Por aqui e por ali ...

Por aqui e por ali ...
Presente, num espaço magnífico e num tempo de esperança no futuro!

terça-feira, 27 de julho de 2010

Leis Universais para Engenheiros Ingénuos

.

Do "Blog do Manel"


Leis Universais para Engenheiros Ingénuos, do Comité de Recomendações Práticas, da Sociedade Internacional de Engenheiros Filósofos.

  1. Em qualquer cálculo, qualquer erro que se possa introduzir, introduzir-se-á.
  2. Qualquer erro em qualquer cálculo irá na direcção do maior dano possível.
  3. Em qualquer fórmula, as constantes (especialmente as que se obtêm nos manuais de engenharia) devem ser tratadas como variáveis.
  4. A dimensão mais vital de qualquer plano ou desenho é a que tem mais probabilidades de ser omitida.
  5. Se apenas uma requisição puder ser assegurada para qualquer projecto, o preço estará para além do razoável.
  6. Se uma instalação de teste funcionar perfeitamente, toda a produção de unidades subsequentes funcionará mal.
  7. Todas as promessas de entrega devem ser multiplicadas por um factor de 2.0.
  8. As maiores alterações ao produto serão sempre requeridas quando o fabrico estiver quase concluído.
  9. As peças que pura e simplesmente não puderem ser montadas pela ordem errada, sê-lo-ão.
  10. As peças intercambiáveis, não o serão.
  11. As especificações de desempenho do fabricante devem ser multiplicadas por um factor de 0.5.
  12. As especificações anunciadas pelos vendedores devem ser multiplicadas por um factor de 0.25.
  13. As instruções de instalação e de operação enviadas com o aparelho serão imediatamente deitadas fora pelo Departamento de Compras.
  14. Qualquer aparelho que exigja reparação ou manutenção será o menos acessível de todos.
  15. As Condições de Assistência Técnica mencionadas nas especificações serão sempre ultrapassadas.
  16. Se mais de uma pessoa for responsável por um erro de cálculo, ninguém terá a culpa.
  17. Unidades idênticas que passaram com os mesmos resultados nos testes não se comportarão de forma idêntica quando em campo.
  18. Se, na prática da engenharia, um factor de segurança for definido por meio da experiência do serviço a um dado valor, um tolo engenhoso calculará imediatamente um método para exceder o factor de segurança mencionado.
  19. As cláusulas de garantia perdem a validade contra o pagamento da factura.


Fonte: Com a devida vénia, retirado do blog do meu amigo Manuel Ribeiro.
  http://blog-do-manel.blogspot.com
.

domingo, 18 de julho de 2010

Questão Técnica - VI

.

PENALTY KICK

Ainda a propósito da grande penalidade (e após acesa discussão e opiniões controversas... e contrárias), apresento pergunta (e respectiva resposta) elaborada pela F.I.F.A e apresentada no livro "Leis do Jogo Perguntas e Respostas":


EDIÇÃO 2005  (fonte: FPF, 2005, pág. 36):

6. Vai ser executado ou repetido um pontapé da marca de grande penalidade para se encontrar o vencedor de um jogo. Como deverá proceder o árbitro se a bola se esvazia ou rebenta antes de tocar nos postes, na barra ou no guarda-redes, sem ter atravessado a linha de baliza. Que decisão deve o árbitro tomar?

 R. O pontapé de grande penalidade deverá ser repetido com uma nova bola.


========================


EDIÇÃO 2006 (fonte: FPF, 2006, pág. 36):


6. Vai ser executado ou repetido um pontapé da marca de grande penalidade, em prolongamento de tempo ou para se encontrar o vencedor de um jogo ou de uma eliminatória. Como deverá proceder o árbitro se a bola se esvazia ou rebenta antes de tocar nos postes, na barra ou no guarda-redes, sem ter atravessado a linha de baliza. Que decisão deve o árbitro tomar?

R. O pontapé de grande penalidade deverá ser repetido com uma nova bola.


========================
Nota: Que me recorde, esta matéria não sofreu qualquer tipo de alteração desde 2006 até hoje. Logo, s.m.o., mantém-se em vigor.
É certo que na edição de 2006 não menciona o caso da grande penalidade ser executada em tempo normal de jogo (e não me perguntem porque a pergunta foi alterada, até porque nada mais é dito sobre esta situação), mas se nestes casos se considera que o pontapé não produziu o seu efeito (e daí a sua repetição), porque deveria ser diferente, beneficiando claramente a equipa infractora (com o lançamento da bola ao solo)??

Caso alguém saiba de outra fonte mais recente que contrarie esta tese, pf diga alguma coisa.
Obrigado.
qqd


.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Ainda a velha questão...

.

Dos Árbitros e da Fiscalidade!



























Comentário: Também sou daqueles que acha que já está (mais do que) na altura da questão ser resolvida (de vez). É este assunto e os Estatutos da FPF.
Mas enfim, é o Portugal que temos.


Fonte: http://www.arbifute.com
.

sábado, 10 de julho de 2010

Questão Técnica - V

.

QUEREM COMENTAR?

Desde já adianto que não concordo integralmente com todas as respostas!


SITUAÇÃO 1:






Observação minha: Muito bem elaborada e respondida esta pergunta.


SITUAÇÃO 2:








Observação minha: Nem sempre se vê os AA respeitarem as instruções.


SITUAÇÃO 3:








Observação minha: Muito bem elaborada e respondida esta pergunta.


SITUAÇÃO 4:





Observação minha: Resposta incompleta.


SITUAÇÃO 5:





Observação minha: Muito bem elaborada e respondida esta pergunta.


SITUAÇÃO 6:




Observação minha: É complicada esta, hein???


SITUAÇÃO 7:




Observação minha: Resposta conforme uma nota que já deixei neste espaço no ano passado (pergunta que formulei, na altura, ao Prof. Pombo e ao Sr. Adelino Antunes, aquando das minhas provas de promoção à FPF).

================================

Fonte: Testes escritos realizados na época 2009/2010, pelos filiados na AF Lisboa.
Ver em http://www.afutebollisboa.org/index.php?option=com_content&task=view&id=55&Itemid=74

.

Será para breve?


.
Hummmmmm!

Porque será?

Dão-se alvíssaras a quem conseguir desmistificar o mistério, não o da linha de Sintra, mas o aqui apresentado.

Porque será que o nosso árbitro de 1ª Categoria de Futsal (e membro da Direcção do NAF Marques Bom - Coimbra), Ricardo Eufrásio, estaria tão pensativo na festa dos árbitros de encerramento da época.

Eu também tenho um palpite, mas se o deixo aqui ... .tou tramado.
"Amandem" lá os vossos!!!!

.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Túnel !!!!

.

Iiiiiuuuupi!























.


Este túnel é na Riviera Francesa, no exterior de Monte Carlo.


Fonte: Recebido por email.

.

sábado, 3 de julho de 2010

Inesperado

.

E foi mesmo!.















Com a divulgação, pela FPF, dos Quadros de Observadores para a época 2010/2011 veio a satisfação de ter ascendido ao Quadro de 1ª Categoria.
Não que a permanência no Quadro de 2ª Categoria não fosse boa, mas sim porque assim sempre terei a oportunidade, espero, de poder partilhar as incidências e o pulsar de um jogo da Liga Profissional Portuguesa.

Como não há bela sem senão, lá vou perder as maravilhosas queijadas do Cabelo.

Boa época para todos!

.

Pub

.


E esta, hein!

Será publicidade? será, será??


Fonte: Jornal "Público" de 1/7/2010

.

domingo, 27 de junho de 2010

Festa Arbitragem

.


Vencedores?
A Arbitragem!



Realizou-se ontem, no parque de Merendas de S. Pedro - Figueira da Foz - mais uma festa da arbitragem de Coimbra.
Uma organização conjunta dos Núcleos Marques Bom - Coimbra, Figueira da Foz e Soure que se traduziu numa excelente manifestação de camaradagem e sã convívio.
Parabéns!

Podem ver uma magnifica reportagem do evento em http://nafffoz.blogspot.com.

Do programa constou um jogo de Paintball, do qual - infelizmente - não possuímos imagens e um extraordinário e muito competitivo torneio de sueca.

A foto abaixo apresenta os vencedores - Carlos Manuel Santos Ferreira (esquerda na foto) e José Agostinho Silva Rodrigues - que arrecadaram no final o excelente prémio que a foto documenta.
Parabéns aos vencedores.



Para documentação histórica, apresento de seguida o computador - Tablet PC - do organizador do torneio.

Constituição e sorteio das equipas - 1ª Fase:


Quartos de final, meias finais e final:



.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Linguagem técnica

.

O Que é um Loop ?



Para quem não conhece o conceito de LOOP: trata-se de uma terminologia assim nomeada por estudiosos de informática, para definir uma confusão criada, que não possui uma explicação concreta para a solução do problema...

Bem, vou tentar explicar em poucas palavras esta famosa terminologia:

Diz-se que um programa de computador "entrou em loop" quando acontece a seguinte situação:

O diretor chama sua secretária e diz:
- Senhorita Vanessa: Tenho um seminário na Argentina por uma semana e quero que você me acompanhe. Por favor, faça os preparativos da viagem...
A secretária liga para seu marido:
- Alô, João! Vou viajar para o exterior com o diretor por uma semana. Cuide-se meu querido!
O marido liga para sua amante:
- Eleonor, meu amor. A bruxa vai viajar para o exterior por uma semana, vamos passar esta semana juntos, minha princesa ...
No momento seguinte, a amante liga para o menino para quem dá aulas particulares:
- Joãozinho, estou com muito trabalho esta semana e não vou poder te dar aulas ....
A criança liga para seu avô:
- Avô, esta semana não terei aulas, minha professora estará muito ocupada. Vamos passar a semana juntos?
O avô (que é o director desta história) chama imediatamente a secretária:
Senhorita Vanessa venha rápido - Suspenda a viagem, vou passar a semana com meu netinho que não vejo há um ano, por isso não vamos participar mais do seminário. Cancele a viagem e o hotel.
A secretária liga para seu marido:
- Oi amorzinho! O palerma do director mudou de idéias e acabou de cancelar a viagem.
O marido liga para sua amante:
- Amorzinho, desculpe! Não podemos mais passar a semana juntos! A viagem da horrorosa da minha mulher foi cancelada.
A amante liga para o menino a quem dá aulas particulares:
- Joãozinho, mudei de planos: esta semana teremos aulas como de costume.
A criança liga para o avô:
-Avô! A velha da minha professora me disse que terei aulas. Desculpe mas não poderemos ficar juntos esta semana.
Seu avô liga para a secretária:
- Senhorita Vanessa, meu neto acabou de me ligar e dizer que não vai poder ficar comigo essa semana, porque ele terá aulas. Portanto dê seguimento à viagem para o Seminário.


Entenderam agora o que é um LOOP?



Fonte: Recebido via email.

.