Por aqui e por ali ...

Por aqui e por ali ...
Presente, num espaço magnífico e num tempo de esperança no futuro!

sexta-feira, 30 de março de 2012

CONFERÊNCIA: A ENGENHARIA ELETROTÉCNICA - QUE FUTURO?

.

A NÃO PERDER!












Ciclo de Conferências
A Engenharia - Que Futuro?

No âmbito da celebração do 75.º aniversário da Ordem dos Engenheiros vai realizar-se no próximo dia 19 de Abril, em Lisboa, a Conferência: A Engenharia Eletrotécnica - Que Futuro?

A Engenharia está profundamente ligada à qualidade de vida dos cidadãos, à atividade económica do país, à preservação da qualidade ambiental e à gestão dos recursos naturais.
As atuais dificuldades sentidas na competitividade nacional e no crescimento económico, fatores determinantes para o retorno a uma trajetória de melhoria das condições económicas e sociais dos portugueses, a concretizar num contexto de forte concorrência comercial e de globalização generalizada, impõem medidas mitigadoras e corretivas de contingência, mas não permitem o abandono duma visão e de uma estratégia de longo prazo.

Assim há que refletir sobre a antevisão dos cenários profissionais do futuro e as tendências da evolução da Engenharia num horizonte de um quarto de século. Há igualmente que analisar se o atual sistema de formação de base dos Engenheiros é o mais adequado para responder ao repto profissional que se antevê, em particular procurando soluções de formação científica e tecnológica mais eficazes.
O ciclo de conferências decidido pela Ordem dos Engenheiros sobre o futuro das Especialidades de Engenharia é uma peça desse debate profundo que se tem de fazer em Portugal, sem ignorar o que se passa na envolvente. Das conferências sairão contributos certamente válidos que serão desenvolvidos e contraditados em futuras iniciativas que a Ordem dos Engenheiros e outras instituições igualmente empenhadas no desenvolvimento do País levarão a cabo.

Em cada conferência, na sequência de apresentações por reputados especialistas, será realizado um debate com moderação a cargo de um membro do Conselho Nacional do Colégio de Especialidade.
Os conhecimentos científicos e tecnológicos vão evoluindo ao longo dos tempos. As condições de exercício profissional em 75 anos mudaram drasticamente.
Neste contexto os Engenheiros têm de ser vistos, individualmente ou nas organizações, como motores do desenvolvimento e do progresso, dando resposta às expectativas da Sociedade.

O ciclo de conferências sobre o futuro da engenharia não ignorará que as complexidades nos domínios científico, tecnológico social e económico exigem igualmente a compreensão e acolhimento da multidisciplinaridade, quer dentro da Engenharia, quer em cruzamento com outras áreas profissionais.

Grandes são as expectativas que levaram ao lançamento destas conferências. Serão as respetivas audiências os melhores juízes do seu sucesso.

===================

19 de abril de 2012

Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

Av. António Augusto de Aguiar, n.º 3 D
1069 - 030 Lisboa
Portugal
 
http://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/ciclo-de-conferencias-engenharia-eletrotecnica-que-futuro/
 
.

terça-feira, 20 de março de 2012

QUEIMA DAS FITAS - COIMBRA 2012

.

SEJAM BEM-VINDOS A COIMBRA!







Especialmente, mas não só.

Consultem:  http://www.queimadasfitas.org/

.

quinta-feira, 15 de março de 2012

quinta-feira, 8 de março de 2012

Uso de Insígnias

.

SPORTING vs MANCHESTER CITY (Liga Europa 2011/2012)

A propósito do jogo de hoje do SCP e do facto de na equipa de arbitragem que o dirigiu, os espanhóis Carlos Velasco Carballo (árbitro), Juan Carlos Yuste Jiménez e Fermin Martinez Ibanez (árbitros assistentes), o Árbitro Assistente nº 2 ter ostentado na sua camisola a insígnia espanhola (da RFEF), em vez da (esperada) insígnia da FIFA, gostaria de saber se alguém conhece algum documento escrito da FPF sobre esta matéria?

Por exemplo, o que usar nas seguintes situações (Árbitro/AA do quadro da FPF e AA do quadro Distrital):
  • Jogo de nomeação pela FPF: Como o AA é do quadro distrital, que insígnia deve ele usar (FPF ou a do seu Distrito)?
  • Jogo de nomeação pela Associação Distrital: (Árbitro do quadro da FPF + AA do quadro distrital) - que insígnia deve o AA usar (FPF ou a do seu Distrito)?
  • Jogo de nomeação pela Associação Distrital: (Árbitro do quadro da Associação + AA do quadro da FPF + AA do quadro distrital) - que insígnia devem usar os da Associação (FPF ou a do seu Distrito)?

E o observador que for nomeado para um jogo de nomeação Distrital, deve ou não tomar nota destes pormenores no Cap 10?

.

sábado, 3 de março de 2012

Leis do Jogo

.

Decorreu hoje a 126ª Reunião do IFAB.











