Por aqui e por ali ...

Por aqui e por ali ...
Presente, num espaço magnífico e num tempo de esperança no futuro!

quinta-feira, 23 de junho de 2011

TOP TEN

.


1º Ano - 9º LUGAR ...
























Pois meus amigos, é com enorme satisfação que vos comunico que fiquei classificado em 9º Lugar (entre 30).
Espero que a próxima época seja, pelo menos, tão boa como esta.

























De registar também a boa classificação obtida pelo António Brandão, Soares Pinto e Luís Ferreira.

Apenas de lamentar a descida do meu bom amigo Carlos Carvalho. Dizer-lhe que acima de tudo o que conta é o nosso trabalho e desejar-lhe um rápido regresso.

.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Opinião

.

Entrevista do Árbitro FIFA (em actividade) Pedro Proença.


O árbitro Pedro Proença deu uma entrevista ao jornal Público (http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1497847) onde tece algumas considerações sobre o futebol, em geral, e a arbitragem, em particular.

Por exemplo:
«Pedro Proença é árbitro de futebol desde 1988-89. Ao longo da carreira, viu o sector passar por uma evolução “muito grande”, mas até aponta a necessidade de se ir mais além. Em entrevista ao PÚBLICO, mostra-se favorável à introdução de meios tecnológicos e defende a profissionalização, assim como uma reforma no processo de observação dos árbitros. Proença admite ainda que há situações menos claras na arbitragem em Portugal, mas sublinha a sua “independência total do futebol”.»

E quando questionado:
«A observação dos árbitros é um procedimento transparente?»

responde:
«Transparente é. Mas está absolutamente obsoleto e ultrapassado. Aquilo que eu preconizava era uma reformulação completa dos quadros dos observadores, e a observação através do vídeo, conjugada com a de campo. É preciso aproximar a realidade das prestações dos árbitros às suas classificações. Se os dirigentes querem defender a verdade desportiva, é preciso investir neste sector.»


Mas então o que será que "está absolutamente obsoleto e ultrapassado"?
  • A forma de observação - humana (em campo) e, nalguns jogos (os que são alvo de reclamação e/ou de visionamento), através do respectivo vídeo?
  • A constituição dos respectivos quadros (como refere no plural, admito que se esteja a referir aos quadros da FPF - 1ª e 2ª Categoria) - constituidos por (na sua quase totalidade) ex-árbitros que se candidatam, prestam provas (de promoção e ao longo da época) e são classificados segundo o seu desempenho?
Se por acaso se está a referir ao primeiro ponto, estamos parcialmente de acordo. Aliás, eu próprio propus esse modelo à actual Comissão de Arbitragem da LPFP (aquando das 2ªs provas desta época) - o sistema misto (como a própria FIFA e UEFA).
Mas não tenhamos ilusões: Não há sistemas perfeitos e este também tem as suas desvantagens (para além dos custos inerentes).
E, como facilmente se percebe, o actual sistema de avaliação de desempenho dos árbitros (que já é em si mesmo, parcialmente misto), afinal não está assim tão absolutamente obsoleto e ultrapassado!!!

Se porventura se está a refrir à constituição dos quadros. Bom então aqui estou em perfeito desacordo. Se posso admitir alguns ajustamentos á forma como se processa a sua composição, na essência estou totalmente de acordo com o modelo vigente. A Meritocracia deve prevalecer sempre sobre outros critérios de escolha.
E então sobre este ponto, julgo eu, estamos muito longe de estar absolutamente obsoleto e ultrapassado!!!


Mas é no seio da discussão que, concerteza, obteremos melhores soluções.
.

Classificações FPF

.


22JUNHO2011


Como vem sendo hábito, a FPF publicou no seu site a informação relativa à divulgação das nossas classificações.
Resta-nos pois aguardar.




.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Por tabela

.

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE COIMBRA
CONSELHO DE ARBITRAGEM

Tabela 2010/2011


























Curiosamente, ou talvez não, apesar da tabela dizer respeito à época 2010/2011 (portanto a época que teve o seu início em JULHO.2010), só os valores pagos a partir de JANEIRO.2011 é que reflectem a actualização.
Os restantes ... !!!????

.

sábado, 21 de maio de 2011

Guitarra Portuguesa

.

E não só!!!

Mais uma excelente actuação do Jójó, desta vez em "casa".
Está como o vinho do Porto, quanto mais velho .....


        
Programa do evento

 







É sempre extraordinário ver e ouvir alguém tocar um instrumento, quando isso também lhe dá um enorme e visível prazer.

Aproveitem e passem por lá, não só virtualmente na web em  http://casadaescrita.cm-coimbra.pt/   mas também, e principalmente, fisicamente.
Vão ter uma pequena surpresa...

.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Engenharia Electrotécnica

.


XIX Convívio Anual

Mais um convívio da malta do curso de Engenharia Electrotécnica 1987/1992, da FCTUC.
Julgo que um dos últimos (senão mesmo o último) cursos a ter o seu início e fim nas instalações do DEE-FCTUC do Pólo I - alta da cidade de Coimbra.

O que tem de extraordinário é que, de ano para ano, vamos ganhando novos aderentes que, ou nunca tinham vindo, ou raramente aparecem.
Este ano "recuperámos" a Carmen Duque ... Todos nos fazem falta ...

Malta, para o ano há aniversário do nosso cortejo ... e da nossa latada de caloiros.
Vai haver surpresas!!!!

OS Magníficos ... resistentes!!!!


















Como diz a canção ,,,,
"Há sempre alguém que resiste ...."

.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

4º Elemento

.

Ai que inveja!


Esta é para a posteridade ...

A equipa maravilha ... ;-)

















Há por ai muito "boa" gente que está de olhos «es"bugalha"dos» e com muita dor de co***, perdão .... cotovelo!

.

sábado, 7 de maio de 2011

COIMBRA - Queima das Fitas 2011

.

No inicio ...



Coimbra - Queima das Fitas 2011
Balada da Distância, de Luiz Goes, interpretada pelo Grupo Rapsódia.


BALADA DA DISTÂNCIA
(LUIS GOES)

Partir, partir …
Partir para onde, de longa distância,
Recorde o teu corpo,
Poema de infância

Partir … partir
Como partem as naus do passado,
Sem velas, sem mastros,
O leme quebrado

Partir … partir
Como a espuma que deixa na areia
Poemas de sal
Que o vento semeia

Partir, partir …
Partir para onde, de longa distância,
Recorde o teu corpo,
Poema de infância


.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Em tempo ...

.


LIDERANÇA e LIBERDADE!


“Meus senhores, como todos sabem, há diversas modalidades de Estado. 
Os estados sociais, os corporativos e o estado a que chegámos. 
Ora, nesta noite solene, vamos acabar com o estado a que chegámos! 
De maneira que, quem quiser vir comigo, vamos para Lisboa e acabamos com isto. 
Quem for voluntário, sai e forma. 
Quem não quiser sair, fica aqui!”

Capitão Salgueiro Maia, na Madrugada de 25 de Abril de 1974, 
na parada da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém.

=============

Eu também por lá passei, uns bons anos mais tarde.

.

domingo, 10 de abril de 2011

QUEIMA 2011

.

MENINA(O)S, AI ESTÁ ELA!!!


E, pelo menos, dia 7 lá estaremos ...




























O cartaz - “A Travessia”, da autoria de Manuel Morgado, apresenta os estudantes dentro de uma guitarra de Coimbra transformada em barco, atravessando um agitado Mondego rumo à Queima.


http://www.queimadasfitas.org

.