Por aqui e por ali ...

Por aqui e por ali ...
Presente, num espaço magnífico e num tempo de esperança no futuro!

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Amizade

.

MARKUS KLEIN

Este meu amigo dos tempos da Universidade - ambos a terminar as nossas Licenciatura em Engenharia Electrotécnica, eu aqui em Coimbra e ele, através do Programa ERASMUS - continua a ser uma pessoa simples e extraordinária.

Após uma longa ausência, recebi esta semana noticias dele via email. Agora está em Shangai. Reparo que a família está bem, os filhos a crescer e a vida profissional a prosperar.
Óptimo. Fico feliz.

Foi ele que me "intrometeu" nas festas alemãs, onde no natal a mãe lhe enviava um bolo típico da Alemanha (parecido com as nossas filhós) e se bebia vinho tinto aquecido. Nas festas italianas, nas espanholas, enfim, na mescla que era (e julgo continua a ser) a malta do ERASMUS.

Algumas belas amizades ficaram desses tempos. Com Alemães, com Espanhóis, Italianos, Escandinavos, Franceses e da Europa de Leste (na altura, inícios dos anos 90 - 1992/1993).

Foi também por "culpa" dele que tive o meu primeiro jogo "Internacional" como árbitro.
Tinha acabado de tirar o curso de árbitro, ainda estava a dar os primeiros passos na Arbitragem e fui logo convidado para arbitrar um jogo entre Portugal * Resto do Mundo (ainda me recordo do campo - um olival que, julgo, ainda existe por detrás da Igreja de Celas). Não me recordo já foi do resultado final, mas também pouco interessa.

Recordo, isso sim, é das tardes no Cartola (acabado de abrir), ao sol, a beber cerveja e a discutir política internacional.
Ainda veio a Portugal (e a minha casa, depois disso - numa Queima das Fitas, julgo que a de 1996 ou 1997) solteiro, tendo regressado depois já casado e com a Esposa, julgo que em 1999/2000.
Bons tempos.

Um dia destes espero retornar os nossos contactos mais directos. Cá te espero Markus.

===================================


Markus Klein, Deputy Manager of subsidiary MR China Ltd. (Maschinenfabrik Reinhausen).





Shanghai is "China for beginners." An international city. Foreigners don't stand out here. Even a family like ours doesn't attract attention. My wife Vyina comes from Malaysia. I was born and brought up in Stuttgart. Our daughters Nikita (6) and Allegra (2) were born in São Paulo, Brazil. I was based there from 1999 to 2007 before we left for China.

At home we speak English and Portuguese, a little German, sometimes a few words of Mandarin. My mother asked me once which language she should learn so that she could communicate with her granddaughters.


Fonte: http://www.reinhausen.com/en/desktopdefault.aspx/tabid-11/

.

Sem comentários: