Por aqui e por ali ...

Por aqui e por ali ...
Presente, num espaço magnífico e num tempo de esperança no futuro!
Mostrar mensagens com a etiqueta Futsal. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Futsal. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 13 de março de 2024

Celebração pela atribuição de Insígnia FIFA

 .

Filipa Prata atinge o estatuto de árbitra internacional de futsal.

A propósito da realização, pelo Núcleo de Árbitros de Futebol Marques Bom - Coimbra, do evento que pretende celebrar a conquista pela Filipa Prata da Insígnia FIFA, não posso deixar de parabenizar, quer o NAFMB pela iniciativa, quer a arbitragem de Coimbra pelo feito.

A Filipa está naturalmente de parabéns e é com muito orgulho e regozijo, até pessoal, que não posso deixar de lhe prestar também a minha singela homenagem, pela conquista, fruto de muito trabalho, persistência e esforço, da almejada insígnia. Merecida recompensa!












 

 

Naturalmente que a responsabilidade aumenta, assim como as exigências e o trabalho requerido, mas estou certo que a Filipa saberá corresponder na sua plenitude.

Recordar também que aquando da nossa passagem, com funções de gestão, pelo CA da AFC tivemos a felicidade de colaborar com o Duarte Gomes através da participação no seu programa "o Senhor Árbitro" (na altura transmitido na SIC).










 

Reproduzo para memória futura:

 

Deixar também uma palavra de reconhecimento a todos quantos, ao longo do tempo, tem muito contribuído para a evolução da arbitragem de Coimbra.

Das noticias públicas, destaco que a Filipa é a primeira mulher da AF Coimbra a integrar o quadro nacional que permite atuar nas competições masculinas de futsal e também é a primeira mulher da AF Coimbra a receber as insígnias FIFA na vertente de futsal.

O reconhecido do seu esforço e dedicação deu a merecida promoção ao estatuto internacional. Parabéns e votos de muito sucesso na nova etapa.

Noticias relacionadas:

  • https://www.diariocoimbra.pt/noticia/118025
  •  https://www.diariocoimbra.pt/noticia/118292
  •  https://tribuna.expresso.pt/futebol-nacional/2023-12-20-Portugal-nunca-teve-tantos-arbitros-internacionais-ada11e0c
  • https://www.zerozero.pt/noticias/ruben-santos-e-filipa-prata-promovidos-internacionalmente/567274

.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Nas notícias

.

Jornal "diário as beiras", de hoje ....









.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

HOMENAGEM DO NAF MARQUES BOM

.

HOMENAGEM





No decurso do jantar comemorativo do seu XXVIII Aniversário, realizado no passado dia 23 de outubro de 2015 em Coimbra, o Núcleo de Árbitros de Futebol Marques Bom, decidiu promover uma Homenagem aos seus Associados Fernando Ferreira e Luís Ferreira, pelo empenho e dedicação à Arbitragem ao longo de todos estes anos.


















Foi, como calculam, uma muito agradável surpresa, que não posso deixar de agradecer.


Um muito obrigado à Direção do Núcleo, na pessoa do seu Presidente, Bruno Pinto Nunes.
Bem Hajam.

Cá continuaremos a trilhar o nosso caminho, na defesa intransigente do que julgamos melhor para o futuro da arbitragem.












Um agradecimento é devido, também, a todos aqueles que ao longo deste tempo nos ajudaram a percorrer este caminho, pois sem eles seria concerteza muito mais difícil, bem como aos inúmeros amigos que fomos conquistando.

Uma palavra de enorme gratidão e orgulho pela nossa família, que nos tem apoiado sempre ao logo destes anos, mesmo com algum prejuízo familiar, fruto das nossas muitas ausências ...
Especialmente as nossas queridas esposas!!!

.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Do Baú das Memórias - I

.

MELHOR EQUIPA DE ARBITRAGEM FUTSAL 2001/2002

Por ter sido considerada a melhor equipa de arbitragem de Futsal do CA AFC, da época 2001/2002, fomos nomeados para dirigir a final da Taça AFC de Juvenis (10/06/2002).














Equipa (da esquerda para a direita): Rui Dias, Arsénio de Jesus e Fernando Ferreira.

Não tenho grandes notas sobre o jogo, a não ser que uma das equipas (a vencedora) foi a Académica de Coimbra.

Bem hajam, amigos.
Obrigado.

.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

FUTSAL - CENTRO DE TREINOS DE COIMBRA

.

CENTRO DE TREINOS DE COIMBRA DE FUTSAL

Está a funcionar, no Pavilhão da Palmeira em Coimbra, o Centro de Treinos de Futsal. Os treinos decorrem às terças e quintas-feiras, das 18h30m às 20h00m.

Na Arbitragem actual o sucesso não se alcança apenas dentro dos campos ou pavilhões, a preparação - física, mental, ... - é também fundamental.

Apareçam, porque os responsáveis estão, concerteza, a fazer um grande esforço para proporcionar melhores condições aos seus árbitros.
Os treinadores tem feito um esforço e trabalho espectacular. O ambiente é fantástico. 

Venham experimentar ....















