.
1º Ano - 9º LUGAR ...
Pois meus amigos, é com enorme satisfação que vos comunico que fiquei classificado em 9º Lugar (entre 30).
Espero que a próxima época seja, pelo menos, tão boa como esta.
De registar também a boa classificação obtida pelo António Brandão, Soares Pinto e Luís Ferreira.
Apenas de lamentar a descida do meu bom amigo Carlos Carvalho. Dizer-lhe que acima de tudo o que conta é o nosso trabalho e desejar-lhe um rápido regresso.
.
* Que observa com atenção, atento. Que revela agudeza de espírito e rapidez de compreensão, perspicaz. Cumpridor. Crítico, censor. Que assiste, espetador. (Do latim "observatóre", «id.»). Fonte: www.infopedia.pt
Por aqui e por ali ...
Presente, num espaço magnífico e num tempo de esperança no futuro!
quinta-feira, 23 de junho de 2011
terça-feira, 7 de junho de 2011
Opinião
.
Entrevista do Árbitro FIFA (em actividade) Pedro Proença.
Mas então o que será que "está absolutamente obsoleto e ultrapassado"?
Entrevista do Árbitro FIFA (em actividade) Pedro Proença.
O árbitro Pedro Proença deu uma entrevista ao jornal Público (http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1497847) onde tece algumas considerações sobre o futebol, em geral, e a arbitragem, em particular.
Por exemplo:
«Pedro Proença é árbitro de futebol desde 1988-89. Ao longo da carreira, viu o sector passar por uma evolução “muito grande”, mas até aponta a necessidade de se ir mais além. Em entrevista ao PÚBLICO, mostra-se favorável à introdução de meios tecnológicos e defende a profissionalização, assim como uma reforma no processo de observação dos árbitros. Proença admite ainda que há situações menos claras na arbitragem em Portugal, mas sublinha a sua “independência total do futebol”.»
E quando questionado:
«A observação dos árbitros é um procedimento transparente?»
responde:
«Transparente é. Mas está absolutamente obsoleto e ultrapassado. Aquilo que eu preconizava era uma reformulação completa dos quadros dos observadores, e a observação através do vídeo, conjugada com a de campo. É preciso aproximar a realidade das prestações dos árbitros às suas classificações. Se os dirigentes querem defender a verdade desportiva, é preciso investir neste sector.»
«Transparente é. Mas está absolutamente obsoleto e ultrapassado. Aquilo que eu preconizava era uma reformulação completa dos quadros dos observadores, e a observação através do vídeo, conjugada com a de campo. É preciso aproximar a realidade das prestações dos árbitros às suas classificações. Se os dirigentes querem defender a verdade desportiva, é preciso investir neste sector.»
- A forma de observação - humana (em campo) e, nalguns jogos (os que são alvo de reclamação e/ou de visionamento), através do respectivo vídeo?
- A constituição dos respectivos quadros (como refere no plural, admito que se esteja a referir aos quadros da FPF - 1ª e 2ª Categoria) - constituidos por (na sua quase totalidade) ex-árbitros que se candidatam, prestam provas (de promoção e ao longo da época) e são classificados segundo o seu desempenho?
Se por acaso se está a referir ao primeiro ponto, estamos parcialmente de acordo. Aliás, eu próprio propus esse modelo à actual Comissão de Arbitragem da LPFP (aquando das 2ªs provas desta época) - o sistema misto (como a própria FIFA e UEFA).
Mas não tenhamos ilusões: Não há sistemas perfeitos e este também tem as suas desvantagens (para além dos custos inerentes).
E, como facilmente se percebe, o actual sistema de avaliação de desempenho dos árbitros (que já é em si mesmo, parcialmente misto), afinal não está assim tão absolutamente obsoleto e ultrapassado!!!
Se porventura se está a refrir à constituição dos quadros. Bom então aqui estou em perfeito desacordo. Se posso admitir alguns ajustamentos á forma como se processa a sua composição, na essência estou totalmente de acordo com o modelo vigente. A Meritocracia deve prevalecer sempre sobre outros critérios de escolha.
E então sobre este ponto, julgo eu, estamos muito longe de estar absolutamente obsoleto e ultrapassado!!!
Mas é no seio da discussão que, concerteza, obteremos melhores soluções.
Mas é no seio da discussão que, concerteza, obteremos melhores soluções.
.
Classificações FPF
.
Como vem sendo hábito, a FPF publicou no seu site a informação relativa à divulgação das nossas classificações.
Resta-nos pois aguardar.
.
22JUNHO2011
Como vem sendo hábito, a FPF publicou no seu site a informação relativa à divulgação das nossas classificações.
Resta-nos pois aguardar.
.
segunda-feira, 23 de maio de 2011
Por tabela
.
.
ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE COIMBRA
CONSELHO DE ARBITRAGEM
![]() |
| Tabela 2010/2011 |
Curiosamente, ou talvez não, apesar da tabela dizer respeito à época 2010/2011 (portanto a época que teve o seu início em JULHO.2010), só os valores pagos a partir de JANEIRO.2011 é que reflectem a actualização.
Os restantes ... !!!????
.
sábado, 21 de maio de 2011
Guitarra Portuguesa
.
.
E não só!!!
Mais uma excelente actuação do Jójó, desta vez em "casa".
Está como o vinho do Porto, quanto mais velho .....
![]() |
| Programa do evento |
É sempre extraordinário ver e ouvir alguém tocar um instrumento, quando isso também lhe dá um enorme e visível prazer.
Aproveitem e passem por lá, não só virtualmente na web em http://casadaescrita.cm-coimbra.pt/ mas também, e principalmente, fisicamente.
Vão ter uma pequena surpresa...
.
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Engenharia Electrotécnica
.
O que tem de extraordinário é que, de ano para ano, vamos ganhando novos aderentes que, ou nunca tinham vindo, ou raramente aparecem.
Este ano "recuperámos" a Carmen Duque ... Todos nos fazem falta ...
Malta, para o ano há aniversário do nosso cortejo ... e da nossa latada de caloiros.
Vai haver surpresas!!!!
Como diz a canção ,,,,
"Há sempre alguém que resiste ...."
.
XIX Convívio Anual
Mais um convívio da malta do curso de Engenharia Electrotécnica 1987/1992, da FCTUC.
Julgo que um dos últimos (senão mesmo o último) cursos a ter o seu início e fim nas instalações do DEE-FCTUC do Pólo I - alta da cidade de Coimbra.
O que tem de extraordinário é que, de ano para ano, vamos ganhando novos aderentes que, ou nunca tinham vindo, ou raramente aparecem.
Este ano "recuperámos" a Carmen Duque ... Todos nos fazem falta ...
Malta, para o ano há aniversário do nosso cortejo ... e da nossa latada de caloiros.
Vai haver surpresas!!!!
![]() |
| OS Magníficos ... resistentes!!!! |
Como diz a canção ,,,,
"Há sempre alguém que resiste ...."
.
segunda-feira, 9 de maio de 2011
4º Elemento
sábado, 7 de maio de 2011
COIMBRA - Queima das Fitas 2011
.
No inicio ...
Coimbra - Queima das Fitas 2011
Balada da Distância, de Luiz Goes, interpretada pelo Grupo Rapsódia.
BALADA DA DISTÂNCIA
(LUIS GOES)
Partir, partir …
Partir para onde, de longa distância,
Recorde o teu corpo,
Poema de infância
Partir … partir
Como partem as naus do passado,
Sem velas, sem mastros,
O leme quebrado
Partir … partir
Como a espuma que deixa na areia
Poemas de sal
Que o vento semeia
Partir, partir …
Partir para onde, de longa distância,
Recorde o teu corpo,
Poema de infância
.
No inicio ...
Coimbra - Queima das Fitas 2011
Balada da Distância, de Luiz Goes, interpretada pelo Grupo Rapsódia.
BALADA DA DISTÂNCIA
(LUIS GOES)
Partir, partir …
Partir para onde, de longa distância,
Recorde o teu corpo,
Poema de infância
Partir … partir
Como partem as naus do passado,
Sem velas, sem mastros,
O leme quebrado
Partir … partir
Como a espuma que deixa na areia
Poemas de sal
Que o vento semeia
Partir, partir …
Partir para onde, de longa distância,
Recorde o teu corpo,
Poema de infância
.
segunda-feira, 25 de abril de 2011
Em tempo ...
.
LIDERANÇA e LIBERDADE!
=============
Eu também por lá passei, uns bons anos mais tarde.
.
LIDERANÇA e LIBERDADE!
“Meus senhores, como todos sabem, há diversas modalidades de Estado.
Os estados sociais, os corporativos e o estado a que chegámos.
Ora, nesta noite solene, vamos acabar com o estado a que chegámos!
De maneira que, quem quiser vir comigo, vamos para Lisboa e acabamos com isto.
Quem for voluntário, sai e forma.
Quem não quiser sair, fica aqui!”
Capitão Salgueiro Maia, na Madrugada de 25 de Abril de 1974,
na parada da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém.
Quem não quiser sair, fica aqui!”
Capitão Salgueiro Maia, na Madrugada de 25 de Abril de 1974,
na parada da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém.
=============
Eu também por lá passei, uns bons anos mais tarde.
.
domingo, 10 de abril de 2011
QUEIMA 2011
.
E, pelo menos, dia 7 lá estaremos ...
O cartaz - “A Travessia”, da autoria de Manuel Morgado, apresenta os estudantes dentro de uma guitarra de Coimbra transformada em barco, atravessando um agitado Mondego rumo à Queima.
http://www.queimadasfitas.org
.
MENINA(O)S, AI ESTÁ ELA!!!
E, pelo menos, dia 7 lá estaremos ...
O cartaz - “A Travessia”, da autoria de Manuel Morgado, apresenta os estudantes dentro de uma guitarra de Coimbra transformada em barco, atravessando um agitado Mondego rumo à Queima.
http://www.queimadasfitas.org
.
Subscrever:
Mensagens (Atom)







