

Segundo o Relatório de Actividades relativo à época desportiva de 2007/2008, apresentado na Assembleia Geral da AFC realizada no passado dia 2/2/2009, a Direcção da AFC já chegou a acordo com a Câmara Municipal de Coimbra relativamente à questão da Sede Social.

Também já foi elaborado o projecto das obras necessárias a fazer no Estádio Sérgio Conceição, faltando apenas a ordem para avançar.

Finalmente, como eu já aqui tinha previsto, e em resultado da entrada em vigor do novo Regime Jurídico das Federações Desportivas, a Direcção da A.F.C. está já a ultimar a proposta de alteração aos Estatutos (à semelhança do que está a fazer a F.P.F.).

Afinal, nem tudo vai mal no nosso distrito ....

.