Por aqui e por ali ...

Por aqui e por ali ...
Presente, num espaço magnífico e num tempo de esperança no futuro!

sábado, 14 de dezembro de 2013

PALESTRA TÉCNICA

.

PALESTRA TÉCNICA DO NAF TERRAS DO XISTO.

Decorreu ontem uma palestra técnica em Tábua, com organização do NAF Terras do Xisto. 
O Palestrante foi o árbitro FIFA, Artur Soares Dias, que dissertou sobre o tema "Gestão de Jogo".

Recordo que o Artur Soares Dias apitou, na época passada, duas finais internacionais - o Torneio Internacional de Toulon (oficialmente Tournoi Espoirs de Toulon) e a UEFA Regions' Cup.

O Presidente do Núcleo no agradecimento ao palestrante.














A palestra decorreu de forma excelente e com muito boa assistência.

Um tema que me é caro e que desde há alguns anos venho tentando introduzir no léxico da arbitragem de Coimbra.

A excelência na arbitragem passa também, e necessariamente, por aqui.
Voltarei a este tema, muito em breve.

.

NAF TERRAS DO XISTO

.

NOVOS DIRIGENTES DO NAF TERRAS DO XISTO.


Foram eleitos ontem (e tomaram posse) os novos dirigentes do novo Núcleo de Coimbra - Terras do Xisto, com sede em Tábua. O Presidente da Direção é o José Pereira de Carvalho e o Presidente da Assembleia Geral o João Miguel Henriques.

Ao Núcleo e a todos os seus sócios e dirigentes o desejo de enormes sucessos e vida longa e próspera!!!!













A 8 de Janeiro de 2013, juntou-se um grupo de árbitros de futebol com uma ideia em comum: fundar um NAF que abrangesse o interior do distrito de Coimbra, carenciado a nível de árbitros e sua formação.


Nasceu então o Núcleo de Árbitros de Futebol Terras do Xisto, um nome que faz referência à região onde se insere (Arganil, Lousã, Miranda-do-Corvo, Poiares, Penacova, Oliveira do Hospital, Tábua, Pampilhosa da Serra e Góis). Foi criada nessa data a Comissão Instaladora que estava encarregue de dar os primeiros passos deste projecto ambicioso.

O NAF Terras do Xisto, tem a sua sede no Estádio Municipal de Tábua. 


Podem contactar via:  naftxisto@gmail.com

ou aceder a:  https://www.facebook.com/naf.terrasdoxisto

.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

POMBEIRO DA BEIRA

.

ARGANIL

Notícia sobre a minha freguesia de nascimento.























Fonte: Diário As Beiras.

.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

SANTA QUITÉRIA - SALGUEIRAL

.

FEIRA DOS SANTOS

Pela primeira vez, na sua centenária realização, a Feira e Romaria de Santa Quitéria, designada também de Feira dos Santos, que decorre no Santuário de Santa Quitéria, na serra do Salgueiral, freguesia de Pombeiro da Beira, concelho de Arganil, vai mudar de data, passando a realizar-se no primeiro sábado de novembro.

Contando com a participação de milhares de devotos, de vários pontos do país, a romaria, que inclui uma missa campal, pelas 11H00, seguida de procissão, e a atuação de ranchos, pelas 14H30, realizava-se todos os anos no feriado de 1 de novembro, que, por decisão do Governo, em acordo com a Santa Sé, foi eliminado.

A Feira começou a realizar-se em 1719 e atrai pessoas de vários locais do país.



Fonte: Notícia de hoje do jornal "As Beiras".

Estão, naturalmente, todos convidados a aparecer e a provar os bons torresmos ... e o bom vinho!!!

.

BPM

.

As 6 fases de um projecto:
1. Entusiasmo.
2. Desilusão.
3. Pânico.
4. Caça aos culpados.
5. Castigo dos inocentes.
6. Prémios aos não participantes.


Fonte: Manuel Ribeiro, via facebook.

.

sábado, 19 de outubro de 2013

NAF MARQUES BOM - 26º ANIVERSÁRIO

.

COMEMORAÇÕES DO XXVI ANIVERSÁRIO DO NAF MARQUES BOM - COIMBRA

No âmbito das comemorações do 26º aniversário do núcleo de árbitros de futebol Marques Bom, terá lugar no próximo dia 8 de novembro, sexta-feira, no restaurante "O VITOR" em santa luzia (Mealhada), o jantar comemorativo, para o qual estão todos convidados - sócios e não sócios.

As inscrições, a decorrer até 4 de novembro, podem ser feitas contactando os membros da Direção:


ou através do email:   nucleomarquesbom@gmail.com


Notícia do Jornal As Beiras de ontem:















.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

O que têm os 100 melhores CEO do mundo em comum?

.

Será que tenho alguma hipótese????

O que é que os 100 melhores CEO do mundo têm em comum? 
À partida terão, com certeza, muito em comum - como uma formação superior ou estarem localizados nos Estados Unidos ou na Europa - mas cruzando vários dados entre estes executivos de topo nem tudo o que parece, realmente é.

Para começar, na sua maioria 97% dos CEOs são casados tendo em média 3,1 filhos. 
O género sexual também é bastante marcante aqui: apenas 2% dos 100 CEOs de topo são mulheres, segundo os dados compilados pela Harvard Business Rewiew, a Domo e a CEO.com.












Em relação à educação, apenas 29% tem um MBA (mestrado em gestão de empresas) mas a fatia de leão, 99%, tem licenciaturas. 
Destes, 61% tiraram as licenciaturas fora dos Estados Unidos e 38% formaram-se naquele país.

Outro dado curioso é o relacionado com a aparência física. 
E já que a esmagadora maioria dos CEO de topo são homens, 11% dos executivos já perderam o cabelo, 36% começam a ganhar entradas significativas, o que pode ser um mau presságio, e a maioria, 53%, pode gabar-se de ter o cabelo em perfeito estado. 
A maior parte também não precisa de usar óculos. Apenas 37% têm problemas de visão.

Quanto à localização geográfica, os dados revelam que 34% destes executivos estão nos Estados Unidos (grande parte na Califórnia), seguidos de 12% no Reino Unido, 9% no Brasil, 8% na Índia e 6% no Canadá.

Sobre a sua progressão na carreira, 79% foram promovidos internamente, 17% vieram de outras empresas e apenas 4% foram os fundadores da companhia que ainda dirigem. 


26/09/2013 | 12:30 | Dinheiro Vivo 
Fontes:
              www.dinheirovivo.pt/Empresas/Artigo/CIECO278634.html
              http://mashable.com/2013/09/23/top-performing-ceos

.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

UMA FÁBULA CURTINHA E ATUALÍSSIMA...

.

Era uma vez um rei que queria pescar.
Ele chamou o seu meteorologista e pediu-lhe a previsão do tempo para as próximas horas.
Este lhe assegurou que não iria chover.
A noiva do monarca vivia perto de onde ele iria e colocou sua roupa mais elegante para acompanhá-lo.

No caminho, ele encontrou um camponês montando seu burro que viu o rei e disse: "Majestade, é melhor o senhor regressar ao palácio porque vai chover muito".
O rei ficou pensativo e respondeu:
"Eu tenho um meteorologista, muito bem pago, que me disse o contrário. Vou seguir em frente".

E assim fez. Choveu torrencialmente.

O rei ficou encharcado e a noiva riu-se dele ao vê-lo naquele estado.
Furioso, o rei voltou para o palácio e despediu o meteorologista.
Em seguida, convocou o camponês e ofereceu-lhe emprego.

O camponês disse: "Senhor, eu não entendo nada disso.
Mas, se as orelhas do meu burro ficam caídas, significa que vai chover".

Então, o rei contratou o burro.

E assim começou o costume de contratar burros para trabalhar junto ao Poder...


Fonte: Recebido via email.

.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

UMA EXPLICAÇÃO

.

Recebi um email amigo que me deu conta do que o António Costa, no programa "quadratura do círculo" terá dito.

E aqui está textualmente o que ele disse (transcrito manualmente):


“A situação a que chegámos não foi uma situação do acaso. 

A União Europeia financiou durante muitos anos Portugal para Portugal deixar de produzir; não foi só nas pescas, não foi só na agricultura, foi também na indústria, por ex. no têxtil. 
Nós fomos financiados para desmantelar o têxtil porque a Alemanha queria (a Alemanha e os outros países como a Alemanha) queriam que abríssemos os nossos mercados ao têxtil chinês basicamente porque ao abrir os mercados ao têxtil chinês eles exportavam os teares que produziam, para os chineses produzirem o têxtil que nós deixávamos de produzir. E portanto, esta ideia de que em Portugal houve aqui um conjunto de pessoas que resolveram viver dos subsídios e de não trabalhar e que viveram acima das suas possibilidades é uma mentira inaceitável. 
Nós orientámos os nossos investimentos públicos e privados em função das opções da União Europeia: em função dos fundos comunitários, em função dos subsídios que foram dados e em função do crédito que foi proporcionado. E portanto, houve um comportamento racional dos agentes económicos em função de uma política induzida pela União Europeia. Portanto não é aceitável agora dizer… podemos todos concluir e acho que devemos concluir que errámos, agora eu não aceito que esse erro seja um erro unilateral dos portugueses. 
Não, esse foi um erro do conjunto da União Europeia e a União Europeia fez essa opção porque a União Europeia entendeu que era altura de acabar com a sua própria indústria e ser simplesmente uma praça financeira. E é isso que estamos a pagar!

A ideia de que os portugueses são responsáveis pela crise, porque andaram a viver acima das suas possibilidades, é um enorme embuste. 

Esta mentira só é ultrapassada por uma outra. A de que não há alternativa à austeridade, apresentada como um castigo justo, face a hábitos de consumo exagerados. Colossais fraudes. Nem os portugueses merecem castigo, nem a austeridade é inevitável.

Quem viveu muito acima das suas possibilidades nas últimas décadas foi a classe política e os muitos que se alimentaram da enorme manjedoura que é o orçamento do estado. A administração central e local enxameou-se de milhares de "boys", criaram-se institutos inúteis, fundações fraudulentas e empresas municipais fantasma. A este regabofe juntou-se uma epidemia fatal que é a corrupção. Os exemplos sucederam-se. 
A Expo 98 transformou uma zona degradada numa nova cidade, gerou mais-valias urbanísticas milionárias, mas no final deu prejuízo. Foi ainda o Euro 2004, e a compra dos submarinos, com pagamento de luvas e corrupção provada, mas só na Alemanha. E foram as vigarices de Isaltino Morais, que nunca mais é preso. A que se juntam os casos de Duarte Lima, do BPN e do BPP, as parcerias público-privadas 16 e mais um rol interminável de crimes que depauperaram o erário público. Todos estes negócios e privilégios concedidos a um polvo que, com os seus tentáculos, se alimenta do dinheiro do povo têm responsáveis conhecidos. E têm como consequência os sacrifícios por que hoje passamos.

Enquanto isto, os portugueses têm vivido muito abaixo do nível médio do europeu, não acima das suas possibilidades. Não devemos pois, enquanto povo, ter remorsos pelo estado das contas públicas. Devemos antes exigir a eliminação dos privilégios que nos arruínam. Há que renegociar as parcerias público-privadas, rever os juros da dívida pública, extinguir organismos... 
Restaure-se um mínimo de seriedade e poupar-se-ão milhões. Sem penalizar os cidadãos.
Não é, assim, culpando e castigando o povo pelos erros da sua classe política que se resolve a crise. Resolve-se combatendo as suas causas, o regabofe e a corrupção. Esta sim, é a única alternativa séria à austeridade a que nos querem condenar e ao assalto fiscal que se anuncia."

CADA UM AGORA QUE TIRE AS CONCLUSÔES QUE ACHAR BEM ...

.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

ARBITRAGEM NA UEFA

.

Referees urged to set standards.

A UEFA publicou hoje um conjunto de informação, em inglês, sobre o que está em discussão no seu curso de verão de árbitros e árbitros assistentes, que se está a realizar na Suiça.

UEFA's chief refereeing officer Pierluigi Collina







Algumas ideias chave:

  • referees and assistants have been urged to set the highest standards in performance and image

  • Pierluigi Collina insisted on the need for referees to be able to cope with the physical demands of the modern-day elite game. "It is important to be an athlete – and a referee or assistant referee is definitely an athlete," he said. "If you are not an athlete, you cannot deal with a match, given the speed and intensity of matches that are played today

  • "You also have to look like an athlete." Collina added about the training and dietary necessities that referees have to adhere to. "It is more and more difficult to see the difference between a player and a referee on the field. This is what we want to achieve."

  • Collina also reminded the match officials of the importance of their responsibilities as UEFA representatives at matches. "You are on duty, not visiting a city as a tourist," he said. Collina emphasised the need for match officials to take care with how they comported themselves in a world where people were able to send photos and comments around the world at the push of a button, and to avoid situations which could lead to negative or erroneous press coverage.

  • "We cannot always say that everything goes well," he reflected. "And when something doesn't go well, it is better to speak and find a reason to get back to the standards that you are ready to offer. The overall impression is good, but we must continually seek improvement."

  • The importance of effective teamwork between referees and their assistants was highlighted.

  Decorreram também em paralelo às sessões teóricas os testes físicos (conforme imagem anexa):

Reparem no pormenor do local onde está o sol....



 

 

 

 

 Fonte: http://www.uefa.com

.