Alguns dos participantes mais assíduos .... (*)


O PAVILHÃO:











LOCALIZAÇÃO DO PAVILHÃO:





Telephone: 239 824 988
Address: Rua Simões de Castro, 138 - COIMBRA

GPS Information
Latitude: 40.212360 
Longitude: -8.432140






(*) Claro que eu atrapalho mais do que treino .... mas esforço-me ... tudo pela camaradagem (e pela bucha).

.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Insignias FIFA

.

AO PEITO DO NUNO BOGALHO!

É esta a insígnia que o nosso colega e amigo, Nuno Bogalho, vai passar a ter na sua camisola de árbitro de Futsal.

Insígnia FIFA, para árbitros Futsal















Do site da FPF:
"As insígnias da FIFA referentes a 2011 foram entregues, esta sexta-feira, na Sede da Federação Portuguesa de Futebol, aos árbitros internacionais portugueses.
 Entre a lista de 28 internacionais, o destaque vai para as primeiras “chamadas” do Árbitro, João Capela e ...  Nuno Bogalho."

Foto Oficial dos Internacionais Portugueses (FPF)

















 .



sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

NUNO BOGALHO

.


NO TOPO!

É com o maior orgulho e satisfação que publico este post. 
O Nuno atingiu o topo da arbitragem de Futsal em Portugal. PARABÉNS!

Nuno em pose sexy!!!!












Para quem o conhece, sabe que esta nova etapa é atingida com muito mérito, mas também fruto de muita dedicação e árduo trabalho em prol da sua/nossa causa.

Trabalho dele, sem dúvida, mas concerteza também de um conjunto de outras pessoas que, ao longo deste tempo, o tem acompanhado e apoiado.


Preto no Branco

















Por mim, resta-me a consolação do Nuno ter sido, em tempos já longínquos, meu 4º elemento aquando da minha passagem pela 3ª Categoria Nacional (F11).
Só espero ter contribuído, ainda que provavelmente pouco, para este feito.

Porra, que venha de lá o porco!!!
;-)

.

quinta-feira, 11 de março de 2010

NAF Marques Bom - Coimbra

.

PALESTRA TÉCNICA


No âmbito do seu plano de actividades para 2010, o Núcleo de Árbitros de Futebol Marques Bom - Coimbra, vai organizar uma Palestra subordinada ao tema "Tácticas para um Árbitro Triunfar" que se realizará no próximo dia 12 de Março (sexta-feira), pelas 21 horas, no Auditório do Estádio Cidade de Coimbra (sala de imprensa) e que contará com a presença do Treinador da equipa de Futsal da AAC.

Dada a importância do tema, espera o Núcleo contar com a presença de todos.



.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

FUTSAL - QUE FUTURO?

.
O Núcleo Marques Bom realizou na passada sexta-feira um excelente colóquio, neste caso subordinado ao tema "Futsal do futuro". Parabéns à Direcção do Núcleo, pela iniciativa e pelos convidados. Continuem no bom caminho.

Os palestrantes eram da maior qualidade - Vice-Presidente da AFC com o pelouro, Presidente do CA AFC, um jogador da 1ª Divisão Nacional, um treinador (julgo que do Oliveira do Hospital?), o responsável pela selecção distrital de sub-20 (julgo que ainda no exercício do cargo), um árbitro de elite mundial, que neste momento se encontra nos quadros do CA AFC, FPF e FIFA e um digníssimo representante da APAF - Olegário Benquerença, que como é seu hábito, nos brindou com excelentes intervenções.
Do muito e bem que se discutiu, julgo aliás que todos os presentes deram por muito bem empregue o tempo que passamos no estádio Cidade de Coimbra (notei com agrado a presença significativa de árbitros jovens), realço a ideia chave - Ainda subsistem graves problemas estruturais, que deverão ser alvo de um significativo esforço de todos - esforço conjunto e concertado. As ausências mais notadas, pelo menos para mim, foram, aliás como é hábito nestas coisas, os clubes e os seus dirigentes.

Mas numa outra perspectiva, mais grave quanto a mim, foi a ausência quase total de Árbitros das categorias Nacionais de Futsal (principalmente os de 1ª divisão), filiados no CA AFC. Apenas visualizei um de 1ª categoria e 1 de 2ª categoria.
Será que o tema não desperta interesse numa classe que é participante activa? Aos árbitros da FPF (filiados no CA AFC) não interessa o futuro da sua modalidade? Ou são outros os motivos, que "impediram" a sua presença?

Fiquei triste e desiludido, não o posso esconder, principalmente porque acho que todos os que gostam do futsal deveriam estar preocupados com o seu desenvolvimento e naturalmente com o seu futuro - e os árbitros, principalmente os da FPF, deveriam assumir (e desempenhar) um papel mais activo. Porque também sou daqueles que perfilha a ideia de que ser Árbitro , não é apenas saber as leis/regulamentos e soprar no apito, é também ter voz activa e participação em ideias e projectos, que permitam que a sua modalidade evolua e se engrandeça.
Mas depois do que ouvi da boca do Presidente do CA AFC - que os árbitros de futsal não trabalham nem se esforçam (os do Distrital?), fiquei deveras preocupado. Então, ainda segundo ele, existiam pavilhões para treinar, cedidos gratuitamente, mas ficavam "às moscas" e tiveram que ser abandonados....
Terá ele razão? Mas se o afirmou é porque, concerteza, é verdade!
A meditar pois.... todos!
-