A agenda da reunião era:

http://pt.scribd.com/doc/83697760/Ifab-Agenda-3mar2012


E as principais decisões foram (fonte: http://www.fifa.com/):

A International Football Association Board (IFAB) deu sinal verde para a avaliação de dois sistemas de tecnologia da linha de gol e revelou que a novidade pode ser introduzida no esporte já na próxima temporada.

A Board, que é formada por representantes da FIFA e das quatro federações britânicas, realizou a sua 126ª Assembleia Geral Anual neste sábado, 3 de março de 2012, em Surrey, na Inglaterra.

A precisão e a solidez dos dois sistemas serão analisadas durante uma segunda fase de testes, a ser conduzida entre março e junho deste ano. A decisão final quanto à adoção da tecnologia será tomada na Assembleia Extraordinária da Board no dia 2 de julho em Kiev, na Ucrânia, após a decisão da Euro 2012.

A introdução da tecnologia nas Regras do Jogo parece ter encontrado acolhida junto a todos os membros da Board.

Além de boas notícias para os defensores da tecnologia no futebol, a assembleia também representou uma vitória para aqueles que se empenham em promover a inclusão das mulheres no esporte pelo mundo. O príncipe da Jordânia, Ali Bin Al Hussein, membro do Comitê Executivo da FIFA, fez um apelo inflamado à Board pela permissão do uso de véu por atletas do sexo feminino.
A entidade concordou por unanimidade que os véus sejam permitidos em princípio, condicionando a aprovação final aos resultados de um estudo das questões de saúde e segurança. A definição será feita na Assembleia Extraordinária da Board em julho.

Novas regras
Na pauta do encontro, havia oito propostas de emenda às Regras do Jogo. A Board aprovou a modificação da regra relacionada à localização dos anúncios publicitários verticais e permitiu que as federações do mundo todo usem spray para ajudar os jogadores a respeitarem a distância regulamentar nas cobranças de tiro livre. Além disso, a entidade ofereceu às quatro federações britânicas a opção de realizarem um teste de dois anos relativo ao número de substituições autorizadas no futebol amador.

A IFAB também alterou a regra quanto aos equipamentos dos jogadores, estabelecendo que fitas adesivas e materiais semelhantes, quando utilizados, sejam de cor idêntica à das meias. Outra novidade diz respeito à ação a ser tomada pelo árbitro caso uma bola ao chão seja chutada diretamente para as redes adversárias.
Por outro lado, a FIFA concordou em retirar a proposta de emenda prevendo uma quarta substituição nas partidas que forem para a prorrogação, enquanto a proposta relativa à chamada "punição tripla" (pênalti/gol, cartão vermelho e suspensão do jogador) também será analisada posteriormente.

Já o experimento com árbitros assistentes adicionais, que está sendo feito em diversas competições mundo afora, inclusive no Brasil e na Liga dos Campeões da UEFA, será mantido. Um relatório final será levado à Assembleia Extraordinária de julho para que uma decisão definitiva quanto ao futuro dos árbitros assistentes adicionais também possa ser tomada.

As decisões relacionadas às Regras do Jogo aprovadas hoje pela IFAB entrarão em vigor no dia 1º de junho de 2012, levando em conta o início da Euro 2012.

,

quinta-feira, 1 de março de 2012

Arbitragem - Um Modelo de Avaliação de Desempenho

.

Aproveitando a oportunidade das propostas para alterações regulamentares, no que à Arbitrgaem Nacional diz respeito, apresento um pequeno exemplo de um modelo de avaliação de desempenho, de um árbitro internacional.
No caso, um jogo da CAF - Africa Cup of Nations 2012.


Como podem verificar, este é um modelo de avaliação de desempenho muito à semelhança do nosso (dos Ábitros e AA da 1ª Categoria).


IDENTIFICAÇÃO DO JOGO E DAS EQUIPAS:
(O Observador era penalizado neste relatório - enganou-se na data do jogo ... ;-))

ESCALA DE AVALIAÇÃO:
Breve resumo, enquadramento e nota final atribuída.


CONSTITUIÇÃO DAS EQUIPAS E CONTROLO DISCIPLINAR:
Reparem no pormenor que, apenas nas expulsões, também é necessário indicar o motivo.
ÁRBITRO:
CARATERIZAÇÃO DO JOGO, CONTROLO TÉCNICO/DISCIPLINAR , GESTÃO DO ENCONTRO (com notas parciais).

ÁRBITRO:


ÁRBITRO:
FALHAS ANOTADAS.
 ÁRBITRO:
CONDIÇÃO FÍSICA. PERSONALIDADE.

CONTROLO GLOBAL DO JOGO E RESUMO AVALIAÇÃO:

ÁRBITRO ASSISTENTE Nº 1:



ÁRBITRO ASSISTENTE Nº 2:


4º ÁRBITRO:



NOTA: The 2012 Africa Cup of Nations ("AFCON") will be the 28th edition of the championship of Africa which is organized and executed by the Confederation of African Football ("CAF"). The tournament will be played between the 21st January 2012 and the 12th February 2012.

Fonte:  http://footballrefereeing.blogspot.com/

.