Por aqui e por ali ...

Por aqui e por ali ...
Presente, num espaço magnífico e num tempo de esperança no futuro!
Mostrar mensagens com a etiqueta PALESTRA. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta PALESTRA. Mostrar todas as mensagens

domingo, 24 de setembro de 2023

SESSÃO TÉCNICA - CA AFC 2023/2024

 .

 SESSÃO DE ABERTURA DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO DO CA AFC - 2023/2024

 

O Conselho de Arbitragem (CA) da AF Coimbra iniciou esta sexta-feira (22/09/2023), na Escola Superior Agrária de Coimbra, o Ciclo de Palestras 2023/2024 com uma sessão por Fernando Ferreira, Instrutor e Observador de Futebol e Ricardo Eufrasio, Avaliador de Desempenho de Futsal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foi com o maior gosto que aceitei o convite do Sr. Presidente do CA AFC para ministrar esta sessão, partilhando o palco com o meu amigo Ricardo Eufrásio.

 

 

 

 

 

 

 

A sessão foi subordinada ao tema do Relatório de Observação (no meu caso apresentei a sua evolução, bem como alguns dos principais impactos na avaliação de desempenho dos árbitros). 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para noticia na AFC aqui.

 

Espero e desejo que todos os que se deslocaram ao evento tenham apreciado.


.

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Sessão Técnica

.

NAF Marques Bom - Coimbra.

Agenda do que falámos na sessão técnica promovida pelo NAF Marques Bom, no passado dia 24 de agosto.

Espero ter contribuído para uma melhor preparação da época em curso.


















Obrigado ao sr. Presidente do Núcleo pelo convite e aos presentes pela paciência em me aturar..

Para todo(a)s uma boa época.

.

sábado, 14 de dezembro de 2013

PALESTRA TÉCNICA

.

PALESTRA TÉCNICA DO NAF TERRAS DO XISTO.

Decorreu ontem uma palestra técnica em Tábua, com organização do NAF Terras do Xisto. 
O Palestrante foi o árbitro FIFA, Artur Soares Dias, que dissertou sobre o tema "Gestão de Jogo".

Recordo que o Artur Soares Dias apitou, na época passada, duas finais internacionais - o Torneio Internacional de Toulon (oficialmente Tournoi Espoirs de Toulon) e a UEFA Regions' Cup.

O Presidente do Núcleo no agradecimento ao palestrante.














A palestra decorreu de forma excelente e com muito boa assistência.

Um tema que me é caro e que desde há alguns anos venho tentando introduzir no léxico da arbitragem de Coimbra.

A excelência na arbitragem passa também, e necessariamente, por aqui.
Voltarei a este tema, muito em breve.

.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

NAF Marques Bom - PALESTRA

.

PALESTRA TÉCNICA.

O Árbitro FIFA (Futebol 11) Artur Soares Dias estará em Coimbra na próxima Sexta-Feira, dia 21/10/2011, pelas 21h00m no Liceu José Falcão, para proferir uma palestra técnica subordinada ao tema "Preparação de um jogo".

Relembro que Artur Soares Dias foi o mais jovem árbitro português a atingir o estatuto de árbitro FIFA e é, como todos lhe reconhecem, um dos mais promissores árbitros portugueses.

Será, concerteza, mais uma excelente oportunidade para o desenvolvimento da arbitragem e um momento de grande convívio e camaradagem.
Apareçam!

.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

NAF Marques Bom - Coimbra

.


XXIII ANIVERSÁRIO - PALESTRA TÉCNICA



SEXTA-FEIRA, DIA 29/10/2010, PELAS 21H NO LICEU JOSÉ FALCÃO, EM COIMBRA, COM A PRESENÇA DO ILUSTRE CONVIDADO/PALESTRANTE:















Não necessitando de apresentação, sempre vale a pena referir que o Vitor Reis foi, entre outras inúmeras actividades/funções ligadas à Arbitragem, Árbitro da 1ª Categoria Nacional, Autor de um "afamado" livro sobre as Leis do Jogo e Regulamentação, e Presidente da APAF.

O tema a ser explanado pelo convidado será  “ASPECTOS DA FORMAÇÃO INICIAL”.

Só a participação activa de todos, justifica a continuação de iniciativas deste género.
Façam o favor de aparecer e participar!!!.


.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

NAF Marques Bom - Coimbra

.


COMEMORAÇÕES DO XXIII ANIVERSÁRIO


Actividades a decorrer durante o presente mês de OUTUBRO.2010.

























.

