* Que observa com atenção, atento. Que revela agudeza de espírito e rapidez de compreensão, perspicaz. Cumpridor. Crítico, censor. Que assiste, espetador. (Do latim "observatóre", «id.»). Fonte: www.infopedia.pt
Por aqui e por ali ...
Presente, num espaço magnífico e num tempo de esperança no futuro!
Clarísse Patrício, minha amiga de longa data (desde os tempos da ASC), apresentou hoje o seu primeiro livro de Poesia. Livro singelo de mas de enorme significado, para ela e para os amigos.
Apenas um pequeno exemplo da bela poesia que a Clarísse nos apresenta:
Amizade O que é a Amizade? É um sonho, uma ficção? Será que é uma realidade? Ou uma mera ilusão? Em tempos antigos Era verdadeira E quem tinha amigos Era para a vida inteira Hoje quem a tiver Guarde-a firmemente Pois se não o fizer Ela foge de repente.
A apresentação decorreu no Café Santa Cruz - Coimbra.
As honras da "casa" estiveram a cargo do Jorge (marido) e da D. Berta Tavares (livreira - proprietária da Livraria 115).
Por último referir que a obra foi editada pela Chiado Editora e que estará à venda na Livraria 115 em Coimbra (pelo menos).
No âmbito do seu plano de actividades para 2010, o Núcleo de Árbitros de Futebol Marques Bom - Coimbra, vai organizar uma Palestra subordinada ao tema "Tácticas para um Árbitro Triunfar" que se realizará no próximo dia 12 de Março (sexta-feira), pelas 21 horas, no Auditório do Estádio Cidade de Coimbra (sala de imprensa) e que contará com a presença do Treinador da equipa de Futsal da AAC.
Dada a importância do tema, espera o Núcleo contar com a presença de todos.
Realizaram-se em Peniche no passado dia 20FEV2010, as provas de aperfeiçoamento e actualização para Observadores de 2ª Categoria da FPF.
Cá estão os 4 magníficos de Coimbra.
1º Classificado FPF 2008/2009
Realizou-se também a cerimónia de entrega da lembrança comemorativa, da obtenção do 1º Lugar, na classificação da época anterior.
Tal distinção coube ao Observador de Coimbra - Dr. Luís Alberto Duarte Ferreira (aqui ladeado, à sua direita, pelo Sr. Carlos Esteves, Presidente do CA FPF e, à sua esquerda, pelo Sr. José Pereira, Vice-Presidente do CA FPF).
Nada tenho a "des-favor" deste empreendimento, que julgo de extrema importância para Coimbra em particular e para a Região Centro, em geral. Todavia não posso deixar de estranhar a falta de visão dos responsáveis autárquicos do Concelho de Arganil.
É tão perto ... e com a maior parte da infra-estrutura, velha é certo, mas já delineada e, nalguns casos, já construida....
Não consigo compreender porque se apostou na estrutura rodoviária, em detrimento da ferroviária. Haverá concerta argumentos fortes e válidos...
Alguns dos sites a consultar: http://arganil.blogspot.com/ http://www.setimodigito.com/arganiltv/ http://www.jornaldearganil.net/ http://arganil.eu/v2/ http://miguelventura.blogs.sapo.pt/ http://forumvariante342.blogspot.com/ http://www.rcarganil.com/ http://www.bib-arganil.org/ ============================================= =============================================
Algumas das futuras Estações:
O Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM) surgiu com o objectivo de retomar uma ligação interrompida há cerca de 30 anos, entre Coimbra B e Serpins, através de um modo de transporte, o tram-train, de características compatíveis com a circulação em meio urbano e suburbano.
O SMM integra-se numa lógica de gestão sustentada da mobilidade, onde serviços de transporte colectivo de qualidade e eficientes têm um papel central. O desenvolvimento do SMM basear-se-á numa aposta sistemática e coerente na intermodalidade e, também, em sistemas tecnológicos integrados de bilhética, de informação ao passageiro e de tarifário.
O SMM desenvolver-se-á em duas fases, sendo que a primeira corresponde à modernização da Linha da Lousã entre Coimbra B e Serpins e a segunda à construção da Linha do Hospital entre a beira-rio e o novo hospital pediátrico.