Por aqui e por ali ...

Por aqui e por ali ...
Presente, num espaço magnífico e num tempo de esperança no futuro!

sábado, 18 de maio de 2013

O "velho" e o "novo"

.

NOMEAÇÕES CA AF COIMBRA.

Não posso deixar passar esta oportunidade, em tempo de passagem de funções do "velho" para o "novo" CA AFC, para desejar uma mudança radical nos critérios de nomeação dos árbitros para as finais dos diversos campeonatos distritais da AFC.

Verifico com alguma mágoa que continua reinante a velha teoria (de pelo menos 12 anos) de nomear para os jogos das finais (de festa, de alegria e de epílogo/comemoração de uma época de esforços e sacrifícios, para todos - árbitros e equipas) os árbitros dos quadros da FPF em detrimento de se premiarem os mais regulares, esforçados e melhor classificados a nível Distrital.

Deixo-vos apenas dois pequenos exemplos de um critério de nomeação que, a meu ver, continua errado, se queremos atrair, premiar e reter os jovens (e melhor classificados) para a arbitragem de Coimbra.

Da consulta ao site:
http://servicos.afcoimbra.com/portal/page/portal/PORTAL_FUTEBOL/COIMBRA/COIMBRA_ASSOCIACAO/CONS_ARBITRAGEM/NOMEACOES

NOMEAÇÃO A - Prova: FASE FINAL CAMPEONATO DISTRITAL JUNIORES F11 APURAM. 1º, 2º
18/05/2013 - 17:00 UD TOCHA x ASS.DESP. POIARES
Campo: ESTÁDIO DO COMPLEXO DESPORTIVO TOCHA - Relvado
Árbitro: JOSE PEDRO MORGADO LARANJEIRA

NOMEAÇÃO B - Prova: TAÇA ASSOCIAÇÃO FUTEBOL DE COIMBRA FINAL
19/05/2013 - 17:00 TOURING C.P.M. x UNIÃO C. EIRENSE
Campo: ESTÁDIO MUNICIPAL SÉRGIO CONCEIÇÃO - Relvado
Árbitro: BRUNO MIGUEL AGREIRA VENTURA

Deixo aqui um desafio:
Qual destas nomeações (NOMEAÇÃO A ou NOMEAÇÃO B) vos parece mais condizente com o princípio básico de premiar o mérito dos árbitros distritais?


Após mais de uma década, continuo firmemente convencido que se trata de uma completa desresponsabilização do acto de gerir os árbitros e a sua respectiva carreira na arbitragem, mas reconheço que cada vez mais me parece que sou apenas eu.

Em sintonia com o estado actual do país, julgo que não se pode apenas exigir e que há limites para tudo. Aliás (parafraseando um conhecido político da nossa "praça") a linha vermelha é já alí !!!.
.

Sem comentários: