Por aqui e por ali ...

Por aqui e por ali ...
Presente, num espaço magnífico e num tempo de esperança no futuro!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Camões (o Poeta)

.

Uma possível interpretação, do seguinte trecho de poema de Camões:

"Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói e não se sente,
é um contentamento descontente,
dor que desatina sem doer".


é a que se segue:

"Ah! Camões, se vivesses hoje em dia,
tomarias uns antipiréticos,
uns quantos analgésicos
e Prozac para a depressão.

Comprarias um computador,
consultarias a Internet
e descobririas que essas dores que sentias,
esses calores que te abrasavam,
essas mudanças de humor repentinas,
esses desatinos sem nexo,
não eram feridas de amor,
mas somente falta de sexo!"



COMENTÁRIO:
Pode ser que, pela primeira vez, depois de mais de 500 anos, alguém tenha entendido completamente qual era a ideia de Luis Vaz de Camões.
Que vos parece?
 

 
Fonte: Recebido por email
.

domingo, 10 de julho de 2011

Leis do Jogo - Esclarecimento

.


FINALMENTE!

Através do CO 454, de 20/6/2011 a FIFA vem, através da FPF, esclarecer a questão da substituição da bola defeituosa, aquando da execução da marcação de uma grande penalidade ou dos pontapés da marca de grande penalidade.

Assim, o referido CO da FPF diz:
2. Lei 2 – A bola
(Apresentada pela FIFA)
Substituição da bola defeituosa

Se a bola rebenta ou se deforma durante a execução de uma grande penalidade, ou durante os pontapés da marca de grande penalidade quando é pontapeada para a frente e antes de tocar em qualquer jogador ou na barra ou postes da baliza:
  • A grande penalidade é repetida.

E a respetiva justificação:
"Considera-se injusto que, se a bola rebenta ou se deforma durante a execução de uma grande penalidade ou dos pontapés da marca de grande penalidade, o jogo seja recomeçado com uma bola ao solo."

.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

TOP TEN

.


1º Ano - 9º LUGAR ...
























Pois meus amigos, é com enorme satisfação que vos comunico que fiquei classificado em 9º Lugar (entre 30).
Espero que a próxima época seja, pelo menos, tão boa como esta.

























De registar também a boa classificação obtida pelo António Brandão, Soares Pinto e Luís Ferreira.

Apenas de lamentar a descida do meu bom amigo Carlos Carvalho. Dizer-lhe que acima de tudo o que conta é o nosso trabalho e desejar-lhe um rápido regresso.

.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Opinião

.

Entrevista do Árbitro FIFA (em actividade) Pedro Proença.


O árbitro Pedro Proença deu uma entrevista ao jornal Público (http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1497847) onde tece algumas considerações sobre o futebol, em geral, e a arbitragem, em particular.

Por exemplo:
«Pedro Proença é árbitro de futebol desde 1988-89. Ao longo da carreira, viu o sector passar por uma evolução “muito grande”, mas até aponta a necessidade de se ir mais além. Em entrevista ao PÚBLICO, mostra-se favorável à introdução de meios tecnológicos e defende a profissionalização, assim como uma reforma no processo de observação dos árbitros. Proença admite ainda que há situações menos claras na arbitragem em Portugal, mas sublinha a sua “independência total do futebol”.»

E quando questionado:
«A observação dos árbitros é um procedimento transparente?»

responde:
«Transparente é. Mas está absolutamente obsoleto e ultrapassado. Aquilo que eu preconizava era uma reformulação completa dos quadros dos observadores, e a observação através do vídeo, conjugada com a de campo. É preciso aproximar a realidade das prestações dos árbitros às suas classificações. Se os dirigentes querem defender a verdade desportiva, é preciso investir neste sector.»


Mas então o que será que "está absolutamente obsoleto e ultrapassado"?
  • A forma de observação - humana (em campo) e, nalguns jogos (os que são alvo de reclamação e/ou de visionamento), através do respectivo vídeo?
  • A constituição dos respectivos quadros (como refere no plural, admito que se esteja a referir aos quadros da FPF - 1ª e 2ª Categoria) - constituidos por (na sua quase totalidade) ex-árbitros que se candidatam, prestam provas (de promoção e ao longo da época) e são classificados segundo o seu desempenho?
Se por acaso se está a referir ao primeiro ponto, estamos parcialmente de acordo. Aliás, eu próprio propus esse modelo à actual Comissão de Arbitragem da LPFP (aquando das 2ªs provas desta época) - o sistema misto (como a própria FIFA e UEFA).
Mas não tenhamos ilusões: Não há sistemas perfeitos e este também tem as suas desvantagens (para além dos custos inerentes).
E, como facilmente se percebe, o actual sistema de avaliação de desempenho dos árbitros (que já é em si mesmo, parcialmente misto), afinal não está assim tão absolutamente obsoleto e ultrapassado!!!

Se porventura se está a refrir à constituição dos quadros. Bom então aqui estou em perfeito desacordo. Se posso admitir alguns ajustamentos á forma como se processa a sua composição, na essência estou totalmente de acordo com o modelo vigente. A Meritocracia deve prevalecer sempre sobre outros critérios de escolha.
E então sobre este ponto, julgo eu, estamos muito longe de estar absolutamente obsoleto e ultrapassado!!!


Mas é no seio da discussão que, concerteza, obteremos melhores soluções.
.

Classificações FPF

.


22JUNHO2011


Como vem sendo hábito, a FPF publicou no seu site a informação relativa à divulgação das nossas classificações.
Resta-nos pois aguardar.




.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Por tabela

.

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE COIMBRA
CONSELHO DE ARBITRAGEM

Tabela 2010/2011


























Curiosamente, ou talvez não, apesar da tabela dizer respeito à época 2010/2011 (portanto a época que teve o seu início em JULHO.2010), só os valores pagos a partir de JANEIRO.2011 é que reflectem a actualização.
Os restantes ... !!!????

.

sábado, 21 de maio de 2011

Guitarra Portuguesa

.

E não só!!!

Mais uma excelente actuação do Jójó, desta vez em "casa".
Está como o vinho do Porto, quanto mais velho .....


        
Programa do evento

 







É sempre extraordinário ver e ouvir alguém tocar um instrumento, quando isso também lhe dá um enorme e visível prazer.

Aproveitem e passem por lá, não só virtualmente na web em  http://casadaescrita.cm-coimbra.pt/   mas também, e principalmente, fisicamente.
Vão ter uma pequena surpresa...

.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Engenharia Electrotécnica

.


XIX Convívio Anual

Mais um convívio da malta do curso de Engenharia Electrotécnica 1987/1992, da FCTUC.
Julgo que um dos últimos (senão mesmo o último) cursos a ter o seu início e fim nas instalações do DEE-FCTUC do Pólo I - alta da cidade de Coimbra.

O que tem de extraordinário é que, de ano para ano, vamos ganhando novos aderentes que, ou nunca tinham vindo, ou raramente aparecem.
Este ano "recuperámos" a Carmen Duque ... Todos nos fazem falta ...

Malta, para o ano há aniversário do nosso cortejo ... e da nossa latada de caloiros.
Vai haver surpresas!!!!

OS Magníficos ... resistentes!!!!


















Como diz a canção ,,,,
"Há sempre alguém que resiste ...."

.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

4º Elemento

.

Ai que inveja!


Esta é para a posteridade ...

A equipa maravilha ... ;-)

















Há por ai muito "boa" gente que está de olhos «es"bugalha"dos» e com muita dor de co***, perdão .... cotovelo!

.

sábado, 7 de maio de 2011

COIMBRA - Queima das Fitas 2011

.

No inicio ...



Coimbra - Queima das Fitas 2011
Balada da Distância, de Luiz Goes, interpretada pelo Grupo Rapsódia.


BALADA DA DISTÂNCIA
(LUIS GOES)

Partir, partir …
Partir para onde, de longa distância,
Recorde o teu corpo,
Poema de infância

Partir … partir
Como partem as naus do passado,
Sem velas, sem mastros,
O leme quebrado

Partir … partir
Como a espuma que deixa na areia
Poemas de sal
Que o vento semeia

Partir, partir …
Partir para onde, de longa distância,
Recorde o teu corpo,
Poema de infância


.