Posso desde já adiantar, numa inconfidência, que o Ilustre convidado para a Palestra de dia 29/OUT/2010 (Sexta-Feira), é um ex-árbitro da 1ª Categoria, muito bem conhecido de toda a família da Arbitragem.
.
Perspectiva-se uma excelente conversa entre amigos!
A não perder!

.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

NAF SOURE

.

Devo penitenciar-me perante os meus "consócios" do NAF de Soure. Não me esqueci de "nós", mas devo reconhecer que não fui suficientemente diligente. O meu pedido de desculpas.

De todas as formas, mais vale tarde do que nunca. Por isso, façam todos o favor de ir visitando o blog no endereço:

http://nafsoure.blogspot.com/






E claro, contribuir com ideias e/ou sugestões.
A malta agradece.


Entretanto, englobado no programa das actividades comemorativas do VIII aniversário, vai decorrer amanhã, dia 9/4/2009, pelas 21h30m, no auditório da biblioteca de Soure, uma conversa que se prevê animada e bastante interessante.





Os convidados pertencem à "nata" da Arbitragem de Coimbra, nas várias vertentes do Futebol de 11 - Árbitro, Árbitro Assistente e Observador (todos ao serviço da LPFP).

A coisa promete ...
Façam o favor de aparecer.

Mais informações em http://nafsoure.blogspot.com/
.

FUTEBOL DE CAUSAS

.
A Câmara Municipal de Coimbra, departamento de cultura, convida todos os interessados para assistirem

À Conversa com... TEMA:
  • "Futebol de Causas" - Quarta-feira (8/4/2009), às 18h00, na Casa da Cultura (Biblioteca).‏





A entrada é gratuíta, julgo eu.


Fonte: Convite enviado pela www.cm-coimbra.pt
.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

FUTSAL - QUE FUTURO?

.
O Núcleo Marques Bom realizou na passada sexta-feira um excelente colóquio, neste caso subordinado ao tema "Futsal do futuro". Parabéns à Direcção do Núcleo, pela iniciativa e pelos convidados. Continuem no bom caminho.

Os palestrantes eram da maior qualidade - Vice-Presidente da AFC com o pelouro, Presidente do CA AFC, um jogador da 1ª Divisão Nacional, um treinador (julgo que do Oliveira do Hospital?), o responsável pela selecção distrital de sub-20 (julgo que ainda no exercício do cargo), um árbitro de elite mundial, que neste momento se encontra nos quadros do CA AFC, FPF e FIFA e um digníssimo representante da APAF - Olegário Benquerença, que como é seu hábito, nos brindou com excelentes intervenções.
Do muito e bem que se discutiu, julgo aliás que todos os presentes deram por muito bem empregue o tempo que passamos no estádio Cidade de Coimbra (notei com agrado a presença significativa de árbitros jovens), realço a ideia chave - Ainda subsistem graves problemas estruturais, que deverão ser alvo de um significativo esforço de todos - esforço conjunto e concertado. As ausências mais notadas, pelo menos para mim, foram, aliás como é hábito nestas coisas, os clubes e os seus dirigentes.

Mas numa outra perspectiva, mais grave quanto a mim, foi a ausência quase total de Árbitros das categorias Nacionais de Futsal (principalmente os de 1ª divisão), filiados no CA AFC. Apenas visualizei um de 1ª categoria e 1 de 2ª categoria.
Será que o tema não desperta interesse numa classe que é participante activa? Aos árbitros da FPF (filiados no CA AFC) não interessa o futuro da sua modalidade? Ou são outros os motivos, que "impediram" a sua presença?

Fiquei triste e desiludido, não o posso esconder, principalmente porque acho que todos os que gostam do futsal deveriam estar preocupados com o seu desenvolvimento e naturalmente com o seu futuro - e os árbitros, principalmente os da FPF, deveriam assumir (e desempenhar) um papel mais activo. Porque também sou daqueles que perfilha a ideia de que ser Árbitro , não é apenas saber as leis/regulamentos e soprar no apito, é também ter voz activa e participação em ideias e projectos, que permitam que a sua modalidade evolua e se engrandeça.
Mas depois do que ouvi da boca do Presidente do CA AFC - que os árbitros de futsal não trabalham nem se esforçam (os do Distrital?), fiquei deveras preocupado. Então, ainda segundo ele, existiam pavilhões para treinar, cedidos gratuitamente, mas ficavam "às moscas" e tiveram que ser abandonados....
Terá ele razão? Mas se o afirmou é porque, concerteza, é verdade!
A meditar pois.... todos!
-